Lista completa de Questões sobre Cirurgia Torácica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As doenças infecciosas pulmonares são motivos frequentes de indicação de broncoscopia. Em relação ao tratamento das infecções pulmonares e ao manejo da via aérea, julgue os itens a seguir. A identificação das esférulas do Coccidioides immitis no material coletado pelo lavado broncoalveolar, na suspeita de coccidioidomicose, é uma forma de diagnóstico bastante eficaz e pouco invasiva.
As doenças infecciosas pulmonares são motivos frequentes de indicação de broncoscopia. Em relação ao tratamento das infecções pulmonares e ao manejo da via aérea, julgue os itens a seguir. O diagnóstico da pneumocistose é feito principalmente pela cultura da bactéria em material coletado pela broncoscopia com lavado broncoalveolar.
As doenças infecciosas pulmonares são motivos frequentes de indicação de broncoscopia. Em relação ao tratamento das infecções pulmonares e ao manejo da via aérea, julgue os itens a seguir. A actinomicose, que é uma infecção fúngica resistente à maioria dos antifúngicos, provoca uma fibrose pulmonar intensa com tosse seca. O diagnóstico dessa doença acontece principalmente por meio da biópsia transbrônquica, uma vez que a identificação do fungo pelo lavado broncoalveolar é bastante rara.
As doenças infecciosas pulmonares são motivos frequentes de indicação de broncoscopia. Em relação ao tratamento das infecções pulmonares e ao manejo da via aérea, julgue os itens a seguir. Pacientes com diagnóstico tomográfico de tuberculose pulmonar multirresistente e que mantenham lesão suspeita de atividade após três meses de quimioterapia adequada devem ser submetidos a broncoscopia para coleta de lavado e pesquisa de BAAR e cultura de BK. Nesses casos, quando se identificarem bacilos viáveis e a doença for localizada, a resseção radical será curativa, não havendo necessidade de quimioterapia adjuvante.
Tendo em vista que a endoscopia respiratória está presente no manejo da via aérea nos distúrbios obstrutivos benignos ou malignos, bem como nas lesões traumáticas, sejam elas agudas ou crônicas, julgue os próximos itens, relativos a esse assunto. No manejo dos tubos endotraqueais ou cânulas de traqueostomia, a pressão do balão deve ser mantida preferencialmente abaixo de 20 mmHg para reduzir a isquemia da mucosa traqueal e evitar a consequente estenose traqueal associada à entubação traqueal.
Tendo em vista que a endoscopia respiratória está presente no manejo da via aérea nos distúrbios obstrutivos benignos ou malignos, bem como nas lesões traumáticas, sejam elas agudas ou crônicas, julgue os próximos itens, relativos a esse assunto. Um paciente que necessite de ventilação mecânica, mas que seja portador de fístula traqueoesofágica, deve ser submetido ao fechamento primário da fístula o quanto antes possível, pois a fístula mantém a infecção no parênquima pulmonar devido à aspiração crônica.
Tendo em vista que a endoscopia respiratória está presente no manejo da via aérea nos distúrbios obstrutivos benignos ou malignos, bem como nas lesões traumáticas, sejam elas agudas ou crônicas, julgue os próximos itens, relativos a esse assunto. Durante o procedimento de broncoscopia rígida, uma opção utilizada para a oxigenação é a ventilação a jato (jet ventilation); contudo, ela deve ser usada com bastante cuidado, pois pode levar a complicações importantes, como barotrauma, pneumotórax, pneumomediastino e enfisema subcutâneo.
Tendo em vista que a endoscopia respiratória está presente no manejo da via aérea nos distúrbios obstrutivos benignos ou malignos, bem como nas lesões traumáticas, sejam elas agudas ou crônicas, julgue os próximos itens, relativos a esse assunto. A anestesia venosa pura é o regime anestésico mais indicado durante os procedimentos de manejo da via aérea.
Tendo em vista que a endoscopia respiratória está presente no manejo da via aérea nos distúrbios obstrutivos benignos ou malignos, bem como nas lesões traumáticas, sejam elas agudas ou crônicas, julgue os próximos itens, relativos a esse assunto. A terapia fotodinâmica é uma opção eventualmente utilizada na desobstrução de tumores endobrônquicos. Após a realização desse procedimento, é recomendado que o paciente não se exponha diretamente à luz solar por pelo menos quarenta e oito horas.
Um senhor de setenta anos de idade, previamente hígido e assintomático, tabagista inveterado, queixa-se de tosse persistente há quinze dias, dispneia moderada e, eventualmente, escarros hemoptoicos.
Em relação a esse caso clínico e a aspectos diversos a ele associados, julgue os itens que se seguem.
Os pacientes com maior risco de desenvolver câncer de pulmão estão entre aqueles que possuem de cinquenta e cinco a setenta e cinco anos de idade e são tabagistas ou ex-tabagistas a menos de quinze anos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...