Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A determinação do gradiente alvéolo-arterial de oxigênio [P(A-a)O2] é usada para diferenciar se a insuficiência respiratória é do tipo I ou do tipo II. Assinale a opção que apresenta uma causa de insuficiência respiratória aguda com P(A-a)O2 elevado - do tipo I.
asma grave
tétano
miastenia grave
edema de laringe
polimiosite
Acerca do hipertireoidismo, assinale a opção correta.
Os antagonistas beta-adrenérgicos têm como mecanismo de ação primária a inibição da síntese de tri-iodotironina e tiroxina nas células foliculares.
A dosagem do anticorpo antirreceptor do hormônio estimulante da tireoide (TRAb) está indicada rotineiramente.
A hipocalcemia e a elevação persistente da fosfatase ácida estão fortemente correlacionadas com o diagnóstico de hipertireoidismo.
A dosagem isolada da concentração da tiroxina está recomendada para o diagnóstico mais rápido, considerando que a tiroxina é o primeiro hormônio a se elevar no hipertireoidismo.
O uso em dose única diária e o fato de seus efeitos colaterais serem raros, quando em doses inferiores a 20 mg ao dia, são as vantagens do tratamento do hipertireoidismo por meio do metimazol.
Considerando a fisiologia, a patologia e as doenças do aparelho respiratório oriundas do trabalho, julgue os itens subsecutivos. A biópsia pulmonar por via broncoscópica ou por toracotomia é indicada em todos os casos de suspeita de asbestose.
A respeito de transtornos psicóticos e esquizofrenia, julgue os itens subsecutivos.
A síndrome de Cotard é caracterizada por um quadro delirante, no qual o indivíduo acredita na existência de um impostor, um duplo, se passando por ele.
Uma senhora, com quarenta e dois anos de idade, foi atendida na sala de emergência com diagnóstico de hipertensão arterial crônica mal controlada, cefaleia intensa, confusão mental e importante sonolência. No exame clínico, a paciente mostrou-se desorientada no tempo e no espaço, sonolenta, eupneica, acianótica, com pressão arterial de 240 mmHg × 125 mmHg e frequência cardíaca de 98 bpm. O exame neurológico apresentou ausência de sinais de lateralização, de irritação meníngea, reflexos superficiais e profundos presentes e simétricos e pupilas isocóricas e fotorreagentes. Foi realizado o exame do fundo de olho. Durante a avaliação médica, a paciente apresentou um episódio de convulsão focal, de curtíssima duração. O principal diagnóstico foi de encefalopatia hipertensiva.
Acerca dessa condição clínica, assinale a opção correta.Como a convulsão focal não é uma manifestação observada nessa doença, deve-se considerar o diagnóstico alternativo de acidente vascular cerebral isquêmico.
No exame de fundo de olho, a presença de exsudatos difusos e bilaterais sem outras alterações, são os achados mais característicos dessa condição clínica e praticamente selam o diagnóstico.
O tratamento básico dessa condição deve ser realizado de forma imediata, por meio de nitroprussiato de sódio.
Trata-se de uma urgência hipertensiva, que deve ser imediatamente controlada.
Essa condição tem como base etiopatogênica uma maciça hemorragia intracerebral.
O método padrão-ouro para avaliação da taxa de filtração glomerular é a
depuração da inulina.
dosagem sérica de cistatina C.
equação de Cockcroft-Gault.
depuração de iotalamato-I125.
depuração da creatinina no período de 24 horas.
Considerando a fisiologia, a patologia e as doenças do aparelho respiratório oriundas do trabalho, julgue os itens subsecutivos. As pneumoconioses, em sua maioria, são causadas pela inalação de aerossóis líquidos.
A respeito de transtornos psicóticos e esquizofrenia, julgue os itens subsecutivos.
A psicose puerperal é um quadro clínico leve e, portanto, não tem indicação para eletroconvulsoterapia (ECT).
Nas emergências médicas, a monitorização da oximetria de pulso é uma medida não invasiva que vem sendo considerada como o quinto sinal vital. A principal vantagem dessa medida é
possibilitar uma medida direta da quantidade de oxigênio dissolvida no plasma.
possibilitar a determinação do nível de saturação da hemoglobina com oxigênio (SaO2).
permitir a avaliação direta da pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO2).
permitir uma avaliação fidedigna do nível de ventilação.
possibilitar uma mensuração direta da pressão parcial de gás carbônico arterial (PaCO2).
A nefropatia diabética (ND) é uma complicação frequente e grave do diabetes melito, constituindo uma das principais causas de insuficiência renal crônica terminal em habitantes de países industrializados. Acerca da ND, assinale a opção correta.
O estágio III é caracterizado por nefropatia estabelecida com severa redução da taxa de filtração glomerular (15 a 29 mL/min/ 1,73m2) e proteinúria.
Ao contrário da proteinúria estabelecida, a presença de microalbuminúria não é um preditor de mortalidade cardiovascular nos pacientes com ND.
O bloqueio duplo do sistema renina angiotensina, por meio da associação de um bloqueador do receptor da angiotensina com um inibidor direto da renina, melhora a função renal e diminui a taxa de eventos cardiovasculares, quando comparado com a monoterapia.
Não existe restrição de exercícios físicos de moderada intensidade para pacientes com ND não dialítica.
O estágio I da ND é marcado pelo espessamento da membrana basal glomerular e expansão da matriz mesangial, sendo comum a presença de microalbuminúria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...