Questões sobre Doenças do Colágeno

Lista completa de Questões sobre Doenças do Colágeno para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma paciente de 27 anos de idade, grávida de 9 semanas, procura atendimento médico e é encaminhada pela obstetra para acompanhamento de lúpus eritematoso sistêmico (LES). Ela informa que foi diagnosticada com LES aos 20 anos de idade e relata manchas no corpo e dores articulares, porém, atualmente usando hidroxicloroquina, está muito bem controlada. Realiza-se exame de fator antinúcleo positivo (FAN) com resultado positivo 1/640 (padrão pontilhado fino) e anti-Ro/SS-A positivo. A profissional solicita que o médico clínico geral aconselhe e oriente a paciente a respeito das melhores condutas durante sua gestação.


Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


A gestante, quando interrogada acerca das gestações anteriores, informa histórico de lúpus neonatal e, por essa razão, é dever do médico contraindicar futuras gestações.

Em relação ao diagnóstico da Febre Reumática, marque alternativa CORRETA:

    A) Artralgias, febre e VHS elevado são considerados critérios maiores.

    B) Cardite e poliartrite são critérios menores.

    C) Coreia de Sydenham é considerado um critério menor no diagnóstico da Febre Reumática.

    D) Cardite, eritema marginado e nódulos subcutâneos são considerados critérios de Jones maiores.

    E) Atrite é a manifestação mais rara, sendo caracterizada por poliartrite não migratória.

Sobre o Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) e suas manifestações neuropsiquiátricas, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O LES é uma doença inflamatória crônica que afeta múltiplos órgãos, incluindo o SNC, em média de 50% dos casos, sendo mais comum em mulheres (9:1) principalmente negras, com pico entre 25 e 45 anos.

    B) As síndromes depressivas, ansiosas e maníacas são frequentes. A psicose ocorre em até 8% dos casos, com aumento do risco de morte. A psicose lúpica cursa com delírios e alucinações, sobretudo auditivas.

    C) O manejo das manifestações psiquiátricas deve ser sintomático, com preferência pelos ISRSs e antipsicóticos em baixas doses, sendo a risperidona o que se tem maior experiência.

    D) A grande maioria dos pacientes com LES está em uso de corticoides, que podem causar também síndromes psiquiátricas, principalmente em doses mais elevadas. A abordagem mais adequada para diferenciar a causa desses sintomas seria, em um primeiro momento, reduzir a dose de corticoides.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O diagnóstico da febre reumática é clínico, não existindo sinal patognomônico ou exame específico. Os exames laboratoriais, apesar de inespecíficos, sustentam o diagnóstico do processo inflamatório e da infecção estreptocócica. Os critérios de Jones continuam sendo considerados o “padrão ouro” para o diagnóstico do primeiro surto da febre reumática. A divisão dos critérios em maiores e menores é baseada na especificidade e não na frequência da manifestação.

II. O máximo efeito terapêutico da corticoterapia inalatória na asma brônquica ocorre após o período de 4 a 6 semanas de uso regular. Pacientes com asma devem ser reavaliados em intervalos de 1 a 6 meses, conforme o estado de controle. A cada retorno, devem-se avaliar a adesão e a tolerância ao tratamento, a ocorrência de sintomas e a função pulmonar. Recomenda-se a realização de espirometria a cada ano, para avaliar a manutenção da função pulmonar. Asmáticos graves, porém, necessitam de avaliações de função pulmonar mais frequentes, pelo menos semestralmente.

III. A incubação do HIV refere-se ao tempo desde a exposição ao vírus até o desaparecimento de todos os sinais da doença, como consequência de sua cura.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

A Febre Reumática possui uma distribuição universal, mas com marcada diferença nas taxas de incidência e prevalência entre os diversos países, constituindo a principal causa de cardiopatia adquirida em crianças e adultos jovens nos países em desenvolvimento.


Sobre a doença, analise as afirmativas abaixo:


I. A Febre Reumática (FR) e a Cardiopatia Reumática Crônica (CRC) são complicações não supurativas da faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A (EBGA) e decorrem de resposta imune tardia a esta infecção, em populações geneticamente predispostas.

II. O diagnóstico da Febre Reumática é clínico, não existindo sinal patognomônico ou exame específico.

III. A artrite típica da Febre Reumática evolui de forma simétrica. O quadro articular afeta preferencialmente as grandes articulações, particularmente dos membros inferiores.


Estão CORRETAS as afirmativas:

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas II e III.

    C) Apenas I e III.

    D) I, II e III.

A Febre Reumática (FR) é a principal causa de doença cardiovascular adquirida na infância e adolescência. Em relação às Valvopatias Reumáticas, considere as assertivas abaixo:
I- Em pacientes com Insuficiência Mitral assintomáticos, fração de ejeção inferior a 60% não influencia na sobrevida. II- Em pacientes com Estenose Aórtica grave e baixo débito cardíaco, a ecocardiografia com dobutamina pode facilitar a elucidação diagnóstica e a definição de conduta. III- Estenose Mitral isolada ocorre em cerca de 40% de todos os pacientes com cardiopatia reumática, com predomínio nas mulheres na proporção de 2:1.
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) I e III apenas.

    B) I apenas.

    C) I, II e III.

    D) II e III apenas.

    E) III apenas.

Em relação à Febre Reumática, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Em torno de metade (50%) dos pacientes com acometimento cardíaco na fase aguda evolui para cardiopatia reumática crônica.

    B) Apesar de não ter efeito curativo, o uso de corticosteroide está indicado em pacientes com cardite moderada a grave, para reduzir o tempo de evolução do processo inflamatório.

    C) A prevenção do primeiro surto de FR só é efetiva se o tratamento antibiótico for iniciado em até 48 horas do início da infecção estreptocócica.

    D) Acardite ocorre em 80% das crianças e pode causar sequelas e levar a óbito.

    E) O eritema marginado e os nódulos subcutâneos são sinais patognomônicos de FR.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...