Lista completa de Questões sobre Endocrinologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que indica um quadro de doenças que é indicada a vitamina D.
O feocromocitoma é um tumor raro. Sobre este tema, analise as afirmativas e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Tem origem no tecido cromafim da medula da suprarrenal. São habitualmente tumores benignos curáveis pela cirurgia, mas se não corretamente diagnosticados e tratados, podem ter uma elevada taxa de mortalidade e morbilidade.
( ) Sua apresentação clínica é pouco variável com cefaléias, hipersudorese e palpitações presentes na maioria dos casos.
( ) O diagnóstico de incidentalomas é cada vez mais frequente.
( ) A incidência de malignidade é muito variável e baseia-se na presença de tecido cromafim em locais onde habitualmente este não se encontra.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Quais das seguintes afirmativas NÃO é uma manifestação clínica da acromegalia?
Analise as assertivas sobre os glicocorticoides e marque a opção INCORRETA.
Sobre o emprego de corticoterapia em população pediátrica, marque a alternativa INCORRETA.
Sobre a relação da depressão com pacientes com diabetes, analise as assertivas.
I. Acredita-se que o aumento das catecolaminas no paciente com depressão poderia desencadear o aumento da glicemia.
II. Há efeitos neuroquímicos sobre os sistemas centrais serotoninérgicos, noradrenérgicos, e dopaminérgicos, diminuindo a atividade dessas aminas.
III. A depressão acomete cerca de 10% da população de pacientes com diabetes Mellitus tipo 2.
Marque a opção que indica a(s) assertiva(s) CORRETA(S).
Paciente de 14 anos, afrodescendente, moradora de uma comunidade ribeirinha, situada em área de risco, dá entrada no pronto-socorro com queixa de febre, dor abdominal em quadrantes inferiores irradiada para região dorsal média, associada à polidipsia e à poliúria, há 5 dias. Ao exame, encontra-se em regular estado geral, descorada, desidratada, anictérica, acianótica, taquidispneica, febril, sem edema, sem linfonodomegalias, pulsos cheios e taquicárdica. Aumento do tempo de enchimento capilar, hipoperfundida, pressão arterial de 90/60, glicemia de 200mg/Dl, saturação em área ambiente de 88%, exame abdominal com abdômen flácido, porém doloroso à apalpação em região supra púbica, Giordano positivo a direita, manobra de descompressão brusca negativa. Propedêutica torácica e precordial, denotando estado hiperdinâmico e ritmo respiratório de cheyne-strokes. Gasometria arterial mostrando acidose metabólica com hiperlactatemia. Evolui com rebaixamento do nível de consciência, Glasgow 8 e pupilas midriáticas médio fixas. Tomografia do crânio com atenuação difusa da definição córticosubcortical. Sobre este caso, o que NÃO é correto afirmar?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...