Lista completa de Questões sobre Endocrinologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 35 anos de idade procurou o ambulatório de endocrinologia queixando-se de cansaço, desânimo e queda de cabelo. Ao exame clínico, a paciente apresentou pele ressecada, hiporeflexia patelar, freqüência cardíaca de 52 bpm e tireóide palpável, de volume reduzido. Os exames complementares demonstraram: TSH = 15,0 mU/L (valor normal = 0,3-6,0 mU/L), T3 = 65 ng/dL (valor normal = 70 a 200 ng/dL) e T4 livre = 0,6 ng/dL (valor normal = 0,89 a 1,80 ng/dL). A cintilografia evidenciou níveis de captação de radioiodo discretamente diminuídos.
A respeito do caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica para esse caso é de tireoidite crônica auto-imune.
Sobre as doenças associadas à obesidade infantil, analise as assertivas e marque a alternativa INCORRETA.
Leia as afirmativas sobre as causas da pseudoginecomastia e marque a INCORRETA.
Leia a afirmativa.
Proliferação benigna do tecido glandular, cujo aumento do tecido está relacionado a maior nível absoluto de estrogênio livre ou em relação ao nível de testosterona, resultando em maior ação estimuladora, o que provoca seu crescimento. Pode ter três picos em recém-nascidos, em adolescentes e em adultos de meia-idade.
Marque a opção que indica como se chama essa patologia.
Sobre a hiperprolactinemia, analise as afirmativas e marque a opção INCORRETA.
Leia e analise a afirmativa.
O bócio retroesternal é uma afecção rara da glândula tireoide, que acomete principalmente mulheres acima de _____ anos, caracterizada por tireoide ____________ de tamanho, peso e volume, que invade a cavidade torácica __________. A não realização do ato cirúrgico tem sido preconizada em alguns casos como forma alternativa de melhoria da qualidade de vida, sobretudo em pacientes idosos assintomáticos. Todavia, existe uma incidência de câncer nos bócios retroesternais, associado a um índice maior de complicações que justifica a abordagem cirúrgica precoce, principalmente em pacientes ____________, mesmo que assintomáticos
Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.
Acerca do hipogonadismo masculino, analise as assertivas e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Síndrome clínica relacionada consequente à insuficiente produção testicular de testosterona.
( ) Afeta prioritariamente a função sexual, sem grandes impactos para os outros órgãos e sistemas.
( ) Sua prevalência aumenta com a idade e compromete a qualidade de vida. O tratamento está voltado para restabelecer os níveis fisiológicos de testosterona com reposição hormonal.
( ) Está acompanhado de muitas comorbidades, tais como a osteoporose, a artrite reumatoide, e fatores de risco cardiovascular, como a síndrome metabólica e a diabetes.
Marque a opção que indica a sequência CORRETA.
Sobre o hiperparatireoidismo, o que é possível afirmar?
Sobre a menopausa precoce (FOP), marque a alternativa INCORRETA.
Analise a afirmativa.
O raquitismo é uma doença da placa de crescimento _______ da criança e do adolescente até a fusão epifisária. A hipofosfatemia, fator ________ nos tipos de raquitismos, promove um defeito na apoptose dos condrócitos hipertróficos terminais da placa por não ativar a via mitocondrial caspase-9 dependente e ________ a adequada mineralização e formação ósseas. Já a osteomalácia é um defeito de mineralização dos ossos corticiais e trabecular com acúmulo de tecido osteoide não mineralizado. Durante a infância e a puberdade, ela __________ coexistir com o raquitismo.
Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...