Lista completa de Questões sobre Endocrinologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere um paciente com diagnóstico de microadenoma hipofisário produtor de GH, que há um mês foi submetido a uma adenectomia transesfenoidal, sem intercorrências. A respeito desse caso clínico e da acromegalia, julgue os próximos itens.
Se, após a cirurgia, esse paciente apresentar nadir do GH < 1:g AL!1 durante o teste oral de tolerância a glicose (TOTG) com 75 g de glicose anidra, isso confirmará a remissão da doença.
Julgue os itens subsequentes a respeito dos distúrbios osteometabólicos.
No hiperparatireoidismo primário, a redução da densidade mineral óssea ocorre inicial e predominantemente em sítios de osso cortical, como o rádio, enquanto a densidade do osso trabecular, representada pelos corpos vertebrais, tende a ser preferencialmente preservada.
Julgue os itens subsequentes a respeito dos distúrbios osteometabólicos.
De acordo com a NOF (National Osteoporosis Foundation), o tratamento farmacológico da osteoporose é indicado para mulheres na pós-menopausa e para homens com idade maior ou igual a 50 anos e que apresentem, ambos, pelo menos uma das seguintes condições: história de fraturas vertebrais, história de fraturas do colo do fêmur e escore de densidade mineral óssea.Julgue os itens subsequentes a respeito dos distúrbios osteometabólicos.
Adultos jovens portadores de osteogênese imperfeita tipo 1 usualmente apresentam estatura normal, mínimas deformidades ósseas, escleróticas azuis e baixa massa óssea, a qual pode ser documentada por meio da verificação de um escore Z < 2,0 na densidade mineral óssea em coluna lombar e(ou) fêmur.
Acerca de hipocalcemia e hipercalcemia, julgue os itens que se seguem.
Em uma mesma família, podem ser encontrados indivíduos portadores do fenótipo de pseudo-pseudo-hipoparatireoidismo ou de pseudo-hipoparatireoidismo tipo 1A, uma vez que a anormalidade no gene responsável por ambos os fenótipos é a mesma.
Acerca de hipocalcemia e hipercalcemia, julgue os itens que se seguem.
A administração de PTH recombinante a um indivíduo portador de pseudo-hipoparatireoidismo tipo 1 resulta em hiperfosfatúria sem aumento da concentração de AMP cíclico urinário.
Acerca de hipocalcemia e hipercalcemia, julgue os itens que se seguem.
A hipercalcemia hipocalciúrica familiar é uma doença autossômica dominante causada por mutações ativadoras no receptor do sensor de cálcio e que deve ser lembrada no diagnóstico diferencial do hiperparatireoidismo primário.
Acerca de hipocalcemia e hipercalcemia, julgue os itens que se seguem.
Indivíduos com hiperparatireoidismo normocalcêmico costumam ser assintomáticos, porém, eventualmente, podem apresentar sintomas inespecíficos, tais como, fadiga, fraqueza, anorexia, depressão e disfunção cognitiva ou neuromuscular leve.
Julgue os itens de 105 a 110 a respeito das doenças tireoideanas.
Hipoecogenicidade, contornos irregulares e presença de microcalcificações no interior são características importantes dos nódulos tireoideanos, que lhes conferem valor preditivo positivo para malignidade acima de 90%.
Julgue os itens de 105 a 110 a respeito das doenças tireoideanas.
Indivíduos em uso de doses supressivas de levotiroxina e que sejam portadores de metástases ganglionares de carcinoma papilar de tireoide identificáveis à palpação, à cintilografia de corpo inteiro com Iodo-131 e à ultrassonografia cervical podem apresentar concentrações séricas indectáveis de tireoglobulina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...