Lista completa de Questões sobre Endoscopia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O metotrexato é melhor que azatioprina nessa patologia.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os anticorpos ANCA são bem detectados nessa patologia.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
As cirurgias são necessárias para a correção de complicações.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
As úlceras aftoides são comuns.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O acometimento em cólon direito é comum nessa patologia.Paciente, sexo feminino, 44 anos de idade, foi admitida no hospital com história de icterícia, colúria e massa palpável em hemiabdome direito há 15 dias, sem acolia. Negava emagrecimento. Ao exame físico, apresentava-se ictérica e com presença de uma massa palpável e indolor em hipocôndrio direito. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: fosfatase alcalina = 334 ng/dL; GGT = 152 ng/dL; AST = 81 ng/dL; ALT = 170 ng/dL e BT = 2,6 ng/dL, BD = 2,2 ng/dL. CA 19-9, alfafetoproteína e CEA foram normais. Tomografia computadorizada de abdome mostrou uma massa de conteúdo cístico em topografia de colédoco e cabeça de pâncreas. A colangiorressonância magnética de abdome evidenciou um cisto de grandes dimensões em topografia de colédoco, ausência de dilatação de vias biliares intra-hepáticas e pâncreas normais. A paciente foi submetida à intervenção cirúrgica para ressecção do cisto por incisão subcostal bilateral. No intraoperatório, foi evidenciado cisto de colédoco, classificação de Todani tipo I.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
As complicações como perfuração ocorrem em grande parte dos pacientes.Paciente, sexo feminino, 44 anos de idade, foi admitida no hospital com história de icterícia, colúria e massa palpável em hemiabdome direito há 15 dias, sem acolia. Negava emagrecimento. Ao exame físico, apresentava-se ictérica e com presença de uma massa palpável e indolor em hipocôndrio direito. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: fosfatase alcalina = 334 ng/dL; GGT = 152 ng/dL; AST = 81 ng/dL; ALT = 170 ng/dL e BT = 2,6 ng/dL, BD = 2,2 ng/dL. CA 19-9, alfafetoproteína e CEA foram normais. Tomografia computadorizada de abdome mostrou uma massa de conteúdo cístico em topografia de colédoco e cabeça de pâncreas. A colangiorressonância magnética de abdome evidenciou um cisto de grandes dimensões em topografia de colédoco, ausência de dilatação de vias biliares intra-hepáticas e pâncreas normais. A paciente foi submetida à intervenção cirúrgica para ressecção do cisto por incisão subcostal bilateral. No intraoperatório, foi evidenciado cisto de colédoco, classificação de Todani tipo I.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O sintoma mais comum em adultos é a dor abdominal.Paciente, sexo feminino, 44 anos de idade, foi admitida no hospital com história de icterícia, colúria e massa palpável em hemiabdome direito há 15 dias, sem acolia. Negava emagrecimento. Ao exame físico, apresentava-se ictérica e com presença de uma massa palpável e indolor em hipocôndrio direito. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: fosfatase alcalina = 334 ng/dL; GGT = 152 ng/dL; AST = 81 ng/dL; ALT = 170 ng/dL e BT = 2,6 ng/dL, BD = 2,2 ng/dL. CA 19-9, alfafetoproteína e CEA foram normais. Tomografia computadorizada de abdome mostrou uma massa de conteúdo cístico em topografia de colédoco e cabeça de pâncreas. A colangiorressonância magnética de abdome evidenciou um cisto de grandes dimensões em topografia de colédoco, ausência de dilatação de vias biliares intra-hepáticas e pâncreas normais. A paciente foi submetida à intervenção cirúrgica para ressecção do cisto por incisão subcostal bilateral. No intraoperatório, foi evidenciado cisto de colédoco, classificação de Todani tipo I.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A maior prevalência de cistos de colédoco é na América do Norte, em especial nos Estados Unidos.Paciente, sexo feminino, 44 anos de idade, foi admitida no hospital com história de icterícia, colúria e massa palpável em hemiabdome direito há 15 dias, sem acolia. Negava emagrecimento. Ao exame físico, apresentava-se ictérica e com presença de uma massa palpável e indolor em hipocôndrio direito. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: fosfatase alcalina = 334 ng/dL; GGT = 152 ng/dL; AST = 81 ng/dL; ALT = 170 ng/dL e BT = 2,6 ng/dL, BD = 2,2 ng/dL. CA 19-9, alfafetoproteína e CEA foram normais. Tomografia computadorizada de abdome mostrou uma massa de conteúdo cístico em topografia de colédoco e cabeça de pâncreas. A colangiorressonância magnética de abdome evidenciou um cisto de grandes dimensões em topografia de colédoco, ausência de dilatação de vias biliares intra-hepáticas e pâncreas normais. A paciente foi submetida à intervenção cirúrgica para ressecção do cisto por incisão subcostal bilateral. No intraoperatório, foi evidenciado cisto de colédoco, classificação de Todani tipo I.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Os cistos tipo IV são raramente encontrados.Paciente, sexo feminino, 44 anos de idade, foi admitida no hospital com história de icterícia, colúria e massa palpável em hemiabdome direito há 15 dias, sem acolia. Negava emagrecimento. Ao exame físico, apresentava-se ictérica e com presença de uma massa palpável e indolor em hipocôndrio direito. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: fosfatase alcalina = 334 ng/dL; GGT = 152 ng/dL; AST = 81 ng/dL; ALT = 170 ng/dL e BT = 2,6 ng/dL, BD = 2,2 ng/dL. CA 19-9, alfafetoproteína e CEA foram normais. Tomografia computadorizada de abdome mostrou uma massa de conteúdo cístico em topografia de colédoco e cabeça de pâncreas. A colangiorressonância magnética de abdome evidenciou um cisto de grandes dimensões em topografia de colédoco, ausência de dilatação de vias biliares intra-hepáticas e pâncreas normais. A paciente foi submetida à intervenção cirúrgica para ressecção do cisto por incisão subcostal bilateral. No intraoperatório, foi evidenciado cisto de colédoco, classificação de Todani tipo I.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Os cistos do tipo I são dilatações fusiformes ou císticas da árvore biliar extra-hepática.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...