Questões sobre Epidemiologia

Lista completa de Questões sobre Epidemiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são a causa principal de mortalidade e de incapacidade prematura na maioria dos países de nosso continente, incluindo o Brasil. Este fenômeno, denominado “transição epidemiológica”, ocorre devido à mudança do padrão de mortalidade que afeta a população. Anteriormente, no início do século passado, às doenças infecciosas eram as que mais levavam ao óbito (~ 50%) enquanto que hoje, com as melhorias de condições sócio-econômico-culturais, a mortalidade é preponderantemente consequência das doenças crônicas não transmissíveis.
Com relação às DCNT é correto afirmar:

    A) A Organização Pan-Americana de Saúde promove a abordagem deste tema através da Estratégia Regional e Plano de Ação para um enfoque integrado sobre a prevenção e controle das doenças crônicas, incluindo a alimentação, a atividade física e a saúde; que foi aprovada pelo 47° Conselho Diretivo da OPAS em setembro de 2006.

    B) A transição epidemiológica caracteriza-se pela mudança do perfil de morbidade e de mortalidade de uma população, com aumento progressivo das mortes por doenças infectocontagiosas e diminuição das mortes por doenças crônicas.

    C) A etiologia múltipla das DCNT permite que elas possuam causas claramente definidas.

    D) 80% das doenças crônicas ocorrem em países de alta renda.

De acordo com a Portaria nº 264/2020, é correto afirmar que:

    A) Os casos de Dengue são de notificação compulsória, imediata, em nível municipal.

    B) A Doença de Creutzfeldt-Jakob é de notificação compulsória, imediata, em nível estadual.

    C) Hanseníase e Hantaviroses são doenças de notificação compulsória, semanal.

    D) Leishmaniose Tegumentar Americana é doença de notificação compulsória imediata, em nível nacional.

    E) Nenhum dos tipos de Herpes é descrito na lista de doenças de notificação compulsória.

Secretaria de Saúde de Santa Catarina estima que cerca de que 5 mil pessoas podem ter contraído a doença de Chagas após consumirem caldo de cana em quiosques às margens da BR-101, entre os municípios de Piçarras e Itajaí, em 2005.
Considerando que a população exposta na época foi de 650.000 pessoas, a taxa de incidência dessa doença por 1000 habitantes, neste período e nesta região foi de foi de:

    A) 0,76

    B) 7,69

    C) 13,0

    D) 76,92

    E) 113,0

Em epidemiologia clínica, a relação dos agentes etiológicos de doenças infecto contagiosas com o hospedeiro de patogenicidade, é definida como:

    A) A capacidade do agente, uma vez instalado, de produzir sintomas e sinais da doença.

    B) A capacidade do agente de, após a infecção, induzir a imunidade no hospedeiro.

    C) A capacidade do agente de causar a morte do hospedeiro.

    D) A capacidade do agente de produzir efeitos graves ou fatais, com capacidade de se multiplicar e produzir toxinas, etc

    E) A capacidade do agente de penetrar, se desenvolver e/ou multiplicar em um outro hospedeiro.

Nos últimos anos, a ocorrência de epidemias e pandemias por doenças emergentes ou reemergentes obrigou a comunidade internacional a aprimorar os serviços de vigilância em saúde. Entre os fatores que contribuíram para esta mudança estão a pressão demográfica, mudanças no comportamento social e alterações ambientais.


Diante deste cenário, no Brasil, no processo de estruturação e aperfeiçoamento do serviço de recebimento, processamento e resposta oportuna às emergências epidemiológicas, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) inaugurou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS, que tem por objetivo:


I. Identificar emergências epidemiológicas, de modo contínuo e sistemático, por meio de notificação telefônica (Disque Notifica), eletrônica (E-notifica) e mineração de informações nos principais meios de comunicação (Clipping Cievs).

II. Disponibilizar informações oportunas sobre as emergências epidemiológicas de relevância nacional e programas prioritários da SVS/MS.

III. Aperfeiçoar os mecanismos de triagem, verificação e análise das notificações para identificar e responder às emergências epidemiológicas.


São objetivos do CIEVS as atividades apresentadas

    A) em I, II e III.

    B) apenas em I e II.

    C) apenas em II e III.

    D) apenas em I e III.

São consideradas doenças de notificação compulsória:

    A) Cólera e febre amarela.

    B) Coqueluche e poliomielite.

    C) Meningite e dengue.

    D) Todas acima estão corretas.

Leia as afirmativas a seguir: I. A ação de Vigilância Epidemiológica deve ser efetuada pelo conjunto dos serviços de saúde, públicos e privados, devidamente habilitados para tal fim. II. Os acidentes e as agressões na faixa etária de zero a nove anos são causas de mortalidade frequentes na infância, configurando-se em relevante problema de saúde pública. Assim, as ações de prevenção de violências à criança contribuem para o agravamento dos índices do Sistema Único de Saúde. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Sobre a vigilância epidemiológica assinale a alternativa INCORRETA:

    A) São funções da vigilância epidemiológica a coleta e processamento, análise e interpretação dos dados epidemiológicos e emissão de medidas de controle apropriadas;

    B) A promoção das ações de controle epidemiológico indicadas com base nos dados coletados, também devem ser executadas pela vigilância epidemiológica que ainda deverá avaliar a eficácia e efetividade das medidas adotadas;

    C) Todo sistema de vigilância epidemiológica tem por objetivo prevenir, controlar, eliminar ou erradicar doenças, como evitar a ocorrência de casos, óbitos e sequelas, com as suas repercussões negativas sobre a sociedade e a prestação de serviços de saúde;

    D) A atuação dos municípios onde ocorre um surto epidemiológico deve se restringir à coleta e transmissão das informações aos outros níveis do sistema de vigilância epidemiológica (estadual e federal), pois, para o fortalecimento dos sistemas municipais de saúde, é importante que a sua atuação seja a mais limitada possível;

    E) A vigilância epidemiológica tem, como propósito, fornecer orientação técnica permanente para os responsáveis pela decisão e execução de ações de controle de doenças e agravos. Para subsidiar esta atividade, deve tornar disponíveis informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças ou agravos, bem como dos seus fatores condicionantes, em uma área geográfica ou população determinada.

Doenças sexualmente transmissível, que não é de notificação compulsória.

    A) Clamídia

    B) Sífilis na gestação

    C) AIDS

    D) Sífilis congênita

    E) HIV na gestante

São doenças de notificação compulsória, exceto:

    A) Hantavirose

    B) Varicela

    C) Síndrome da Paralisia Flácida aguda.

    D) Acidente animal peçonhento.

    E) Hipotireoidismo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...