Questões sobre Epidemiologia

Lista completa de Questões sobre Epidemiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Caso clínico CG2A1-I

Um magistrado compareceu ao serviço de saúde com quadro clínico de febre de 39 ºC e intensas dores musculares e de cabeça, além de manchas vermelhas pelo corpo. Relatou, ainda, sentir dor ao realizar movimento ocular. Foi diagnosticado com gripe (CID-10: J11) de subtipo viral já conhecido e recebeu atestado médico, que apresentou ao tribunal, para se afastar do trabalho por dois dias. Meses depois, em exame periódico de saúde, foram identificados anticorpos que evidenciaram que o magistrado havia contraído dengue (CID-10: A90), e não gripe. O magistrado recebera, portanto, um diagnóstico equivocado. 

Em epidemiologia, considera-se natural a subnotificação de casos de doenças, por diversas razões. O caso clínico CG2A1-I é um exemplo que resulta em subnotificação de dengue, devido à ausência de

    A) sintomas da doença.

    B) diagnóstico da doença.

    C) obrigatoriedade de notificação.

    D) busca tardia pelo serviço de saúde.

    E) atendimento diferenciado pelo serviço de saúde.

Assinale a alternativa que compreenda APENAS Doenças de Notificação Compulsória semanal:

    A) Botulismo, Cólera e Coqueluche.

    B) Doença de Creutzfeldt-Jakob, Infecção por HIV e Hanseníase.

    C) Hanseníase, Leptospirose e Sarampo.

    D) Tuberculose, Varicela (caso grave) e Tétano Neonatal.

Em 2019 (até 24 de agosto), foram registrados 1.439.471 de casos de dengue em todo o país, com crescimento de 599,5% em relação ao mesmo período de 2018 (205.791). A taxa de incidência, que considera a proporção de casos por habitantes, é de 690,4 casos/100 mil habitantes. Com relação ao número de óbitos, foram confirmadas 591 mortes de janeiro a agosto 2019. Em relação a esta importante arbovirose no nosso meio, é INCORRETO:

    A) Todo caso suspeito de dengue deve ser notificado a vigilância epidemiológica.

    B) Queda da contagem de plaquetas, aumento súbito de hematócrito e hipotermia são sinais de alarme na evolução da doença.

    C) A remissão da febre, pelo terceiro ao sexto dia, praticamente exclui o aparecimento dos sinais de alarme e possibilidade de agravamento do quadro.

    D) A prova do laço positiva, junto com alterações no hemograma, são importantes na previsão de dengue na forma hemorrágica ou grave.

    E) Pacientes classificados nos grupos C e D, conforme protocolo do ministério da saúde, devem ser encaminhados para internação.

Por se tratar de uma doença infecciosa extremamente contagiosa, o caso suspeito de sarampo é de notificação compulsória. Assinale alternativa CORRETA sobre a periodicidade da notificação compulsória de sarampo:

    A) Notificação compulsória urgente, realizada em até 12 horas do atendimento, pelo meio mais rápido.

    B) Notificação compulsória imediata, realizada em até 24 horas do atendimento, pelo meio mais rápido.

    C) Notificação compulsória por semana epidemiológica, realizada a cada 5 dias úteis, pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

    D) Notificação compulsória semanal, realizada em até 7 dias, pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

A preocupação provocada pela epidemia do novo coronavírus na Ásia, já com casos confirmados no continente europeu e americano, alerta para ocorrência de uma pandemia. A forma de transmissão do coronavírus é semelhante à da influenza, ou seja, através de gotículas respiratórias formadas pela fala, espirro ou tosse; ou através da contaminação pessoa a pessoa ou objeto. No nosso meio, a gripe A, há muito preocupa a saúde pública, sendo os estados do Sul e Sudeste os mais afetados por esta virose, principalmente no outono e inverno. Na suspeita diagnostica de caso de gripe A o profissional que atende o paciente deve proceder aos seguintes itens, EXCLUINDO-SE:

    A) Notificar a Vigilância Epidemiológica, que iniciará oportunamente as ações de controle.

    B) Orientar coleta de duas amostras de secreção respiratória (swab combinado naso-orofaringe ou aspirado de nasofaringe) até o 7º dia de início dos sintomas.

    C) Iniciar antibioticoterapia profilática com azitromicina, além de oseltamivir até o terceiro dia do início do quadro viral.

    D) Orientar medidas de higiene de superfícies em contato com o paciente e etiqueta da tosse.

    E) Averiguar dados clínicos como oximetria de pulso e frequência respiratória para diagnosticar a síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Assinale alternativa que contenha doença ou agravo de notificação compulsória, de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde Nº 204 de 17 de fevereiro de 2016:

    A) Conjuntivite viral.

    B) Caxumba.

    C) Infestação de escorpião.

    D) Violência doméstica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...