Questões sobre Gastroenterologia

Lista completa de Questões sobre Gastroenterologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A doença ulcerosa péptica é um defeito da mucosa, seja gástrica ou duodenal, podendo se estender além dela. Aproximadamente 70% das úlceras são assintomáticas, podendo ser descobertas apenas nas complicações, como hemorragia ou perfuração. Quando sintomática, apresenta geralmente dor abdominal no hipocôndrio direito ou esquerdo. Classicamente, na úlcera duodenal, a dor ocorre 2 a 5 horas após a refeição e à noite. Outros sintomas são empachamento pós-prandial, saciedade precoce, náuseas, pirose e regurgitação. O diagnóstico é feito a partir da suspeita clínica e estabelecido com a visualização da úlcera na endoscopia digestiva alta.
Com relação às complicações da doença ulcerosa péptica é correto afirmar:
I. Pacientes com úlceras associadas a H. pylori apresentam riscos 3 a 6 vezes menores de processo canceroso gástrico posteriormente. II. A úlcera péptica pode penetrar a parede do estômago. Se as aderências impedirem o vazamento para a cavidade abdominal, evita-se a perfuração livre e ocorre perfuração bloqueada. III. Úlceras que perfuram para a cavidade abdominal não limitada por aderências em geral estão localizadas na parede duodenal anterior ou, com menos frequência, no estômago. O paciente se apresenta com abdome agudo. Há uma dor súbita, intensa e contínua no epigástrio que se dissemina rapidamente pelo abdome, em geral tornando-se proeminente no quadrante inferior direito e, às vezes, referida em ambos os ombros. IV. A obstrução pode ser causada por fibrose, espasmo ou inflamação por uma úlcera. Os sinais e sintomas são vômitos recorrentes em grande volume, de aparecimento mais comum no final do dia e com frequência até 6 horas após a última refeição. Perda de apetite com persistência de distensão ou sensação de plenitude estomacal após se alimentar, sugere obstrução distal gástrica. Vômitos prolongados podem causar emagrecimento, desidratação e alcalose.
A sequência correta é:

    A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    D) Apenas a assertiva III está correta.

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: A Helicobacter pylori, mais conhecida como H.pylori, é uma bactéria que vive no nosso estômago e duodeno, sendo responsável pela infecção bacteriana crônica mais comum em seres humanos, presente em todas as populações e em indivíduos de todas as idades. Estimativas conservadoras sugerem que mais de 50% da população mundial possui o estômago colonizado por essa bactéria.
I. A água contaminada, principalmente nos países em desenvolvimento, costuma servir como uma fonte de bactérias. A H.pylori consegue permanecer viável na água por vários dias. II. A grande maioria dos pacientes contaminados pela H.pylori não apresenta nenhum tipo de sintoma ou complicação. Há cepas da bactéria mais agressivas e há cepas mais indolentes, o que explica, em parte, a ocorrência de sintomas apenas em poucas pessoas contaminadas. III. Atualmente existem vários métodos para se diagnosticar a presença da bactéria H.pylori. Entretanto, mais importante do que diagnosticar a bactéria é saber em quem se deve pesquisar a sua presença. Como em alguns locais até 90% da população apresenta-se contaminada pela bactéria, os testes serão positivos em quase todo mundo. Portanto, não faz sentido solicitar pesquisa de H.pylori em pessoas sem queixas específicas. IV. O H.pylori está relacionado ao surgimento de um tipo específico de linfoma do estômago, chamado de MALT. A relação é tão forte que o tratamento deste tumor é feito com antibióticos e a erradicação da bactéria leva à cura desta neoplasia. A sequência correta é:

    A) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    B) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas a assertiva III está correta.

    D) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

Na cirrose hepática, o edema é generalizado, mas quase sempre discreto (+ a ++). Predomina, nos membros inferiores, e é comum a ocorrência de ascite, concomitantemente. É correto afirmar que o edema, na cirrose, apresenta-se:

    A) Mole, elástico e indolor.

    B) Mole, inelástico e álgico.

    C) Mole, inelástico e indolor.

    D) Duro, inelástico e indolor.

    E) Duro, inelástico e álgico.

Assinale a alternativa correta em relação a crise febril.

    A) Geralmente, a crise febril ocorre em associação com infecções virais das vias aéreas superiores, pulmonares, intestinais e intoxicações. A CF ocorre somente após 24 horas do episódio febril, no período de descenção da temperatura. A curta duração da febre antes da CF e a baixa temperatura estão associadas ao menor risco de recorrência.

    B) A crise febril simples tem apresentação localizada, duração inferior a 5 minutos e não recorre em menos de 12 horas, com exame neurológico pós-ictal anormal; enquanto a CF complexa é generalizada, tem duração de 5-10 minutos e/ou apresenta uma ou mais recorrências após 24 horas.

    C) O diagnóstico de crise febril na infância é feito essencialmente por traçado eletroencefalográfico, exames bioquímicos específicos e presença de exame neurológico pós-ictal anormal, ou presença de intoxicações exógenas, trauma, focos infecciosos e características que sugiram crise febril.

    D) A crise febril é definida como uma crise epiléptica que ocorre entre 6 meses e 6 anos de idade, associada à doença febril, não causada por uma infecção do sistema nervoso central (SNC), sendo excluídas as crianças que apresentaram crise neonatais ou crises não provocadas ou, que se encaixam nos critérios de outra crise sintomática aguda.

    E) Crise febril é a crise mais comum em lactentes por quadros de infecções de vias aéreas superiores, intoxicações e traumas e em adolescentes por problemas emocionais. A profilaxia secundária é indicada no caso de CF simples em lactentes, com morbidade, exceto nos casos em que ela for superior a 5 minutos de duração.

A hemorragia digestiva alta (HDA) é uma condição comum com incidência de 48-160 casos por 100 mil habitantes, que ocorre 2x mais em homens, aumenta com a idade e em locais com baixa condição socioeconômica. A HDA é responsável por 1 internação a cada 10.000 adultos por ano e a sua mortalidade varia de 10-14%.
É correto afirmar sobre a etiologia da HDA: I. Doença Ulcerosa Péptica: São lesões que ultrapassam a muscular da mucosa e tem diâmetro ? 0,5 cm. A hipercloridia sem o devido tratamento e com a exposição continuada a AINES, estresse e infecção por pylori, são os principais fatores associados a HDA nesses pacientes. A úlcera pode ser gástrica ou duodenal, sendo que o surgimento da gástrica está mais associado com o uso abusivo de AINES, ao passo que, a duodenal, com a infecção por H. pylori. II. Síndrome de Mallory-Weiss: É a laceração da mucosa na junção gastroesofágica associada ao grande esforço para vomitar e por repetidas vezes, ocorrendo sangramento quando envolve o plexo venoso ou arterial esofágico. Ocorre mais em etilista e grávidas. III. Cobblestoning: A orofaringe posterior pode desenvolver tecido linfoide hipoplásico. IV. Cerca de 90% dos casos estão associadas a hipertensão portal e 20% são por ruptura das varizes esofagogástricas.
A sequência correta é:

    A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    C) Apenas a assertiva III está correta.

    D) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

A doença celíaca (DC) é uma doença sistêmica imunomediada, induzida pela ingestão das prolaminas, em indivíduos geneticamente predispostos, que se expressa por uma enteropatia mediada por linfócitos T.
Analise as afirmativas abaixo sobre essa doença.
1. É uma intolerância permanente induzida pelo glúten. 2. O Glúten é a principal fração proteica presente no trigo, no centeio e na cevada. 3. Os principais testes sorológicos para a DC são o anticorpo antiendomísio da classe IgA, anticorpo antitransglutaminase da classe IgA e o anticorpo antigliadina desamidada da classe IgA e IgG. 4. O papel do endoscopista no diagnóstico da doença por meio da biópsia de intestino delgado é fundamental com biópsias de fragmentos da segunda ou terceira porção do duodeno.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Uma adolescente de 14 anos foi diagnosticada com hepatite viral há 1 ano confirmada sorologicamente . Apresentou boa evolução na fase aguda da doença. No controle ambulatorial na Unidade de Saúde, seus exames sorológicos mostraram Anti-HBC IgG positivo, HBsAg negativo, Anti-HBs positivo e Anti- -HBc positivo.
A conduta a seguir deve ser

    A) Repetir sorologias em 6 meses.

    B) Considerar como cura da Hepatite B.

    C) Iniciar tratamento com Interferon para Hepatite B crônica.

    D) Conformar diagnóstico de cronificação com biópsia hepática.

    E) Risco de evolução para Hepatite B fulminante.

A síndrome diarreico agudo na criança é uma das principais causas de atendimento pediátrico nas Unidades de Pronto Atendimento e emergências de hospitais.
A diarreia aguda, caracterizada com aumento súbito do número de evacuações, de conteúdo liquido, acompanhada de dor abdominal tipo cólica, náuseas e vômitos, geralmente em um surto na escola, creche ou na comunidade, caracteriza uma:

    A) Gastroenterite aguda funcional por alergia alimentar.

    B) Gastroenterite aguda por infecção por Escherichia coli enteropatogênica.

    C) Gastroenterite aguda por infecção por Salmonella sp.

    D) Gastroenterite aguda por infecção por rotavírus.

    E) Gastroenterite aguda funcional por intoxicação alimentar.

A maior prevalência de quadros de abdome agudo na criança maior, é a do tipo inflamatório, com dor abdominal peri umbilical de intensidade crescente que após 24 horas se localiza em fossa ilíaca direita; febre baixa que geralmente não ultrapassa 38,5°C e náuseas e vômitos frequentes.
Se no momento do exame físico for encontrado também sinais de irritação peritonial localizada ou difusa, estamos frente a um quadro de:

    A) Apendicite aguda.

    B) Doença inflamatória intestinal.

    C) Invaginação intestinal ileo ceco cólica.

    D) Diverticulite de Meckel.

    E) Gastroenterite aguda.

Lactentes com quadro de vômitos não biliosos, de intensidade frequente, geralmente após as mamadas e em jato, que não respondem ao tratamento clínico.
Considerando o diagnóstico diferencial do refluxo gastro esofagiano nesta faixa etária, o diagnóstico inicial e sua confirmação são feitos respectivamente com:

    A) Estenose Refluxo gastro esofagiano e seriografia esôfago gastro duodenal com refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago.

    B) Refluxo gastro esofagiano e endoscopia digestiva alta.

    C) Estenose hipertrófica do piloro e palpação da oliva pilórica no exame físico.

    D) hipertrófica do piloro e ultrassonografia abdominal com identificação da oliva pilórica espessada.

    E) Membrana pré pilórica e seriografia esôfago gastro duodenal com sinal do cordão ao nível do piloro.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...