Lista completa de Questões sobre Homeopatia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto III, para responder às questões de 39 a 42.
Paciente masculino, dezoito anos de idade, procurou o consultório homeopático para tratamento de um quadro de acne severa resistente aos tratamentos convencionais dermatológicos, que faz desde os treze anos de idade. Apresentava pele extremamente oleosa, com muitos comedões, pústulas e pápulas hiperemiadas e bastante dolorosas. Percebiam-se, ainda, várias cicatrizes atróficas e hipertróficas róseas. Apresentava-se bem vestido, combinando cores nas roupas e cabelos bem penteados e de corte moderno. Embora respondesse tranquilamente às perguntas, sempre olhava para a mãe, como que solicitando ajuda. A mãe dizia que o filho era bastante tímido, mas sempre foi vaidoso e caprichoso consigo mesmo e com seus pertences. Dócil e solícito com amigos e irmãos, mas não chegava a ser submisso. É aluno aplicado, inteligente e de bom comportamento. Embora tímido, tem vários amigos, tanto meninos quanto meninas, mas a mãe algumas vezes o surpreendeu triste, com lágrimas nos olhos. Em conversas com irmão mais velho, dizia odiar aquelas espinhas e nessas ocasiões socava a parede ou o travesseiro. O paciente foi prescrito com uma dose única de um medicamento na 30CH. Retornou após sessenta dias apresentando grande melhora da acne e dizendo estar muito feliz com o tratamento. A mãe, entretanto, relata que, apesar de reconhecer a melhora da pele, observou que o comportamento do filho mudou muito. No período, compareceu à escola do filho por duas vezes por reclamações quanto ao seu comportamento agressivo (brigou com colegas de sala, colocando-se numa postura de superioridade). Em casa, estava irritado e respondão e, quando interpelado, dizia apenas que tinha deixado de ser bobo e bonzinho. Foi difícil convencê-lo a retornar à consulta, já que se encontrava muito satisfeito com os resultados do tratamento.
Com base no caso apresentado no texto III, como avaliar corretamente a evolução do quadro quanto à primeira prescrição?
Não aconteceu a primeira prescrição porque era esperada uma agravação inicial.
Ocorreu a primeira prescrição, porque houve movimento do caso.
Aconteceu a primeira prescrição porque houve melhora da queixa principal e melhora do quadro mental.
Não ocorreu a primeira prescrição porque houve uma piora do caso.
A primeira prescrição foi aquela feita na primeira consulta.
(...) falta de autocontrole; lasciva; sentiu como se fosse totalmente animal, enquanto todo poder mental estava adormecido; sensação de estar nas mãos de um poder mais forte, como se enfeitiçada e não pudesse quebrar o encanto.
Esse fragmento de texto relaciona-se a um sintoma da Matéria Médica Pura de Hering do medicamento
Lac caninum.
Naja tripudians.
Phosphorus.
Lachesis muta.
Cannabis sativa.
Segundo Hahnemann, na manifestação de sintomas idiossincrásicos ou de qualquer outra perturbação da saúde, intervêm dois elementos. Assinale a alternativa que apresenta esses elementos.
A susceptibilidade do indivíduo e a falta de uma assistência adequada por ocasião de um trauma.
O miasma crônico associado ao determinismo genético.
A hipersensibilidade do indivíduo aliada a uma má condição de vida.
A condição peculiar do indivíduo associada ao agente externo.
A predisposição hereditária a uma determinada doença de caráter infeccioso e a oportunidade de exposição a ela.
Medicamento homeopático é toda apresentação farmacêutica destinada a ser ministrada segundo o princípio da similitude, com finalidade preventiva e terapêutica, obtida pelo método de diluições, seguidas de sucussões e(ou) triturações sucessivas. Hahnemann, na busca de uma ação cada vez mais suave e eficaz, desenvolveu um novo método de preparação dos medicamentos, denominado
Centesimal hahnemanniana CH.
Decimal DH.
Korsakov K.
Fluxo Contínuo FC.
Cinquenta milesimal LM.
Com base no conceito de gênio epidêmico abordado no texto, assinale a alternativa correta.
A escolha do(s) medicamento(s) em dada epidemia é feita pela observação de um paciente que apresente o quadro mais completo da doença; como pode acontecer no estudo de uma patogenesia, em que apenas um doente manifesta toda a riqueza da sintomatologia.
A escolha do(s) medicamento(s) em dada epidemia está relacionada a sintomas raros, estranhos e peculiares apresentados por, pelo menos, um doente.
Na escolha do tratamento adequado, em caso de epidemia, devem-se considerar o conjunto característico de seus sintomas e sinais ao longo de uma observação precisa de vários casos, que vão formar o quadro característico da epidemia, e essa visão de conjunto não pode ser percebida em um único doente isoladamente.
Nos casos de epidemia, na escolha do tratamento adequado, valorizam-se, principalmente, os sintomas patognomônicos da doença, que é o que caracteriza o gênio epidêmico da doença.
A escolha de medicamentos em casos de epidemia dá-se como nos casos agudos: o médico precisa investigar bem menos, uma vez que a maior parte dos sintomas lhe é dita de forma espontânea.
Considere os seguintes sintomas:
lesões e fraturas ósseas promovem a formação do calo ósseo;
dores nos ossos ou periósteo, após traumatismos;
nevralgia do joelho após traumatismo;
traumas do globo ocular;
fraqueza dolorosa das articulações.
Assinale a alternativa que apresenta o medicamento a que se referem os sintomas listados.
Arnica montana
Ruta graveolens
Calcarea phosphorica
Symphitum officinale
Hamamelis virginiana
No Organon da Arte de Curar, Hahnemann escreve: Uma afecção dinâmica mais fraca será permanentemente extinta no organismo vivo por outra mais forte, se esta última (ainda que de espécie diferente) foi muito semelhante à primeira em suas manifestações.
Assinale a alternativa que apresenta o Princípio Fixo da Homeopatia a que se refere essa afirmativa.
Força Vital
Medicamento Dinamizado
Patogenesia
Vis medicatrix naturae
Lei dos Semelhantes
Hahnemann estudou durante doze anos as doenças crônicas, buscando uma causa do recrudescimento dos quadros agudos. Nomeou três doenças como miasmas, a psora, a sycose e a syphilis, cada uma com sua causa específica, que seria uma doença anterior. Assinale a alternativa que apresenta as causas atribuídas por Hahnemann a esses três miasmas crônicos.
sarna, blenorragia e sífilis
lepra, verrugas e sífilis
malária, blenorragia e tuberculose
prurido, cancro e demência
sarna, corrimento e cancro
No texto A Medicina da Experiência, Hahnemann afirma que é somente por essa propriedade de produzir no corpo são uma série de sintomas mórbidos específicos que os medicamentos conseguem curar doenças, quer dizer, removem e extinguem a irritação mórbida por meio de uma adequada contrarreação.
Essa propriedade faz parte de um dos princípios da Homeopatia. Assinale a alternativa que apresenta esse princípio.
Lei dos Semelhantes
Experimentação no Homem São
Medicamento Único
Doses Mínimas
Dose Única
Considere os seguintes sintomas:
orofaringe com intensa hiperemia e edema com dores que picam e ardem;
alívio pelo frio e pela agravação em virtude do calor;
gritos agudos, estridentes e súbitos, durante o sono ou despertar; e
reações urticariformes com sensação de picadas como agulhas ou pequenos espinhos e ardor como carvão em brasa com edema angioneurótico.
Assinale a alternativa que apresenta o medicamento a que pertencem os sintomas descritos.
Apis mellifica
Belladonna
Arsenicum álbum
Sulphur
Baryta carbônica
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...