Lista completa de Questões sobre Homeopatia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conforme o parágrafo 281 do Organon diante de uma agravação comprovada pelo surgimento nos dias subseqüentes de vestígios dos antigos sintomas mórbidos, sendo eles resquícios da doença original que não se extinguiu totalmente, a conduta a ser tomada é:
deixar o doente sem qualquer medicamento por 8, 10 ou 15 dias
dar apenas alguns glóbulos ou um pouco de pó de açúcar de leite
tratar com altos graus de dinamização do remédio
escolher um novo medicamento diante do quadro clínico
diminuir a potência do medicamento inicialmente administrado
Segundo Hahnemann, conforme o Organon sobre a conduta na agravação patogenética existem duas condutas: "... se os sintomas molestos não forem muito intensos, o medicamento mais adequadamente escolhido quanto à semelhança de ação deve ser administrado para substituir o que foi impropriamente escolhido. Se a agravação for significativa, o medicamento deve ser neutralizado tão logo quanto possível, mesmo que parcialmente, com um medicamento __________ antes de se administrar o próximo medicamento mais adequadamente escolhido". Marque a opção correta que complementa a frase.
antídoto
isoterápico
antimiasmático
similimum
constitucional
A ordem que segue o padrão existente no repertório de Kent para as sub-rubricas é:
horário e duração; modalizações de agravação e melhora; lateralidade; regiões e tipos; estendendo-se para; sensações
lateralidade; horário e duração; regiões e tipos; modalizações de agravação e melhora; estendendo-se para; sensações
horário e duração; lateralidade; modalizações de agravação e melhora; estendendo-se para; regiões e tipos; sensações
lateralidade; horário e duração; modalizações de agravação e melhora; estendendo-se para; regiões e tipos; sensações
horário e duração; lateralidade; modalizações de agravação e melhora; regiões e tipos; estendendo-se para; sensações
Dentre as técnicas ou procedimentos repertoriais, aquele em que se escolhe o sintoma mais característico e marcante do caso, anotam-se os medicamentos que lhe correspondem, ficando a marcação subseqüente restrita àqueles medicamentos assinalados de pendente do sintoma diretor é conhecida como repertorização:
com escolha do sintoma diretor
sem escolha de sintoma diretor
por eliminação
mecânica
artística propriamente dita
Analise os seguintes sintomas variabilidade, contradição, triste, choro, gentil, dócil, necessidade de ar livre, eliminações espessas, verde-amareladas, sem sede e sempre com muito frio, cefaléia devido a excesso de trabalho, pálpebras inflamadas, aglutinadas, orgéolo, aversão à comida gordurosa, flatulência, não tem duas evacuações semelhantes.Esses são sintomas característicos de:
silicea
pulsatilla
ignatia amara
staphysagria
phosphorus
Perturbações crônicas reumáticas, artríticas e paralíticas com dores dilacerantes, repuxantes nos tecidos musculares e fibrosos com deformações articulares, perda progressiva da força muscular, contrações nos tendões; pele com verrugas, principalmente no rosto, ptose palpebral, incontinência urinária são sinais e sintomas característicos de:
Plumbum metallicum
Thuya occidentalis
Causticum
Sepia
Phosphorus
Uma pessoa com depressão fala em cometer suicídio, mas muito medo da morte. Essa pessoa tem cefaléia violenta que agrava à noite, muita fotofobia, hipertensão arterial, palpitação, otorréia, ozena. Esses são sintomas característicos de:
Aurum metallicum
Belladonna
Gelsemium
Hepar sulfur
Natrum muriaticum
Depressão cerebral, cansaço, vitalidade deficiente, letargia, anemia acentuada com prostração profunda, doenças crônicas com sintomas cerebrais e medulares, tremores, espasmos convulsivos e inquietação dos pés são sintomas característicos de:
Plumbum metallicum
Agaricus muscarius
Helleborus niger
Zincum metallicum
Tarentula hispania
Preparações medicamentosas, de uso homeopático, obtidas a partir de produtos biológicos, quimicamente indefinidos: secreções, exceções, tecidos e órgãos, patológicos ou não, produtos de origem microbiana, alergenos, são:
nosódios
sarcódios
organoterápicos
isoterápicos
bioterápicos
Imagine sujeitos mais freqüentemente magros do que gordos, agitados à noite com hiperatividade cerebral e loquacidade; tristes, melancólicos, deprimidos de manhã, especialmente ao acordar, face com olheiras e pálida mas também orgulhosos, desconfiados, ciumentos e mesmo vingativos. Essas são características do biótipo:
lachesis
lycopodium
phospphorus
sepia
silicea
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...