Lista completa de Questões sobre Homeopatia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É INCORRETO afirmar que, no processo de cura:
Jovem de dezoito anos, do sexo feminino, apresenta o quadro clínico de defici-ência de aprendizado, muito distraída na sala de aula, muito tímida, calada, não se manifesta na sala de aula, só se interrogada. A mãe diz que ela tem medo de errar, de cometer uma gafe ao falar, não sabe dar seqüência a um diálogo. Tranqüila dentro de casa, porém é muito tímida e insegura na rua, medo de conversar com as pessoas, as mãos suam muito e as pernas tremem. Durante toda a consulta, feita pela mãe, a paciente não pronunciou uma só palavra, cabisbaixa. Ultimamente, vem queixando-se de sensação de pêlo na língua, a mãe sempre examina a língua e não vê pêlo algum. De acordo com o quadro acima, marque o medicamento mais similar:
Paciente do sexo masculino queixa-se de dores generalizadas nas articulações, com sensação de adormecimento nas áreas afetadas. Também queixa sensação de frio e constrição nestas áreas. Relata que tem um prurido voluptuoso crônico na glande, que o induz a masturbação freqüente. Durante a consulta, se mostra altivo, discorre sobre alguns conhecimentos médicos e questiona a capacidade do médico.
Escolha o medicamento mais provável para o caso citado:
No § 77 do Organon, os transtornos da saúde ocasionados por influências evi-táveis, tais como abuso de bebidas alcoólicas, vício do tabaco, viver em lugares insalubres e excessivos esforços mentais ou físicos, são, segundo Hahnemann:
A paciente vem ao consultório com quadro clínico de artrite reumatóide, quei-xando grande sofrimento, apesar dos medicamentos alopáticos que vem to-mando durante alguns anos, ao todo em número de três, a saber, cloroquina, indometacina e predinisona.
Marque a conduta CORRETA nesse caso:
Individuo queixa-se de tonsilite recorrente, sempre com sensação dolorosa de lasca de madeira atravessando a garganta. É de temperamento tímido, insegu-ro nas decisões, sempre solicitando o apoio da esposa. Muito medroso, tem medos imaginários, medo de doença, medo do futuro, etc.; algumas vezes tem crises fóbicas, com ilusão de que as paredes de sua casa estão caindo. Além do mais, tem crises de hemorroidárias também com sensação dolorosa de uma lasca de madeira atravessando o ânus.
Marque o medicamento adequado para o caso citado:
Criança com quadro clínico de vômitos sucessivos e febre, que começou de madrugada. Ademais, apresenta sede intensa, bebendo em grandes quantida-des por vez, mas, assim que acaba de beber, vomita toda a água ingerida. Também exige que a água esteja gelada. A mãe relata que criança é muito afetuosa, dócil, tímida e medrosa; tem muito medo da noite, medos imaginários e também de coisas reais, como tempestade e relâmpagos.
Os medicamentos possíveis para esse quadro, de acordo com o grau de simili-tude decrescente, seriam:
O paciente relata ser muito frágil, de compleição delicada, tem sensação que seu corpo é como vidro, que uma simples pancada poderia quebrá-lo, por isso é muito medroso, não enfrenta um adversário em caso de briga, se acovarda. Também tem a impressão de que seu corpo é leve; à noite, ao deitar-se, tem a ilusão de que sua alma separa-se de seu corpo e flutua acima da cama. Tem feito psicoterapia, já tratou com psiquiatra, mas não tolerou os efeitos colaterais dos medicamentos, é muito sensível a medicamentos.
Marque medicamento adequado para o caso citado:
Num surto de cólera em determinada população, os indivíduos doentes apre-sentam os seguintes sintomas: febre, sede com ingestão de água em pequenas quantidades sorvidas com grande freqüência, diarréia profusa com sudorese, fezes aquosas, sanguinolentas, escoriantes e com odor cadavérico, além de grande sensação de debilidade e frio intenso generalizados.
Assinale o medicamento de MAIOR similitude para o quadro acima:
Criança de dez anos idade é trazida ao consultório e a mãe faz o seguinte rela-to: é uma criança muito inquieta, agitada, não tem um sono tranqüilo à noite, rola na cama de um lado para o outro. Muito ansiosa ao anoitecer e à noite, quando fica irritada. De alguns meses para cá, vem queixando dor nas articulações, principalmente quando fica descalça por muito tempo no chão frio. Também sente a dor quando toma chuva fria e ao resfriar-se, à noite, quando se descobre. Acorda pela manhã queixando as dores ao iniciar o movimento e se sente aliviada com a continuação do movimento, no decorrer do dia. O pediatra disse que é dor de crescimento. A dor também agrava por esforços durante as aulas de educação física, como se fosse estiramento muscular.
Assinale o medicamento CORRETO para o caso citado:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...