Lista completa de Questões sobre Intensiva para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente, de 25 anos, é admitida com história de palpitação com início súbito há cerca de 30min. Refere história prévia de taquicardia, necessitando atendimento em SE. Seu ECG revela a presença de taquicardia (180 bpm) com QRS estreito sem identificação de onda P. Foi realizado manobra vagal sem, contudo, haver reversão da arritmia ou redução da freqüência cardíaca. A conduta terapêutica preferencialmente utilizada é:
Um paciente com IAM inferior apresenta, no 3o dia de evolução, intensa dispnéia, estertores pulmonares e SS ++/+6 no FM e BEE. O RX do tórax revelou congestão hilar bilateral. A complicação mais provável neste paciente é:
Identifique a opção que apresenta a associação correta:
Em relação ao TCE, pode-se afirmar que:
Paciente diabético, de 65 anos, é admitido na UTI com desidratação severa e alteração de consciência. A glicemia é 620 mg% e o Na+ =160 mEg/L. Não há respiração de Kussmaull, nem hálito cetônico. Um exame importante nesta situação é:
A causa mais comum de coma em UTI é:
traumática
vascular
tóxico-metabólica
infecciosa
O índice prognóstico APACHE II utiliza os seguintes critérios:
idade, variáveis fisiológicas e doença preexistente.
variáveis fisiológicas, doença crônica e idade
variáveis fisiológicas, doença crônica e intervenções terapêuticas
variáveis fisiológicas, doença crônica e falências orgânicas.
Paciente de 47 anos de idade, sem acompanhante, admitido na UTI em coma, apresentando miose bilateral, hipersecreção brônquica, broncoespasmo e bradicardia. A gasometria arterial revelou acidose metabóica e hipoxemia. O diagnóstico mais provável é intoxicação por:
barbitúricos
monóxido de carbono
organofosforados
antidepressivos tricíclicos
Paciente de 35 anos de idade, com história de alcoolismo e quadro de náuseas, vômitos e fraqueza muscular. O exame físico revelou diminuição do turgor da pele, ausculta cardiopulmonar normal e PA supina de 130x80 mmHg e em ortostase de 100x70 mmHg. Os resultados de exames laboratoriais foram: sódio: 130 mnEq/L; potássio: 2,3 mEq/L; cloro: 75 mEq/L; bicarbonato: 40 mEg/L; creatinina: 2,8 mg/dL; pH sérico: 7,54; PCO2: 48 mmHg; PO2: 90 mmHg. O distúrbio ácido-básico inicial é:
acidose metabólica
alcalose metabólica
alcalose respiratória
acidose respiratória
São causas de insuficiência respiratória hipercápnica:
miastenia gravis e infecção por Pneumocystis carinii
embolia pulmonar e tamponamento cardíaco
insuficiência cardíaca e asma brônquica
traumatismo cranioencefálico e miastenia gravis
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...