Lista completa de Questões sobre Mastologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito às afecções ginecológicas associadas à infecção pelo HIV, julgue os itens a seguir. Suponha que uma paciente soropositivo para HIV, de trinta e dois anos de idade, apresente quadro de candidíase vulvovaginal crônica com vários episódios de recorrência relatados e que sua cultura de resíduo vaginal tenha mostrado presença de Candida albicans. Nesse caso, pode-se realizar profilaxia dos episódios de recorrência por uso mensal de óvulos de isoconazol no período pré-menstrual.
Gestante de 36 anos de idade, com IMC = 29, com perda fetal a termo prévia inicia pré-natal de gestação não planejada.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Estabelece-se dieta e tratamento com insulina, sempre programando a interrupção da gestação para evitar morte fetal intrauterina, se confirmado o diagnóstico de diabetes gestacional, segundo o manual de gestação de alto risco do Ministério da Saúde.No que diz respeito às afecções ginecológicas associadas à infecção pelo HIV, julgue os itens a seguir. O tratamento do herpes vírus simples em pacientes imunossuprimidas pode ser feito com os medicamentos valaciclovir, aciclovir e famciclovir, entretanto, em alguns casos, pode ser necessária a administração de doses maiores do que as classicamente recomendadas, ou maior duração do tratamento.
Gestante de 36 anos de idade, com IMC = 29, com perda fetal a termo prévia inicia pré-natal de gestação não planejada.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Considera-se rastreio positivo para diabetes gestacional, segundo o manual de gestação de alto risco do Ministério da Saúde.No que diz respeito às afecções ginecológicas associadas à infecção pelo HIV, julgue os itens a seguir. A vaginose bacteriana decorre do desequilíbrio entre a flora vaginal anaeróbia e os lactobacilos. O tratamento para essa condição só deve ser realizado em pacientes sintomáticas.
Gestante de 29 semanas e um dia comparece a consulta no pronto atendimento por apresentar cefaleia e escotomas. Realizava pré-natal normal com seis consultas. Ao exame, apresentava PA de 140 mmHg x 90 mmHg, altura uterina de 23 cm, BCF de 140 bpm e colo fechado ao exame físico.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A idade materna avançada, a primigestação e a nova paternidade são fatores de risco para essa situação.Uma paciente de vinte e oito anos de idade, G2P1, compareceu ao pronto atendimento da maternidade, em 23/12/2014, queixando-se de contrações. A paciente relatou que a data da sua última menstruação fora 5/5/2014 e negou patologias prévias à gestação. No exame físico, apresentou-se em bom estado geral, eupneica, acianótica, anictérica, lúcida e orientada. A avaliação da paciente permitiu que se identificassem pressão arterial de 175 mmHg × 100 mmHg, frequência cardíaca de 80 bpm, edema de membros inferiores +/++++, altura de fundo uterino de 32 cm, situação fetal longitudinal, com dorso à esquerda, batimentos cardíacos fetais de 144 bpm rítmico, dinâmica uterina de 02/10/30 e toque vaginal resultado em colo apagado 80%, dilatado 4 cm 5 cm, apresentação pélvica em plano 0 De Lee.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A hipótese diagnóstica para essa paciente é de trabalho de parto prematuro associado à doença hipertensiva específica da gestação, sendo indicada como conduta mais apropriada a análise laboratorial de hemograma, níveis de bilirrubinas, aspartato aminotransferase, alanino aminotransferase e proteinúria; seguida do emprego de sulfato de magnésio em dose de ataque de 4g, corticoterapia e interrupção da gestação.Gestante de 29 semanas e um dia comparece a consulta no pronto atendimento por apresentar cefaleia e escotomas. Realizava pré-natal normal com seis consultas. Ao exame, apresentava PA de 140 mmHg x 90 mmHg, altura uterina de 23 cm, BCF de 140 bpm e colo fechado ao exame físico.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A possibilidade de CIUR, se confirmada, seria provavelmente do tipo simétrico.Uma paciente de vinte e oito anos de idade, G2P1, compareceu ao pronto atendimento da maternidade, em 23/12/2014, queixando-se de contrações. A paciente relatou que a data da sua última menstruação fora 5/5/2014 e negou patologias prévias à gestação. No exame físico, apresentou-se em bom estado geral, eupneica, acianótica, anictérica, lúcida e orientada. A avaliação da paciente permitiu que se identificassem pressão arterial de 175 mmHg × 100 mmHg, frequência cardíaca de 80 bpm, edema de membros inferiores +/++++, altura de fundo uterino de 32 cm, situação fetal longitudinal, com dorso à esquerda, batimentos cardíacos fetais de 144 bpm rítmico, dinâmica uterina de 02/10/30 e toque vaginal resultado em colo apagado 80%, dilatado 4 cm 5 cm, apresentação pélvica em plano 0 De Lee.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Na situação descrita, deve-se inibir o trabalho de parto prematuro da paciente, iniciar tratamento com sulfato de magnésio, para prevenir eclampsia, e prescrever corticoterapia para prevenir complicações respiratórias fetais.Gestante de 29 semanas e um dia comparece a consulta no pronto atendimento por apresentar cefaleia e escotomas. Realizava pré-natal normal com seis consultas. Ao exame, apresentava PA de 140 mmHg x 90 mmHg, altura uterina de 23 cm, BCF de 140 bpm e colo fechado ao exame físico.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O controle da pressão está indicado no caso descrito, sendo a metildopa a droga de primeira escolha.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...