Lista completa de Questões sobre Mastologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de quarenta e seis anos de idade, do sexo masculino, queixava-se de queimação retroesternal, disfagia e desconforto retroesternal. Ele apresentou índice de massa corpórea igual a 33 e estava em uso irregular de inibidor de bomba de prótons. Várias endoscopias realizadas anteriormente demonstravam a presença de esofagite erosiva por refluxo e de hérnia hiatal por deslizamento de médio tamanho. A manometria esofágica demonstrou a presença de esfíncter inferior do esôfago intratorácico, de pequeno tamanho e hipotônico, associado a distúrbio hipocontrátil leve do corpo do esôfago. O paciente procurou o serviço médico para avaliação quanto à possibilidade de tratamento cirúrgico da doença do refluxo gastresofágico.
A propósito desse caso clínico e aos diversos aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.
Os achados da manometria esofágica do paciente em questão devem estar relacionados a uma esofagite por refluxo mais grave.Um paciente de quarenta e seis anos de idade, do sexo masculino, queixava-se de queimação retroesternal, disfagia e desconforto retroesternal. Ele apresentou índice de massa corpórea igual a 33 e estava em uso irregular de inibidor de bomba de prótons. Várias endoscopias realizadas anteriormente demonstravam a presença de esofagite erosiva por refluxo e de hérnia hiatal por deslizamento de médio tamanho. A manometria esofágica demonstrou a presença de esfíncter inferior do esôfago intratorácico, de pequeno tamanho e hipotônico, associado a distúrbio hipocontrátil leve do corpo do esôfago. O paciente procurou o serviço médico para avaliação quanto à possibilidade de tratamento cirúrgico da doença do refluxo gastresofágico.
A propósito desse caso clínico e aos diversos aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.
Um tratamento cirúrgico de escolha indicado para esse caso seria a fundoplicadura videolaparoscópica à Nissen-Rossetti.Um paciente de setenta e oito anos de idade procurou o serviço médico após vários episódios de pneumonia. O idoso queixava-se de regurgitação, disfagia e halitose. O exame radiológico digital contrastado do esôfago demonstrou a presença de divertículo faringoesofágico de 5 cm de diâmetro.
Com referência a esse caso clínico e considerando os aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.
O divertículo faringoesofágico é originário da falta de coordenação entre a contração da faringe e o tempo de abertura do esfíncter superior do esôfago ou da presença de esfíncter superior do esôfago hipotônico.Um paciente de setenta e oito anos de idade procurou o serviço médico após vários episódios de pneumonia. O idoso queixava-se de regurgitação, disfagia e halitose. O exame radiológico digital contrastado do esôfago demonstrou a presença de divertículo faringoesofágico de 5 cm de diâmetro.
Com referência a esse caso clínico e considerando os aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.
Uma abordagem alternativa para tratamento desse paciente é a diverticulectomia transoral por via endoscópica.Um paciente de setenta e oito anos de idade procurou o serviço médico após vários episódios de pneumonia. O idoso queixava-se de regurgitação, disfagia e halitose. O exame radiológico digital contrastado do esôfago demonstrou a presença de divertículo faringoesofágico de 5 cm de diâmetro.
Com referência a esse caso clínico e considerando os aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.
A diverticulectomia é suficiente para a resolução desse quadro clínico.Julgue os próximos itens, relativos aos tumores da tireoide. Entre os tipos de câncer de tireoide, o que apresenta melhor prognóstico é o câncer papilífero.
Julgue os próximos itens, relativos aos tumores da tireoide. O tumor papilífero da tireoide é o mais frequente, seguido pelos cânceres folicular e medular da tireoide.
Julgue os próximos itens, relativos aos tumores da tireoide. O câncer papilífero de tireoide tem disseminação predominantemente hematogênica, com acometimento preferencial dos pulmões e ossos.
Uma paciente de trinta anos de idade, eutireoidiana, que apresentava nódulo solitário de 1,5 cm de diâmetro no lobo esquerdo da tireoide, sem sinais de acometimento glanglionar, com, pelo menos, seis meses de evolução, foi submetida à tireoidectomia parcial acompanhada de istmectomia. O resultado do exame histopatológico revelou carcinoma papilífero da tireoide.
Com base no caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
A tireoidectomia total é a conduta cirúrgica preferencialmente adotada em casos clínicos como o descrito.Uma paciente de trinta anos de idade, eutireoidiana, que apresentava nódulo solitário de 1,5 cm de diâmetro no lobo esquerdo da tireoide, sem sinais de acometimento glanglionar, com, pelo menos, seis meses de evolução, foi submetida à tireoidectomia parcial acompanhada de istmectomia. O resultado do exame histopatológico revelou carcinoma papilífero da tireoide.
Com base no caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
No acompanhamento pós-operatório, a referida paciente deverá ser submetida à dosagem periódica de tireoglubulina, calcitonina e antígeno carcinoembriogênico (CEA).{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...