Lista completa de Questões sobre Mastologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É uma lesão composta por uma combinação anormal de elementos do tecido ou uma proporção anormalmente presente no local, formada por quantidade variável de tecido glandular, gordura e tecido conectivo fibroso. Relativamente incomum, ocorre mais frequentemente nas mulheres em pósmenopausa. No exame clínico, pode estar bem definido ou indistinto, mas é normalmente macio e não difere em textura do parênquima que circunda a mama. Pode ter uma aparência mamográfica clássica. É considerado tumor benigno de mama. Trata-se de
hematoma.
hamartoma.
fibroadenoma.
esteatonecrose.
cisto.
As mudanças cíclicas dos níveis de hormônios esteroides sexuais durante o ciclo menstrual influenciam a morfologia da mama. Sob a influência dos hormônios estimulantes do folículo e dos hormônios luteínicos, durante a fase folicular do ciclo menstrual, níveis crescentes de estrogênio secretado pelos folículos de Graaf estimulam a proliferação do(a)
secreção PIF.
lactogênio placentar.
epitélio da mama.
corpúsculo de Donné.
prolactina.
Com referência aos músculos da mama, é correto afirmar que
o músculo peitoral maior surge da face interior das terceira e quarta costelas e se insere na borda medial da superfície superior do processo coracoide da escápula.
a preservação do nervo para o músculo peitoral menor, quando ele passa na direção descendente, é essencial para se evitar a escápula alada e a perda de força do ombro.
o músculo serrátil anterior estabiliza a escápula na parede peitoral.
o músculo grande dorsal é caracterizado por uma origem estreita, vindo do processo espinoso e de ligamentos supra-espinosos da quinta vértebra torácica ascendente, incluindo todas as vértebras sacrais.
o músculo oblíquo do externo, nas suas origens das quinta, sexta e sétima costelas, se intercruza com a origem do músculo grande dorsal.
L.B., 35 anos, sexo feminino, após cirurgia para extração de câncer na mama, durante a decisão sobre a reconstrução da mama e análise de risco-benefício, orientada pelo médico especialista para enxerto de células-tronco no seio mutilado, retiradas do corpo da própria paciente, livres de polêmicas que envolvam a ética por não serem provenientes de embriões. A alternativa proposta pelo médico não conflita com o campo que, entre outros, investiga as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana. Este campo é
Direito de Família.
Ciências Humanas.
Bioética.
Bioquímica.
Bioquímica.
Estima-se que somente 30% dos casos de câncer de mama são explicados por fatores de risco conhecidos. É correto afirmar que pode reduzir o risco de câncer de mama
o aumento de peso durante a vida adulta.
o uso de terapia de estrogênio a longo prazo.
a primeira gravidez em idade precoce.
a substituição de gordura não-monossaturada por manteiga e margarina.
evitar a ingestão de complexo vitamínico contendo ácido fólico.
Selecionada, bebê nasce na Inglaterra sem gene para câncer de mama trata-se de manchete em jornal londrino divulgada em passado relativamente recente.
Muitos estudos têm sido realizados acerca da relação entre a genética e o câncer de mama. Estudos vêm estabelecendo uma correlação direta entre a presença de mutações germinativas em genes de suscetibilidade e o desenvolvimento do câncer de mama e ovário. Parcela significativa da doença está associada à herança de mutações altamente penetrantes nos genesCIC.
FUBP1.
BRCA.
STAG2.
p53.
A fisioterapia descongestiva completa FDC é um programa que inclui cuidados com a pele, suaves massagens específicas, conhecidas como drenagem linfática manual, bandagens compressivas e exercícios terapêuticos, com a aplicação de bandagens locais. Esse programa é especialmente indicado para o tratamento de
tumor filoide.
sarcoma.
ginecomastia.
linfedema.
reposição hormonal.
O linfonodo sentinela é definido como o primeiro linfonodo que drena um câncer. A biopsia do linfonodo sentinela oferece a possibilidade de uma identificação fidedigna de pacientes com acometimento de linfonodos axilares. É uma técnica apropriada para pacientes
com axila negativa ou positiva.
com tumor maior de 5cm.
com tumor avançado localmente.
que precisem da predição com acurácia da presença ou ausência de metástases axilares.
que receberam quimioterapia pré-operatória.
Sobre as recidivas locais pós-cirurgias, é correto afirmar que
a grande maioria das pacientes que experimentam uma recorrência local após mastectomia não desenvolve metástases à distância.
os fatores prognósticos são desfavoráveis e dificilmente há sobrevida após a recorrência local.
os efeitos colaterais da falta de controle da recorrência local podem ser altamente desconfortáveis e com frequência provocam diretamente a morte.
a recorrência na mama após tratamento conservador e radioterapia tem melhor prognóstico do que as recorrências após a mastectomia.
pacientes com envolvimento da pele no momento da reincidência usualmente não experimentam recorrência rápida na parede torácica após a mastectomia.
A anestesia geral em cirurgia de câncer de mama durante a gravidez é difícil devido a vários fatores, incluindo
I. aumento do volume sanguíneo. II. aumento do débito cardíaco. III. aumento da contagem de plaquetas e níveis de fibrinogênio. IV. hipervascularidade da mucosa do sistema respiratório. É correto o que se afirma emI, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...