Lista completa de Questões sobre Mastologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Estudos mostram que ocorre desenvolvimento do linfedema em aproximadamente 15 a 20% das pacientes após o tratamento contra o câncer de mama, sendo esta considerada a maior sequela da doença. A deformidade física causada é perturbadora. Quase todos os estudos têm demonstrado que a incidência e o grau do linfedema estão co-relacionados à(aos)
hábitos inapropriados da paciente pós-cirurgia.
técnica do linfonodo sentinela.
extensão da dissecção da cirurgia.
preservação de 1cm de tecido gorduroso axilar inferior à veia axilar na cirurgia.
preservação de todo o tecido axilar medial, lateral e superior à veia na cirurgia.
Pode-se observar metástases do carcinoma de mama em uma variedade de órgãos. Os locais mais comuns de envolvimento metastático são
a pele e o útero.
o órgão genital e o fígado.
os ossos, os pulmões e o fígado.
o baço, os pulmões e a traqueia.
a pele e os ossos.
Em relação à imaginologia mamária, assinale a alternativa incorreta.
O ultrassom é tão seguro quanto a biopsia na diferenciação entre massas sólidas benignas e malignas.
O ultrassom deve ser utilizado para avaliar áreas específicas suspeitas pela mamografia ou pelo exame clínico.
O ultrassom não deve ser utilizado para rastreamento fora de um exame clínico.
A Ressonância Magnética (RM) é o melhor método para a avaliação de implantes mamários, para determinar se eles foram rompidos.
Tem havido interesse no uso da RM para diferenciar as lesões benignas das malignas, uma vez que quase todas as malignidades mostram uma intensificação na imagem após a infusão de gadolínio.
Em relação à aparência mamográfica do câncer de mama, analise as assertivas abaixo.
I. Um câncer de mama se apresenta como: uma massa; calcificações associadas; distorção arquitetural; assimetria de arquitetura, densidade do tecido ou dilatação ductal e mudanças de pele ou mamilo. II. Uma massa deve ser avaliada de acordo com o seu tamanho, formato, margens, localização e atenuação de raios X. III. Uma massa pode ser classificada em diversos formatos, como redondo, oval, lobulado ou irregular. IV. As calcificações que se formam nas estruturas acinares dos lóbulos são virtualmente sempre malignas. É correto o que se afirma em:I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV apenas.
II e IV, apenas.
Por ser o câncer de mama uma das malignidades mais comumente diagnosticadas nas mulheres e, portanto, está entre as ameaças mais sérias à saúde, intensifica-se a importância dada aos testes de rastreamento. É correto o que se afirma sobre a mamografia, exceto
o Colégio Americano de Radiologia criou o Relatório de Imagem da Mama e Banco de Dados (BIRAIDS), para criar uma linguagem universal, assim como um formato para radiologistas fazerem seus relatórios de resultados mamográficos.
o BI-RAIDS (Breast imaging reporting and data system) está dividido em categorias que expressam um determinado valor preditivo.
o BI-RAIDS identifica uma categoria 0, que é utilizada quando a análise está incompleta.
nos resultados mamográficos, mudanças benignas não pedem avaliações posteriores, enquanto mudanças que sugerem malignidade pedem intervenção.
o BI-RAIDS identifica uma categoria 2, que identifica a existência de uma anormalidade que é indeterminada, mas o risco de câncer é medido e uma biopsia deve ser considerada.
Dor na mama é um problema comumente relatado, tanto no exame feito por um agente de saúde como na clínica de mastologia. Em relação à dor mamária, analise as assertivas abaixo.
I. Em mulheres com mastalgia aguda, a nodularidade pode estar associada à dor, sendo que a extensão da nodularidade tem constantemente relação com a extensão da dor. II. O Danazol, uma antigonadotropina que age como um androgênio análogo, pode aliviar a dor na maioria dos casos. III. A bromocriptina, um inibidor da prolactina, pode reduzir significativamente a mastalgia. É correto o que se afirma emI, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
J. N., sexo feminino, 28 anos, paciente em fase de amamentação, em exame clínico mostra-se febril, mama apresentando infecção, dura, avermelhada e dolorida. Em pacientes sob tais circunstâncias, o organismo causador mais comum da infecção é o(a)
Escherichia coli.
Salmonella Enteritidis.
Listeria monocytogenes.
Staphilococcus aureus.
Clostridium botulinum.
O carcinoma in situ de mama subdivide-se em carcinoma ductal in situ (CDIS) e carcinoma lobular in situ (CLIS). É correto afirmar que o CLIS
é detectável pelo exame macroscópico.
é extremamente heterogêneo no aspecto histológico.
é uma lesão não invasiva surgindo dos lóbulos e dos ductos terminais da mama.
é uma lesão invasiva surgindo dos ductos coletores, seios lactíferos e alvéolos.
não é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer mamário bilateral, na ausência de sinais clínicos ou radiológicos.
Os distúrbios mamários benignos são grupos de lesões heterogêneos que clínica e radiograficamente cobrem o espectro de anormalidades mamárias. Sobre as doenças benignas de mama, é correto afirmar que
os fibroadenomas são tumores bem circunscritos, compostos de elementos epiteliais benignos com estroma esparso e discreto.
os adenomas são tumores bem circunscritos, compostos de elementos epiteliais benignos com estroma fazendo parte integral do tumor.
os papilomas intraductais solitários são tumores que tendem a ocorrer em pacientes mais jovens, caracterizam-se por serem menos associados à secreção mamilar e mais frequentemente periféricos e bilaterais.
os papilomas intraductais múltiplos são tumores dos ductos lactíferos maiores, mais frequentemente observados nas mulheres entre 30 e 50 anos.
as pacientes diabéticas, dependentes de insulina, desenvolvem ocasionalmente massas mamárias que ao exame histológico mostram traços característicos, como fibroses do tipo queloide densa, infiltrados linfocísticos em associação a ductos e lóbulos, vasculite linfocítica e fibroblastos epitelioides no estroma.
Tratando-se do exame físico da mama, é correto afirmar que
as mamas devem ser examinadas primeiramente com a paciente em posição supina ou decúbito dorsal. Sob tais condições, o braço ipsolateral da paciente fica apoiado para relaxar o músculo peitoral.
a pele da mama e do mamilo deve ser inspecionada cuidadosamente. O edema da pele da mama, quando presente, é frequentemente mais proeminente na metade superior da mama, principalmente no quadrante externo superior.
o exame dos nódulos axilares e supraclaviculares é etapa relevante como técnica a ser utilizada. A palpação dos nódulos da região é feita melhor com a paciente deitada.
exames dos mamilos devem incluir inspeção na simetria, retração e mudanças na aparência da pele.
tumores localizados superficialmente podem causar saliências no contorno da mama ou retração da pele que a recobre. Entretanto, tumores localizados mais profundamente dentro da parte da mama que envolve os septos fibrosos (ligamentos de Cooper) não causam retração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...