Questões sobre Medicina do Trabalho

Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um médico foi chamado à recepção, ao lado do seu consultório, para atender um senhor de 52 anos de idade, que, enquanto aguardava para ser atendido, teve perda súbita da consciência e caiu na sala de espera. Imediatamente, o médico solicitou ajuda, constatou inconsciência e ausência de respiração e pulso. Simultaneamente, a auxiliar de enfermagem trouxe rapidamente um desfibrilador externo manual monofásico, cujo monitor revelou o traçado mostrado abaixo. A secretária disse que o paciente estava agendado para homologação de atestado médico devido a internação recente por infarto do miocárdio.

A partir da situação clínica acima apresentada, julgue os itens que se seguem.

A desfibrilação deve ser aplicada com três choques sucessivos com as seguintes doses respectivamente: 200 J, 300 J e 360 J, até a reversão do ritmo apresentado.

  • C. Certo
  • E. Errado

As autoridades sanitárias do SUS receberam informações de um acidente ocorrido com um prensista de 18 anos de idade, que sofreu amputação do quarto e quinto quirodáctilos direitos; teve sua mão prensada ao colocá-la na zona de operação de uma prensa mecânica de engate por chaveta, acionada por comando bimanual. O acidente ocorreu enquanto o trabalhador tentava ajustar uma peça mal posicionada, após sete horas de trabalho. Trabalhava na empresa há uma semana. A equipe de vigilância em saúde do trabalhador dirigiu-se à empresa para investigar o acidente e verificou que o sistema de comando bimanual não apresentava defeito. De acordo com a situação supracitada, é correto afirmar:

  • A. A investigação do acidente deve demonstrar que houve falta de capacitação do trabalhador para operar o comando bimanual; o acionamento correto deste dispositivo é suficiente para garantir a segurança neste tipo de prensa.
  • B. As prensas mecânicas de engate por chaveta devem operar com ferramenta fechada ou com enclausuramento da zona de prensagem, que impeçam o acesso das mãos e dedos à zona de risco. As autoridades sanitárias devem afirmar que a instalação de cortina de luz não garante a proteção do trabalhador neste tipo de prensa.
  • C. O comando bimanual deve estar associado à instalação de uma cortina de luz; a empresa deve realizar treinamento para que o prensista evite distrações e preste o máximo de atenção na operação, além de instruí-lo a operar corretamente o comando bimanual.
  • D. Caso não haja dispositivo de parada de emergência para interromper a descida do martelo da prensa, a equipe de vigilância deve orientar a empresa para providenciá-lo, associando-o ao uso do comando bimanual.
  • E. O trabalhador apresentou fadiga, o que contribuiu para a ocorrência do acidente; deve ter períodos de pausas e capacitação técnica; o sistema de proteção da prensa deve conjugar comando bimanual, cortina de luz, dispositivo de parada de emergência e afastador de mãos.

As doenças podem ser classificadas segundo sua relação com o trabalho. Segundo Schilling, o Grupo III corresponde a doenças nas quais o trabalho é provocador ou desencadeador de um distúrbio latente ou preexistente. Entre elas, não se inclui:

  • A.

    Câncer

  • B.

    Asma

  • C.

    Bronquite crônica

  • D.

    Rinite alérgica não ocupacional.

Um senhor com 62 anos de idade, obeso, hipertenso e portador de fibrilação atrial crônica, apresentou subitamente diminuição da força nos membros superior e inferior esquerdos, com desvio de rima à direita, há 2 horas. O exame físico revelou pressão arterial de 172 mmHg × 94 mmHg, frequência cardíaca de 88 bpm e ritmo cardíaco irregular. O paciente está consciente e orientado no tempo e espaço, com hemiparesia esquerda completa proporcionada, com redução da força muscular e desvio de rima à direita. Os demais dados do exame físico e neurológico não apresentam alterações significativas. O resultado da glicemia capilar foi de 103 mg/dL. Ao término da avaliação clínica, o paciente apresentou um episódio de crise convulsiva generalizada.

Com base nesse caso clínico, julgue os próximos itens.

Indica-se a administração de fenitoína endovenosa como medicamento de escolha para controle imediato da crise convulsiva generalizada apresentada pelo paciente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trabalhador recém-contratado de uma empresa de reciclagem de sucatas utilizou maçarico para cortar peças metálicas provenientes da tubulação de uma usina hidrelétrica. Poucas horas após ter iniciado a operação, queixou-se de fortes dores abdominais e interrompeu o trabalho; no pronto socorro, a hipótese diagnóstica foi de apendicite aguda, mas o procedimento de laparotomia exploradora não evidenciou nenhuma alteração. Posteriormente, foi realizado um exame toxicológico que confirmou alterações decorrentes de exposição maciça a chumbo; no entanto, o trabalhador foi a óbito devido a complicações da cirurgia. Com base nos dados, é correto concluir:

  • A. O trabalhador apresentou alterações nos níveis de chumbo sanguíneo, que é um indicador biológico de efeito; o empregador deve emitir CAT com informação de óbito por doença profissional.
  • B. O trabalhador apresentou alterações nos níveis de ALA-U (ácido delta amino levurínico), que é um indicador da dose interna do chumbo; o empregador deve emitir CAT com diagnóstico de doença profissional e o hospital deve preencher a declaração de óbito por complicações cirúrgicas.
  • C. A CAT deve ser emitida pelo empregador devido à ocorrência de acidente de trabalho por exposição a chumbo, com informação da data de óbito do trabalhador.
  • D. Houve um acidente de trabalho devido à intoxicação por chumbo, mas a CAT com informação de óbito não precisa ser emitida, pois a morte do trabalhador foi atribuída a complicações decorrentes da cirurgia.
  • E. O trabalhador apresentou alteração de chumbo sanguíneo e urinário, mas não houve tempo hábil para o registro no INSS, pois o óbito ocorreu em seguida. Fica dispensada a emissão da CAT por doença relacionada ao trabalho caso tenham se passado mais de vinte e quatro horas desde o início dos sintomas.

As doenças podem ser classificadas segundo sua relação com o trabalho. Segundo Schilling, o Grupo II corresponde a doenças nas quais o trabalho é um fator de risco, contributivo, mas não necessário. Entre elas, não se inclui:

  • A.

    Doença coronariana.

  • B.

    Doenças do aparelho locomotor.

  • C.

    Doenças mentais.

  • D.

    Varizes de membros inferiores.

Um senhor com 62 anos de idade, obeso, hipertenso e portador de fibrilação atrial crônica, apresentou subitamente diminuição da força nos membros superior e inferior esquerdos, com desvio de rima à direita, há 2 horas. O exame físico revelou pressão arterial de 172 mmHg × 94 mmHg, frequência cardíaca de 88 bpm e ritmo cardíaco irregular. O paciente está consciente e orientado no tempo e espaço, com hemiparesia esquerda completa proporcionada, com redução da força muscular e desvio de rima à direita. Os demais dados do exame físico e neurológico não apresentam alterações significativas. O resultado da glicemia capilar foi de 103 mg/dL. Ao término da avaliação clínica, o paciente apresentou um episódio de crise convulsiva generalizada.

Com base nesse caso clínico, julgue os próximos itens.

Visando à prevenção de hipoglicemia e ao aumento da área funcionalmente comprometida do parênquima cerebral, o paciente em questão deve receber intensa hidratação com solução glicosada intravenosa a 5%.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um trabalhador, cuja atividade principal é o processamento eletrônico de dados em terminais de vídeo, apresentou quadro clínico inicial de tendinite em punhos, que foi identificado como LER/DORT. Foi encaminhado pelo médico assistente à Previdência Social, devido à necessidade de afastamento de 30 dias. Não foi emitida CAT pelo empregador. É correto afirmar que

  • A. o trabalhador receberá auxílio-acidente, pois o caso é de LER/DORT.
  • B. o trabalhador poderá ter a concessão de benefício em espécie não acidentária após a realização da perícia médica, inclusive por período de tempo menor do que o solicitado pelo médico assistente.
  • C. a Previdência Social poderá julgar que o caso é de doença relacionada ao trabalho e, por meio do estabelecimento do Nexo Técnico Epidemiológico, emitir a CAT.
  • D. é de total responsabilidade do INSS manter o trabalhador afastado até que a empresa encontre um local adequado para readaptá-lo, de acordo com o princípio da equidade.
  • E. a perícia do INSS deverá indeferir o benefício, pois o empregador não emitiu a CAT.

As doenças podem ser classificadas segundo sua relação com o trabalho. Segundo Schilling, o Grupo I corresponde a doenças nas quais o trabalho é causa necessária. Entre elas, não se inclui:

  • A.

    Silicose

  • B.

    Dermatite de contato alérgica

  • C.

    Intoxicação por chumbo

  • D.

    Catarata em trabalhadores expostos à radiação infravermelha.

Julgue os itens subsecutivos, a respeito das parasitoses intestinais.

No Brasil, os parasitas mais comumente encontrados nas crianças em idade pré-escolar e escolar são o Strongyloides stercoralis e o Enterobius vermicularis.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...