Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do tratamento da água, julgue os itens subsequentes.
No processo de desinfecção da água, o cloro é o elemento químico amplamente utilizado, embora não seja encontrado em estado puro na natureza.
Acerca do tratamento da água, julgue os itens subsequentes.
Em uma estação de tratamento de água, as impurezas da água são retidas ou removidas exclusivamente por meio de destilação.
A NR 7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e de implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). De acordo com esse programa, o(s)
médico coordenador do PCMSO é responsável por sua efetiva implementação e zelo pela sua eficácia.
coordenador do PCMSO deverá ser somente um médico do trabalho.
empregador deverá custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO, exceto no caso de exame admissional para as empresas de grau de risco 1 e 2.
PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores.
prontuários clínicos individuais dos empregados são responsabilidade da empresa; seu preenchimento é delegado ao médico coordenador do PCMSO e deverão ser mantidos, por período mínimo de 20 anos, após o desligamento do trabalhador.
Acerca do tratamento da água, julgue os itens subsequentes.
As estações de tratamento de água aplicam técnicas de purificação da água por meio de processo técnico industrial em que se utilizam a decantação, a filtração e a desinfecção como meios básicos na eliminação de microorganismos patogênicos.
A NR1 dispõe que NÃO cabe ao empregado
cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador.
usar o EPI fornecido pelo empregador.
submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras - NR.
colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras - NR.
adquirir, às suas expensas, o EPI adequado se a empresa não dispõe, para sua atividade específica.
Acerca do tratamento da água, julgue os itens subsequentes.
A água de superfície, pela sua natureza, já é, por si só, potável, não necessitando, portanto, de tratamento.
Considerando-se a NR6, quanto ao EPI, NÃO cabe ao empregador
exigir seu uso.
adquirir o equipamento adequado ao risco de cada atividade.
substituir, tão logo seja possível, quando danificado ou extraviado.
orientar e treinar o trabalhador sobre o seu uso adequado, guarda e conservação.
registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.
Um paciente de 61 anos de idade, tabagista desde os 15 anos de idade, há quatro meses tem tosse produtiva e dispnéia aos médios esforços. Relata quadro semelhante no ano passado, no outono e inverno. No exame, apresentou PA de 110 mmHg × 70 mmHg, FC de 82 bpm, FR de 24 rpm. Bom estado geral, eupnéico, acianótico, com roncos e sibilos difusos bilateralmente. Ritmo cardíaco regular, 2T, bulhas normofonéticas, sem sopros e extremidades sem edema.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
No quadro clínico descrito, o uso de corticoide por via oral apresentará melhores resultados, promovendo maior tolerância ao esforço e menor incidência de hipertensão pulmonar, quando comparado ao corticoide por via inalatória.
Durante o exame clínico, o médico do trabalho deve estar atento não só às doenças, ocupacionais ou não, mas também a práticas que podem apontar para fatores que determinam acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que impactam na sinistralidade da empresa, tanto pelo aspecto trabalhista como pelo previdenciário.Nessa linha, Dejours postula que
Segundo esta abordagem, qual procedimento está em DESACORDO com o comportamento esperado daqueles que se enquadram na ideologia defensiva profissional?
Não utilização deliberada dos EPI indicados.
Negação de existência do risco.
Convivência com o risco negando suas causas.
Simulação de uso dos EPI, com emprego incorreto e inadequado.
Práticas de batismo de fogo ou rituais de iniciação de trabalhadores novatos.
De um lado, o grande número de acidentes do trabalho é grave problema social em nosso país. De outro, os estudiosos do tema no Brasil e no mundo têm criticado fortemente as conclusões de várias análises de acidentes conduzidas no âmbito de empresas e de algumas instâncias governamentais e as concepções teóricas e metodológicas que lhes dão suporte.
Ildeberto M. de Almeida e José M. J. Filho. Acidentes e sua prevenção.
RBSO, v. 32, n.º 115, jan./jun./2007, p. 8. Internet: <www.bvsms.saude.gov.br>.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se seguem.
Nos sistemas que conseguem bom desempenho em termos de confiabilidade e segurança, as estratégias que fracassam - e contribuem para o acidente - são as mesmas usadas na rotina ou atividade habitual, sobretudo como estratégias de regulação da variabilidade normal e incidental do sistema.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...