Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando os preceitos para o procedimento pericial, julgue os itens subseqüentes.
A Associação Médica Americana propõe critérios para avaliar a disfunção ou deficiência causadas pelos transtornos mentais e do comportamento em quatro áreas: limitações em atividades da vida diária; exercício de funções sociais; concentração, persistência e ritmo; deterioração ou descompensação no trabalho.
A respeito de várias patologias, julgue os itens de 64 a 75.
A indicação de benzodiazepínicos para o tratamento de lombalgia mecânica comum é devida à sua ação miorrelaxante.
O trabalho ocupa lugar importante na construção da saúde mental. O encontro entre o trabalhador e a situação de trabalho pode propiciar as condições para a auto realização ou levar ao sofrimento patológico em suas mais diversas formas. Fatores relacionados ao trabalho podem levar a transtornos mentais e do comportamento. Em relação à Síndrome do Esgotamento Profissional, é correto afirmar:
O diagnóstico desta síndrome não implica em história de trabalho característica com grande envolvimento subjetivo com o trabalho, função ou mesmo a profissão.
A prevalência de síndrome de esgotamento profissional em trabalhadores provenientes de ambientes de trabalho que passam por transformações organizacionais, como dispensa temporária do trabalho, tem diminuído.
A síndrome de esgotamento profissional caracteriza síndrome depressiva e/ou ansiosa, que pode estar associada a suscetibilidade aumentada para doenças físicas, uso de álcool ou outras drogas para obtenção de alívio de sintomas ou mesmo o suicídio.
A síndrome do esgotamento profissional não afeta profissionais que têm contato direto com o público em geral.
O diagnóstico desta síndrome implica história de trabalho característica com grande exclusão subjetiva com o trabalho, função ou mesmo a profissão.
Considerando os preceitos para o procedimento pericial, julgue os itens subseqüentes.
Para o INSS, os quadros de hipertensão arterial não podem ser relacionados com a atividade de trabalho.
A respeito de várias patologias, julgue os itens de 64 a 75.
O tratamento inicial da lombalgia mecânica comum é sempre conservador.
A perda auditiva de origem ocupacional tem sua ocorrência registrada desde a pré-história, mas seu interesse é de grande atualidade, principalmente por ter uma das maiores prevalências dentre as doenças profissionais ou do trabalho. Com relação à evolução e prognóstico da perda auditiva de origem ocupacional, é correto afirmar:
A perda auditiva induzida pelo ruído é irreversível, mas nunca ultrapassa os 80 dB nas baixas e médias freqüências.
A perda auditiva induzida pelo ruído é irreversível, mas nunca ultrapassa os 40 dB, em média, nas baixas e médias freqüências.
A perda auditiva induzida pelo ruído é reversível.
O tratamento clínico para restaurar a audição perdida é de difícil acesso.
A perda auditiva atinge sua maior intensidade após 15 anos de exposição.
Considerando os preceitos para o procedimento pericial, julgue os itens subseqüentes.
No procedimento pericial, as lesões do ombro na avaliação sob o ponto de vista estritamente médico e quanto ao grau de comprometimento funcional serão classificadas no grupo 1 quando os sintomas causarem muito pouco incômodo, a função das extremidades superiores for normal ou quase normal, não forem evidenciadas anomalias na exploração clínica e o paciente tiver autonomia total.
Acerca de alterações emocionais e psíquicas, bastante freqüentes em ambientes de trabalho, julgue os itens que se seguem.
O alcoolismo crônico pode induzir certos transtornos mentais, como demência, transtornos psicóticos, transtorno de ansiedade e alterações do sono.
Asma ocupacional é definida como obstrução reversível ao fluxo aéreo e/ou hiper–responsividade brônquica em decorrência de causas e condições atribuíveis a um determinado ambiente de trabalho e não a estímulos externos. Nota-se, porém o desencadeamento de crises por estímulos inespecíficos, tais como exercícios físicos, infecções e outros. Considerando trabalhadores de biotérios, padeiros e trabalhadores em refinarias ou soldadores, os respectivos agentes causadores de asma ocupacional são
alérgenos animais, cereais e metais.
alérgenos de peixe, látex e cloramina.
enzimas, cereais e poeiras de madeira.
cereais, glutaraldeído e metais.
alérgenos animais, poeiras de madeira e látex.
Julgue os itens a seguir, que tratam de aspectos relacionados à ergonomia.
Para alguns autores, com as mudanças na maneira de organizar a produção e o trabalho, três formas de saber estão sendo colocadas em prática no trabalho: saber fazer, saber ser e saber agir.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...