Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os fatores biomecânicos, que foram estudados na sua relação epidemiológica com as LER/DORT por Bernard (2000) e pelo NIOSH (1997), resultaram em fatores de risco específicos por região do corpo, conforme as seguintes associações:
Cotovelos: "fortes evidências para relação isolada com força".
Ombros: "fortes evidências para exposição combinada de força, repetição e postura".
Pescoço: "evidências convincentes de relação para exposição combinada de postura, repetição e vibrações".
Mão e punho: "fortes evidências de relação para exposição combinada de força, postura, repetição e vibrações".
Ombros: "evidências convincentes para exposição isolada a posturas ou vibrações".
Com relação a LER/DORT, julgue os próximos itens. Vários países viveram epidemias de LER/DORT nas últimas décadas. Uma exceção entre os países desenvolvidos foi o Japão, cujo sistema produtivo apresenta características protetoras da saúde dos operários na organização do trabalho.
Acerca da leishmaniose, julgue os seguintes itens. A LTA é causada por protozoários da família Tripanossomatidae, do gênero Leishmania, divididos em dois subgêneros, Leishmania e Viannia. No Brasil, no entanto, só há registros do subgênero Leishmania.
Quanto aos cânceres não melanocíticos, assinale a alternativa INCORRETA.
O carcinoma basocelular é o mais freqüente desses tumores.
São tumores causados pela ação da luz UV.
Atingem principalmente a face e apresentam crescimento rápido.
O carcinoma espinocelular corresponde a 20 a 25% desses tumores.
Compreendem o carcinoma basocelular e o espinocelular ou de células escamosas.
Com relação a LER/DORT, julgue os próximos itens. De acordo com a definição do INSS, as LER/DORT são resultado da combinação da sobrecarga das estruturas anatômicas do sistema osteomuscular com a falta de tempo para sua recuperação.
Acerca da leishmaniose, julgue os seguintes itens. A leishmaniose tegumentar americana (LTA), primariamente uma zoonose, é causada por diversos parasitas do gênero Leishmania e envolve grande variedade de mamíferos silvestres, reservatórios do parasita.
Quanto ao câncer de pele relacionado ao trabalho,
a doença de Bowen ocorre como lesão única em 35% dos casos e acomete com predominância pessoas com mais de 50 anos de idade.
o mais importante agente cancerígeno é a radiação solar, através da emissão de radiação UVA e UVB, sendo os trabalhadores de pele clara os mais susceptíveis.
a latência entre a exposição inicial e o aparecimento da lesão maligna depende somente da potência do agente cancerígeno e da suscetibilidade individual.
não existe a co-carcinogênese, exceto nos casos de doença de Bower.
o período de latência é de mais de dez anos para o aparecimento de lesões.
Considerando os dados da tabela acima, julgue os itens a seguir.
No ano 2002, no Brasil, o percentual das doenças do trabalho, dentro do universo dos acidentes de trabalho registrados, foi maior que o percentual encontrado no estado do Amazonas.A prevenção e o tratamento da AIDS são prioridades do Ministério da Saúde. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. Segundo o consenso 2006, pacientes com quadro de resistência múltipla às drogas anti-retrovirais deverão fazer o teste de fenotipagem antes da mudança do esquema terapêutico.
Com relação às perdas auditivas,
acredita-se que um ruído de 80 dB (A) seja inofensivo para a maioria das pessoas, a uma exposição máxima de 12 horas.
a otalgia é quase tão habitual no trauma acústico quanto na exposição continuada.
a ocorrência de perdas auditivas depende somente de fatores ligados ao indivíduo, às características do ruído e ao tipo de exposição.
a comprovação de recrutamento pode ser sugerida por baixos limiares de reflexos estapedianos, principalmente entre 3000 e 4000 Hz.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...