Questões sobre Médico da Família

Lista completa de Questões sobre Médico da Família para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao assunto Estratégia da Saúde da Família:

    A) O Programa Saúde da Família possui ações para a promoção e proteção da saúde, como também para a prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos, incluindo o diagnóstico e o tratamento.

    B) O PSF facilita a compreensão do paciente no contexto em que vive, como exemplo, as visitas domiciliares que possibilitam a identificação dos componentes de cada núcleo familiar.

    C) O Programa Saúde da Família é uma estratégia desenvolvida pelo Ministério da Saúde com o objetivo de oferecer atenção básica de forma mais resolutiva e humanizada.

    D) O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim de década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Norte do país em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao assunto Estratégia da Saúde da Família:

    A) O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim de década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Norte do país em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades.

    B) O Programa Saúde da Família possui ações para a promoção e proteção da saúde, como também para a prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos, incluindo o diagnóstico e o tratamento.

    C) O Programa Saúde da Família é uma estratégia desenvolvida pelo Ministério da Saúde com o objetivo de oferecer atenção básica de forma mais resolutiva e humanizada.

    D) O PSF facilita a compreensão do paciente no contexto em que vive, como exemplo, as visitas domiciliares que possibilitam a identificação dos componentes de cada núcleo familiar.

Quando da identificação em uma unidade básica de saúde de um caso de tuberculose pulmonar bacilífero, sem complicações clínicas maiores, o médico de família deve:

    A) transferir o paciente para ser acompanhado pelo enfermeiro da unidade

    B) encaminhar o paciente para um serviço de controle de tuberculose da unidade mais próxima.

    C)

    convocar, por carta ou telefonema à unidade, todos os membros da família para revisão junto à unidade.



    D) solicitar aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que compareçam ao domícilio do paciente, desenvolvam ações educativas e agendem consultas dos expostos à unidade.

O Programa Saúde da Família (PSF) é o modelo de organização da atenção primária (APS) adotado no Brasil em 1994. Elevado à condição de Estratégia Saúde da Família ao final dos anos 1990, na medida em que é reconhecido como a estratégia de reorientação da atenção básica brasileira, adota uma concepção de APS integral, pautada nas seguintes características: primeiro contato/porta de entrada, longitudinalidade, integralidade e coordenação de cuidado. Considerando esses quatro atributos essenciais da APS, analise qual deles se relaciona com exemplos abaixo de situações em que os mesmos são afirmados ou negados. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

Exemplo 1: Sheila, 41 anos, vai ao médico da UBS e se queixa de que sua menstruação tem sido mais volumosa nos últimos meses e acompanhada de dores intensas. Além disso, tem se sentido ansiosa e fragilizada emocionalmente, pois não percebe carinho e afeto por parte do esposo. Entretanto, é interrompida pelo médico: “Nesse caso, você precisa de um psicólogo. Vou fazer seu encaminhamento.”

Exemplo 2: Caio tem 04 anos e sua mãe o traz novamente à UBS, pois está, mais uma vez, com falta de ar e sibilância. O médico recupera as informações das últimas consultas no prontuário para buscar classificar adequadamente a asma brônquica e rever o tratamento.

Exemplo 3: Francisco tem 67 anos e é portador de múltiplas comorbidades: hipertensão, diabetes, osteoartrose e doença do refluxo gastroesofágico. Procura o médico da UBS porque diz não estar se dando bem com os anti-inflamatórios prescritos pelo reumatologista particular que procurou.

Exemplo 4: Aldemir, 65 anos, apresentou episódios de evacuação com discreta quantidade de sangue nas fezes nas últimas semanas, motivo pelo qual procurou a UBS. Todavia, foi informado de que a agenda de consultas seria aberta daqui a 15 dias e que até lá só havia possibilidade de encaixar urgências.

    A) Coordenação do Cuidado – Longitudinalidade – Integralidade – Porta de Entrada

    B) Longitudinalidade – Integralidade – Coordenação do Cuidado – Porta de Entrada

    C) Integralidade – Longitudinalidade – Coordenação do Cuidado – Porta de Entrada

    D) Coordenação do Cuidado – Integralidade – Porta de Entrada – Longitudinalidade

    E) Integralidade – Coordenação do Cuidado –Porta de Entrada – Longitudinalidade

A Portaria nº 2.436/2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, em relação ao Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), diz:
“Busca-se que essa equipe seja membro orgânico da Atenção Básica, vivendo integralmente o dia a dia nas UBS e trabalhando de forma horizontal e interdisciplinar com os demais profissionais, garantindo a ______________ do cuidado e a prestação de serviços diretos à população”.
Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a que completa corretamente a lacuna:

    A) integralidade

    B) longitudinalidade

    C) universalidade

    D) adstrição

    E) equidade

Com relação à Atenção Básica (AB), analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A AB, para que possa ser resolutiva, utiliza tecnologias de média complexidade e alta densidade para resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. ( ) A AB é a porta de entrada preferencial no sistema de saúde, sendo responsável pelo ordenamento da rede de atenção à saúde e pelo cuidado à população de sua área de abrangência. ( ) A AB orienta-se pelos princípios e diretrizes do SUS, a partir dos quais assume funções e características específicas.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – F – F.

    B) F – V – V.

    C) V – V – F.

    D) F – V – F.

    E) F – F – V.

Uma técnica de enfermagem da equipe de saúde da família, sabidamente vacinada contra hepatite B (três doses), foi submetida a teste laboratorial, visando investigar sua condição de imunidade para hepatite B. De acordo com os resultados dos testes sorológicos, podemos afirmar que

    A) se HBsAg negativo, anti-HBs negativo e Anti-HBc negativo, a técnica de enfermagem encontra-se imune devido à vacina contra hepatite B.

    B) se HBsAg negativo, anti-HBs positivo e Anti-HBc negativo, a técnica de enfermagem encontra-se imune devido à vacina contra hepatite B.

    C) se HBsAg negativo, anti-HBs positivo e Anti-HBc positivo, a técnica de enfermagem encontra-se suscetível à hepatite B.

    D) se HBsAg positivo, anti-HBs negativo, anti-HBc IgM positivo e Anti-HBc positivo, a técnica de enfermagem encontra-se imune devido à vacina contra hepatite B.

    E) se HBsAg positivo, anti-HBs negativo, anti-HBc IgM negativo e Anti-HBc positivo, a técnica de enfermagem encontra-se imune devido à vacina contra hepatite B.

Joaquina, 67 anos, aposentada, divorciada, com 3 filhos adultos e uma criança adotada, vem a consulta com seu médico de família e comunidade. Ela é hipertensa há 10 anos, tratada com captopril e indapamida. Diabética há 5 anos, em uso regular de metformina e glicazida. É fumante e encontra-se contemplativa para participar do grupo antitabaco. Parou de fazer caminhadas devido a fortes dores articulares nos dois joelhos, que pioraram após ganho de peso nos últimos anos. O médico muda captopril por enalapril devido à comodidade de doses e mantém os antidiabéticos. Encaminha Joaquina para o nutricionista do NASF com referência e orienta iniciar aulas de hidroginástica para controle das dores dos joelhos, além de prescrever acetaminofeno. Orienta que a paciente retorne com a contrarrreferência, para que possa ser dado o seguimento adequado. O atributo-chave da atenção primária à saúde que contempla o caso descrito é:

    A) Equidade.

    B) Regionalização.

    C) Hierarquização.

    D) Resolubilidade.

    E) Coordenação do cuidado.

Determinada família extensiva é composta por sete membros, que são: a esposa de 73 anos de idade (alfabetizada, hipertensa, obesa e aposentada); o esposo de 75 anos de idade (pedreiro aposentado, alfabetizado, hipertenso e diabético); o filho mais velho de 25 anos de idade (empregado, saudável, responsável pela manutenção da casa e pelos cuidados cotidianos com os pais); o filho do meio de 22 anos de idade (usuário de drogas, desempregado, que possui relação conflituosa com o irmão, é violento com os pais e manipula o avô para conseguir dinheiro para a manutenção do vício); a filha caçula de 19 anos de idade (desempregada, mãe solteira de uma bebê de 6 meses de vida, que está matriculada na creche do bairro, o que possibilita a continuidade dos estudos da mãe que está cursando pedagogia e contribui com a manutenção dos afazeres domésticos e com os cuidados com o avô); e um senhor de 92 anos de idade, pai da esposa de 73 anos, o qual, após amputação de um membro inferior, necessitou morar com os filhos e netos, pois tornou-se dependente para algumas AVDs e totalmente para as AIVDs. A casa possui três quartos, um banheiro, uma sala, uma cozinha e tem água encanada. No bairro, há coleta de lixo e rede de esgoto. Diante desse contexto, o médico de Família e Comunidade analisa, junto com o agente comunitário de saúde, os riscos da família.  

Com base nas informações apresentadas e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Drogadição, analfabetismo, depressão e desnutrição grave são sentinelas de risco a serem observadas para a Escala de Risco Familiar de Coelho-Savassi.

Determinada família extensiva é composta por sete membros, que são: a esposa de 73 anos de idade (alfabetizada, hipertensa, obesa e aposentada); o esposo de 75 anos de idade (pedreiro aposentado, alfabetizado, hipertenso e diabético); o filho mais velho de 25 anos de idade (empregado, saudável, responsável pela manutenção da casa e pelos cuidados cotidianos com os pais); o filho do meio de 22 anos de idade (usuário de drogas, desempregado, que possui relação conflituosa com o irmão, é violento com os pais e manipula o avô para conseguir dinheiro para a manutenção do vício); a filha caçula de 19 anos de idade (desempregada, mãe solteira de uma bebê de 6 meses de vida, que está matriculada na creche do bairro, o que possibilita a continuidade dos estudos da mãe que está cursando pedagogia e contribui com a manutenção dos afazeres domésticos e com os cuidados com o avô); e um senhor de 92 anos de idade, pai da esposa de 73 anos, o qual, após amputação de um membro inferior, necessitou morar com os filhos e netos, pois tornou-se dependente para algumas AVDs e totalmente para as AIVDs. A casa possui três quartos, um banheiro, uma sala, uma cozinha e tem água encanada. No bairro, há coleta de lixo e rede de esgoto. Diante desse contexto, o médico de Família e Comunidade analisa, junto com o agente comunitário de saúde, os riscos da família.  

Com base nas informações apresentadas e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Publicada em 2002, no 10o Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade, a Escala de Risco Familiar de Coelho-Savassi tem como objetivo determinar o risco social e de saúde das famílias adscritas a uma equipe de saúde, refletindo o potencial de adoecimento de cada núcleo familiar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...