Questões sobre Neurologia

Lista completa de Questões sobre Neurologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta em relação a Migrânea ou enxaqueca, classificada como uma das cefaleias primárias.

    A) O quadro não costuma ser familiar, pois são encontrados raros casos semelhantes em parentes próximos. Os episódios de dor podem se manifestar com intervalos de dias, semanas ou meses, somente na faixa etária da adolescência com predomínio no sexo feminino.

    B) O quadro costuma ser familiar, pois são encontrados casos semelhantes dos parentes próximos. Os episódios de dor podem se manifestar com intervalos de dias, semanas ou meses no pré-escolar, escolar e adolescente e nesse caso com predomínio no sexo feminino.

    C) O quadro costuma ser familiar, pois são encontrados casos semelhantes dos parentes próximos. Os episódios de dor podem se manifestar com intervalos de semanas na faixa etária do escolar e adolescência com predomínio nos casos de obesidade do sexo feminino.

    D) O quadro não costuma ser familiar, pois são raros casos semelhantes em parentes próximos. A migrânea com aura é a forma de apresentação mais frequente na infância, com predomínio no sexo masculino, antes do estirão puberal, ou seja, idade escolar.

    E) O quadro clínico não costuma ser familiar, pois são raros os casos semelhantes nos parentes próximos, mesmo se houver relato durante o período gestacional. A migrânea com aura é a forma de apresentação mais frequente na infância, no sexo masculino.

Macrocefalia é o crescimento anormal do perímetro cefálico (PC), com valores superiores a 2 desvios padrão acima do percentil 95 para sexo, raça, idade e idade gestacional.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

    A) A medição do PC deve ser realizada desde o nascimento até os 12 meses a cada 2 meses nas consultas pediátricas. A evolução do crescimento do PC ao longo do tempo pode ser fator informativo como indicador de encefalopatia aguda não evolutiva.

    B) A medição do PC deve ser realizada desde o nascimento até os 36 meses trimestralmente nas consultas pediátricas, por ser um fator informativo de doença neurológica e tendo em vista que essa é a idade limite para fechamento da fontanela anterior e posterior

    C) A medição do PC deve ser realizada desde o nascimento até os 36 meses e em todas as consultas pediátricas. A evolução do crescimento do PC ao longo do tempo é um fator informativo como indicador de doença neurológica.

    D) A medição do PC deve ser realizada desde o nascimento até os 36 meses nas consultas de puericultura, associada ao exame de USG cerebral que deve ser realizado 6 -12 e 18 meses, para detectar indicadores de doença neurológica, insidiosas.

    E) A medição do PC desde o nascimento nas consultas pediátricas, após os 12 meses de vida não se justifica, tendo em vista que a fontanela posterior se fecha aos 4 meses. O exame padrão ouro para monitoramento do PC deve ser o USG cerebral aos 4 meses de vida.

Lactente do sexo masculino, com 4 meses de idade inicia com quadro clínico caracterizado pela tríade: crises em espasmos, deterioração mental e atraso neuropsicomotor. O traçado eletroencefalográfico apresenta alterações tão específicas que recebe o nome de hipsarritmia.
O diagnóstico provável é:

    A) Síndrome de West

    B) Síndrome de Dravet

    C) Síndrome de Aicardi

    D) Síndrome de Ohtahara

    E) Síndrome de Lennox-Gastaut

Crises não epilépticas devem ser de conhecimento do pediatra, médico de família, neurologista e psiquiatra infantil, principalmente em serviços de emergência, evitando exames desnecessários e terapias iatrogênicas.
Em relação as crises não epiléticas, assinale a alternativa correta.

    A) As crises não epilépticas, podem ser classificadas como psicogênicas, aquelas associadas a problemas psicológicos primários ou secundários.

    B) As crises não epilépticas podem ser classificadas como psicogênicas, aquelas associadas a problemas fenômenos hipóxico-isquêmicos, e transtornos associados à migrânea.

    C) A clínica não distingue síncope de crise epiléptica portanto o uso EEG intercrítico é considerado padrão ouro para o diagnóstico síncope; conduta que deve ser priorizada sempre.

    D) As crises não epilépticas fisiológicas, estão associadas a fenômenos motores, comportamentais, comprometimento de consciência e “auras” e no DSM-V, são classificadas como transtorno factício.

    E) Nas crises não epilépticas psicogênicas, a crise de perda de fôlego pálida é a mais comum e costuma ocorrer predominantemente no sexo masculino após o período pré-escolar.

A cefaleia, popularmente conhecida como dor de cabeça, é uma das doenças mais comuns entre a população. Estima-se que 76% da população feminina e 57% masculina tenham pelo menos um episódio de dor de cabeça por mês. A classificação da Sociedade Internacional de Cefaleia reconhece mais de 150 tipos diferentes de dor de cabeça, que é um sintoma comum a diversas condições médicas. Em alguns casos, a dor de cabeça é o principal sintoma de uma condição na qual não são identificadas alterações estruturais, metabólicas, tóxicas ou infecciosas como causa. Com relação a cefaleia é correto afirmar:

    A) O diagnóstico correto das cefaleias depende principalmente de exames complementares de imagem.

    B) Alguns medicamentos são úteis para interromper uma crise de cefaléia, e mesmo quando consumidos em excesso ou por muito tempo não levam a complicações.

    C) A dor de cabeça é um sintoma que acompanha muitas doenças graves como infecções do sistema nervoso (chamadas meningites e encefalite), tumores, hemorragias intracranianas (rompimento de aneurismas, acidente vascular encefálico hemorrágico), isquemias, vasculites, trombose venosa, entre outras. No entanto, as dores de cabeça decorrentes de problemas graves como esses são minoria.

    D) Os sinais de alerta para as cefaleias primarias são: dor de início súbito, pior dor já referida pelo paciente, cefaleia associado à alterações de comportamento ou alterações na força e coordenação dos movimentos, associação de crises convulsivas, dor de cabeça frequente de início após a idade média de 60 anos.

No que se refere à cefaleia primária do tipo enxaqueca (migrãnea), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – O paciente pode apresentar fotofobia e fonofobia.

II – O paciente refere que a dor é pulsátil.

III – O tratamento profilático pode ser feito com Verapamil.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

A tabela hipotética a seguir apresenta resultado de um estudo que avaliou o efeito da Medicação X sobre a mortalidade do Acidente Vascular Cerebral:
Morte Não morte Total Letalidade Tratado com Medicação X 10 100 110 9,1% Não tratado com Medicação X 40 200 240 16,7%

Diante do exposto, para se evitar uma morte, o número necessário de tratamento (Number Need to Treat - NNT) é de

    A) 76.

    B) 100.

    C) 13.

    D) 20.

O envelhecimento da divisão autônoma do sistema nervoso pode causar diversas alterações. Por exemplo, uma diminuição na eficácia da parte simpática pode causar:

    A) Hipotensão transitória e desmaios.

    B) Ataques isquêmicos transitórios.

    C) Diminuição na peristalse e cólicas abdominais.

    D) Dores musculares e fraqueza nos membros.

Um paciente de 57 anos de idade, com amputação transfemoral direita, em terço médio, há seis meses, por insuficiência arterial aguda, comparece ao consultório para protetização. Nega outras comorbidades. Verifica-se locomoção com par de muletas canadenses, amplitude de movimento preservada e cicatriz em coto de bom aspecto, sem invaginações. Ao exame, constatam-se PA = 120 mmHg x 80 mmHg; FC = 78 bpm; FR = 16 irpm; e SatO2 = 96%.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos à reabilitação de pacientes amputados, julgue o item a seguir.
Tendo em vista os pré-requisitos para protetização, um joelho pneumático associado a pé articulado constitui indicação favorável a esse paciente.

Um paciente de 57 anos de idade, com amputação transfemoral direita, em terço médio, há seis meses, por insuficiência arterial aguda, comparece ao consultório para protetização. Nega outras comorbidades. Verifica-se locomoção com par de muletas canadenses, amplitude de movimento preservada e cicatriz em coto de bom aspecto, sem invaginações. Ao exame, constatam-se PA = 120 mmHg x 80 mmHg; FC = 78 bpm; FR = 16 irpm; e SatO2 = 96%.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos à reabilitação de pacientes amputados, julgue o item a seguir.
O encaixe KMB é preferível ao PTS para esse paciente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...