Lista completa de Questões sobre Neurologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente com 83 anos dá entrada em PS com quadro de broncopneumonia e rebaixamento do nível de consciência há 1 dia, alternando lucidez com delírios visuais. Apresenta como comorbidades tais como HAS e DM. A hipótese diagnóstica é
transtorno bipolar.
doença de Alzheimer
síndrome do pânico.
delirium.
depressão.
Julgue os itens que se seguem, relativos à esclerose múltipla.
Em pacientes com esclerose múltipla que apresentem curso progressivo secundário dessa doença, o uso de interferon deve ser protelado e considerado apenas como último recurso.
L.B., 73 anos, é trazida pelo SAMU com história de hemiparesia à D há 2 horas. Os exames iniciais revelam PA = 160x100mmHg, FC = 93bpm, SaO2 = 97%. Em relação ao quadro hipertensivo, recomenda-se inicialmente
observação.
nipride EV.
lasix EV.
nifedipina.
atenolol VO.
Julgue os itens que se seguem, relativos à esclerose múltipla.
Na suspeita de esclerose múltipla, em pacientes com achados normais na ressonância magnética de crânio e déficits de tipo medular, um resultado anormal no teste de potenciais evocados visuais será de pouca utilidade diagnóstica.
M.R., sexo feminino, 80 anos com história prévia de Sd Demencial, dislipidemia, artrose e depressão. Ao realizar a primeira consulta, o médico descobre que ela faz uso de diversas medicações que podem piorar o seu estado cognitivo, entre elas,
glicosamina e condroitina.
amitriptilina e sinvastatina.
codeína e sinvastatina.
condroitina e dodeína.
amitriptilina e codeína.
Julgue os itens que se seguem, relativos à esclerose múltipla.
As lesões recentes aparecem realçadas nas imagens por ressonância magnética contrastadas com gadolínio, sendo este sinal um marcador confiável da inflamação.
Sobre a semiologia neurológica, assinale a alternativa incorreta.
O paciente com doença de Alzheimer apresenta reflexo de preensão palmar.
O tremor cerebelar, presente durante o repouso, desaparece com a realização de movimentos voluntários.
O paciente anártrico não é capaz de falar, mas se expressa mediante a escrita.
A lesão do nervo abducente não tem valor como localização de lesão neurológica devido ao seu longo trajeto.
No teste de Weber, o diapasão é colocado na fronte do paciente.
Acerca do traumatismo craniano, julgue os itens a segu
O medicamento mais indicado para o controle do edema cerebral secundário ao trauma é o manitol (0,25 g/kg), administrado a cada quatro-seis horas e em bolos.
Paciente de 22 anos dá entrada ao PS com história de tentativa frustrada de fugir da polícia após um assalto, ocasionando queda de moto. O clínico de plantão, após realizar sua anamnese e exame físico detecta que o paciente apresenta profundo corte em MSD e que ele refere incapcidade de realizar pronosupinação do antebraço. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a provável região lesada.
Nervo músculo cutâneo.
Nervo axilar.
Nervo toracodorsal.
Nervo cutâneo medial do antebraço.
Nervo mediano.
Acerca do traumatismo craniano, julgue os itens a segu
Em pacientes com distúrbios da hemostasia, o aparecimento de hematomas é detectado na avaliação inicial, sendo desnecessária a reavaliação radiológica nas primeiras quarenta e oito horas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...