Questões sobre Neurologia

Lista completa de Questões sobre Neurologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com o Ministério da Saúde, na avaliação das cefaleias, quando de início abrupto de forte intensidade, o clínico deverá suspeitar de:

    A) Meningite, encefalite.

    B) Neoplasia sistêmica/SNC.

    C) Arterite de células gigantes – arterite temporal.

    D) Processo expansivo intracraniano e/ou hidrocefalia.

    E) Hemorragia subaracnoide por ruptura de aneurisma ou malformação arteriovenosa (MAV) ou hematoma intracerebral.

A respeito da avaliação diagnóstica ou do manejo e tratamento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A hipoglicemia é comprovadamente uma condição mimetizadora do acidente vascular cerebral agudo.

    B) Na presença de AVC isquêmico, a tomografia computadorizada da cabeça sem contraste mostra a nítida diferenciação das substâncias cinzenta-branca, em decorrência da concentração diminuída de água nos tecidos isquêmicos, resultando na densidade reduzida junto ao vaso obstruído que representa o trombo.

    C) A administração precoce de trombolíticos intravenosos é importante no acidente vascular cerebral isquêmico, pois “tempo é cérebro”, já que o tecido nervoso é perdido à medida que o AVC evolui.

    D) O diagnóstico diferencial do AVC inclui condições ou doenças, tais como a crise cerebral de anemia falciforme, a hipertermia maligna e as exacerbações de distúrbios desmielinizantes que ocorrem na esclerose múltipla.

    E) A obstrução da artéria basilar pode se manifestar com sintomas como a quadriplegia e a síndrome do encarceramento.

Analise as seguintes assertivas a respeito dos acidentes vasculares cerebrais:


I. Os sinais ou sintomas mais frequentes de acidente vascular cerebral de circulação posterior são a afasia e o desvio do olhar contralateral à hemiparesia.


II. O surgimento súbito de sintomas ou sinais tais como ataxia de marcha, hemiparesia, sintomas visuais súbitos e alterações da linguagem, entre outros, tem alta sensibilidade para identificar os acidentes vasculares cerebrais.


III. A avaliação da simetria de face, da força dos membros superiores e da fala são testes úteis e sensíveis para identificar o acidente vascular cerebral da circulação anterior.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

A respeito de exames complementares em neurologia e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
O potencial evocado somatosensitivo (PESS) pode ser utilizado na investigação de idosos com suspeita de quadros demenciais e em crianças com TDAH.

A respeito de exames complementares em neurologia e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Presença de proteína 14-3-3 no líquor é considerado um biomarcador para doença priônica, como a síndrome de Gerstmann-Straussler-Scheinker.

A respeito de exames complementares em neurologia e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
O EEG pode ser utilizado no diagnóstico da doença de Creutzfeldt-Jakob, em que documenta um padrão gráfico sugestivo com a presença de ondas periódicas, bi ou trifásicas, máximas nas regiões anteriores.

A respeito de exames complementares em neurologia e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
O sono e a privação do sono podem revelar anormalidades ausentes no traçado do EEG obtido exclusivamente em vigília, além de poderem ativar o aparecimento de atividade epileptiforme em 80% dos pacientes com epilepsia.

A respeito de exames complementares em neurologia e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Na avaliação das ondas do EEG, o ritmo alfa é mais encontrado nas regiões cerebrais posteriores, sendo que a abertura ocular pode bloquear ou atenuar a sua atividade

A cefaleia é uma condição prevalente, incapacitante, muitas vezes sem diagnóstico e tratamento adequados. Sobre as Cefaleias, é INCORRETO afirmar que:

    A) A presença de sintomas associados à dor, tais como fotofobia, náuseas e vômitos, é rara na cefaleia tensional. Não é associada a sintomas premonitórios ou aura.

    B) O uso de analgésicos e de anti-inflamatórios hormonais é a conduta adequada para a maioria dos casos de cefaleia tensional, desde que complementado com a orientação aos fatores desencadeantes.

    C) A crise migranosa divide-se em quatro fases: fase premonitória, aura, cefaleia e fase de resolução. Essas fases não estão necessariamente presentes em todos os casos.

    D) Os exames complementares destinam-se à confirmação do diagnóstico da patologia causal das cefaleias secundárias ou como apoio para o diagnóstico diferencial em certos quadros pouco definidos nas cefaleias primarias.

No que se refere à semiologia do sistema nervoso e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
A síndrome do seio cavernoso por lesão localizada no seio cavernoso pode levar a comprometimento dos seguintes nervos cranianos: II, III, IV, V e VI.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...