Lista completa de Questões sobre Obstetrícia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na gestante com anemia falciforme, não é correto afirmar que
a cardiotocografia está indicada a partir de 32 semanas.
sempre está indicada a suplementação de ferro.
a crise de falcização caracteriza-se por ocorrência de fenômenos vaso oclusivos acompanhados de graves dores, que podem persistir até que o ciclo de vaso oclusão, isquemia tissular e necrose seja revertido. Os episódios de dores ósseas limitam a atividade normal da paciente e requerem analgesia. A conduta consiste em hidratação venosa com soro glicosado e fisiológico meio a meio, 2.000ml ou mais em 24 horas.
deve-se identificar processos infecciosos e tratá-los com antibiótico e terapia específica, na crise de falcização.
no período intraparto, recomenda-se analgesia peridural o mais precoce possível.
Sobre as DSTs, é incorreto afirmar que
o Linfogranuloma Inguinal tem como agente etiológico a Chlamydia trachomatis, cepas L1, L2 e L3. A transmissão, em geral, se faz pelo contato sexual e o período de incubação, que varia de 7 a 12 dias.
no Linfogranuloma Inguinal, a lesão inicial é uma vesícula ou erosão pequena, indolor, efêmera, que geralmente se localiza na parede vaginal posterior, fúrcula vulvar ou colo uterino e é raramente observada. Cerca de duas semanas depois do desaparecimento espontâneo da lesão primária, surge a adenite inguinal, que ocorre em um terço das mulheres infectadas.
o tratamento do Linfogranuloma Inguinal pode ser feito com Doxiciclina (100 mg), VO, de 12/12 horas, por 21 dias; ou Sulfametoxazol/ Trimetoprim (800 mg e 160 mg), VO, de 12/12 horas, por 21 dias; ou em gestantes: Estearato de eritromicina (500 mg), VO, de 6/6 horas por 21 dias.
nos pacientes com úlcera genital e que apresentam história ou evidências de lesões vesiculosas, deve-se tratar cancro mole.
o HPV ou Papiloma Vírus Humano é um vírus capaz de estabelecer uma infecção latente em que não existem lesões clinicamente identificáveis ou subclínicas, apenas sendo detectado seu DNA por meio de técnicas moleculares em tecidos contaminados. Não é possível estabelecer o intervalo mínimo entre a contaminação e o desenvolvimento de lesões, que pode ser de semanas a décadas. O vírus poderá permanecer por muitos anos no estado latente e, após este período, originar novas lesões.
Em relação ao exame citopatológico do trato genital inferior conhecido como teste de Papanicolau - devem ser observadas algumas normas, com objetivo de preservar a sensibilidade e especificidade do exame. Assinale a alternativa que não se inclui nestas normas.
Não realizar o exame durante o período menstrual.
Intervalo mínimo de 72 horas sem relações sexuais.
Intervalo mínimo de 72 horas sem uso de medicações tópicas vaginais.
Obter a amostra, preferencialmente, fora do período ovulatório.
O preparo e fixação da lâmina deve ser feito imediatamente após coleta.
A abordagem sindrômica das DSTs é uma estratégia elaborada pela OMS no intuito de atender às necessidades de alguns países com altas taxas de doenças sexualmente transmissíveis e poucos recursos laboratoriais para o diagnóstico; recomendando-se sua utilização em locais sem os recursos diagnósticos ou nos casos necessários, enquanto se aguarda o resultado de exames laboratoriais. Ao atender o(a) paciente portador(a) de DST, poderemos utilizar os fluxogramas testados e aprovados que orientam a tomada de decisão, determinando um diagnóstico sindrômico, tratamento adequado, interrupção da cadeia de transmissão, tratamento dos (as) parceiros (as) e o rastreamento de outras DSTs. Sobre a abordagem sindrômica das DSTs, assinale a alternativa incorreta.
O objetivo desse atendimento é prover, em uma única consulta: diagnóstico, tratamento e aconselhamento adequados pelo médico ou enfermeiro. Tem como base a maior prevalência dos agentes etiológicos implicados em cada síndrome, definidos pela queixa principal que motivou o(a) paciente a buscar a consulta e pelos achados clínicos detectados pelo profissional, médico ou enfermeiro.
Considerar, com o paciente, a possibilidade de associação de mais de uma DST, o que é muito frequente. Explicar sobre a importância de realizar a sorologia para sífilis, hepatite B e hepatite C, de acordo com o risco epidemiológico, e considerar a associação com a infecção pelo HIV. Fazer o aconselhamento pré-teste e oferecer a realização de sorologia anti-HIV.
Os casos de DST não precisam de notificação.
Encorajar a paciente a comunicar aos(as) parceiros(as) sexuais dos últimos 3 meses para que possam ser atendidos e tratados.
Agendar retorno ao serviço de saúde para controle de cura e conhecimento dos resultados de exames de laboratório.
Durante o pré-natal, não é indicativo de necessidade da realização de ultrassonografia
a avaliação da idade gestacional em pacientes com idade menstrual precisa e nas pacientes com possibilidade de serem submetidas a cesariana eletiva, indução do parto ou interrupção da gestação.
a avaliação do crescimento fetal em fetos com risco de restrição (doença hipertensiva específica da gestação, hipertensão arterial crônica etc.) ou aceleração de crescimento intrauterino (diabetes mellitus, multiparidade, pós-datismo etc.).
a gestação com risco de parto prematuro para avaliação do colo uterino.
a gestação por fertilização assistida.
a suspeita de óbito fetal.
Em relação à terapia hormonal na menopausa e suas contraindicações absolutas, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Antecedente de neoplasia maligna dependente de hormônios femininos como mama e endométrio. ( ) Doença hepática recente ou em atividade, insuficiência hepática. ( ) Asma. ( ) Sangramento vaginal de origem não determinada. ( ) Enxaqueca com aura ou clássica.V/ V/ V/ V/ F
F/ F/ V/ F/ V
V/ F/ V/ V/ F
V/ V/ V/ F/ F
V/ V/ F/ V/ V
O projeto Iluminar Campinas Cuidando de Vítimas de violência sexual, tem como objetivo principal tirar não apenas as vítimas da solidão e da escuridão no momento de grande trauma, como também os profissionais e as pessoas que cuidam das vítimas. Assinale a alternativa que apresenta as metas deste projeto.
Atender 100% das vítimas de violência sexual aguda urbana ou doméstica antes das 48 horas e garantir atendimento sequencial, incluindo suas famílias.
Garantir a prevenção da gravidez por estupro, as DST/AIDS e hepatite em 100% das vítimas atendidas pelo programa.
Garantir o atendimento de 100% das vítimas de violência sexual doméstica crônica e de suas famílias.
Garantir a realização do abortamento por estupro dentro dos dispositivos da lei e do protocolo do Ministério da Saúde a 100% das mulheres vitimadas.
Evitar a revitimização em 100% dos casos.
De acordo com o protocolo de saúde da mulher da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Campinas, assinale a alternativa que não representa uma das condutas a serem tomadas na fase do puerpério.
Todo parto da área de abrangência da unidade deverá ser identificado e a puérpera deverá receber visita domiciliar o mais cedo possível, quando serão agendadas as primeiras consultas puerperais da mãe e do recém-nascido.
Agendar primeira consulta com enfermeira de referência nos primeiros 15 dias para realizar acolhimento, orientações de amamentação e de planejamento familiar.
O acompanhamento no puerpério deverá se prolongar até 6 meses após o parto, com consultas agendadas dentro de 30 dias, se não amamenta, ou de 42 a 60 dias pós-parto, caso amamente, com atendimento feito pelo médico ou enfermeira com especialização em obstetrícia.
Faz parte indissociável do acompanhamento pós-parto auxiliar a puérpera no planejamento do intervalo interpartal, informando-a sobre as características dos métodos anticoncepcionais aplicáveis ao período e à sua condição em particular; além de discutir com a puérpera seu futuro reprodutivo, baseado na evolução do período gravídico-puerperal.
As puérperas susceptíveis a rubéola, segundo sorologia do pré-natal não deverão receber vacinação, devido aos riscos na amamentação.
Em relação aos fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes gestacional, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Idade maior que 25 anos. ( ) Aumento exagerado de peso. ( ) Antecedente de aborto. ( ) Primigesta. ( ) Hipertensão arterial crônica ou pré-eclâmpsia na gestação atual.F/ V/ F/ V/ V
V/ V/ V/ F/ V
V/ V/ F/ F/ F
F/ F/ F/ V/ V
F/ F/ F/ V/ V
Sobre as diretrizes básicas de atendimento ao planejamento familiar na rede de atenção primária à saúde, são critérios para o encaminhamento ao ambulatório de planejamento familiar, para realização de laqueadura, exceto
mulheres que desejam realizar laqueadura e que tenham pelo menos 25 anos ou dois filhos vivos.
gestantes que tenham pelo menos duas cesarianas sucessivas anteriores.
gestantes que tenham patologias de base que as coloquem em risco, no caso de nova gravidez.
gestantes que desenvolvam patologias de base graves do ciclo gravídico e que a coloquem em risco no caso de nova gravidez.
a manifestação da vontade em documento escrito ocorreu em prazo mínimo de 90 dias antes da possível realização da cirurgia, de acordo com a lei federal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...