Lista completa de Questões sobre Obstetrícia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual o nome da manobra obstétrica de assistência ao parto abaixo?
Manobra de Jacob-Dublin.
Manobra de Ritgen.
Manobra de Pinard.
Manobra de Credé.
Manobra de Deventer-Müller.
Écontraindicada no pré-natal a vacina:
contra influenza.
antitetânica.
contra hepatite B.
contra raiva.
contra febra amarela.
Na paciente gestante, portadora de HIV, são necessários cuidados especiais. Em relação à profilaxia da transmissão vertical do HIV, assinale a alternativa incorreta.
A profilaxia no trabalho de parto está indicada para todas as pacientes, independentemente da terapia antirretroviral usada na gravidez.
A profilaxia no trabalho de parto consiste em:
Dose de ataque: 2mg/Kg, IV, na primeira hora (diluídos em 100ml de SG 5%). Dose de manutenção: 1mg/Kg/hora, IV, até o clampeamento do cordão umbilical. Observação: administrar por três horas antes do início da cesárea eletiva.Durante o trabalho de parto, deve-se realizar toques repetidos.
Evitar o trabalho de parto prolongado ou a rotura de bolsa por períodos maiores do que quatro horas.
No parto, clampear imediatamente o cordão, sem ordenha.
Em relação aos antiprotozoários indicados na gestação, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Ascaridíase (Ascaris lumbricoides) deve ser tratada após o primeiro trimestre, com Mebendazol 100mg, duas vezes ao dia, por 3 dias. ( ) A Enterobíase (Enterobius vermicularis) deve ser tratada se os sintomas forem intensos, após o primeiro trimestre, com Pamoato de pirantel 10mg/Kg, em dose única (se infecção isolada) ou por três dias (se concomitante com outras parasitoses). ( ) Amebíase (Entamoeba histolytica) deve ser tratada após o primeiro trimestre, com Metronidazol 500mg a 750mg, a cada 8 horas, de 7 a 10 dias. ( ) Giardíase (Giardia lamblia) deve ser tratada após o primeiro trimestre, com Metronidazol 250mg, a cada 8 horas, de 7 a 10 dias. ( ) Tricuríase (Trichuris trichiura) deve ser tratada após o primeiro trimestre, com Praziquantel 10mg/Kg, em dose única.V/ V/ V/ V/ F
F/ F/ V/ F / F
F/ V/ F/ V/ V
V/ V/ F/ F/ F
F/ F/ V/ V/ V
Uma paciente primigesta, com 18 anos de idade, e de idade gestacional de 37 semanas, vem ao prontosocorro com queixa de cefaleia e dor abdominal. Durante o exame físico, apresenta pressão arterial 160 X 110mmHg, batimento cardíaco fetal de 136, movimento fetal presente, tônus uterino normal, altura uterina de 33cm, dinâmica uterina ausente, toque vaginal com colo posterior, impérvio e feto cefálico à palpação. A paciente nega intercorrências na gestação. Após 30 minutos de repouso em decúbito lateral esquerdo, a pressão arterial foi novamente aferida, alcançando 160 X 110mmHg. Sobre este paciente, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Deve-se realizar cardiotocografia em repouso em decúbito lateral esquerdo para avaliar condição fetal. ( ) A paciente tem critério para Pré-eclâmpsia grave. ( ) Deve-se avaliar a função renal e hepática pelo risco de Síndrome HELLP. ( ) Iniciar Hidralazina 20mg EV a cada 15 minutos até o controle pressórico. ( ) A paciente encontra-se em iminência de Eclâmpsia.F/ F/ F/ V/ V/
V/ V/ V/ F/ V
F/ V/ F/ V/ F
V/ V/ V/ V/ V
F/ F/ F/ F/ F
Paciente chega ao pronto-socorro, relatando parto normal há 5 dias, evoluindo com febre 39 graus Celsius. Durante o exame físico, foi constatado bom estado geral, além de estar corada, hidratada, eupneica e orientada. Ao realizar exame especular, constatou-se presença de secreção com odor fétido e, ao toque vaginal, notou-se útero amolecido. Para esta infecção, assinale a alternativa que indica tratamento incorreto.
Clindamicina 600mg, a cada 6 horas, IV; associada a Gentamicina 1,5mg/Kg, a cada 8 horas, IV.
Clindamicina 900mg, a cada 8 horas, IV; associada a Gentamicina 3,5 a 5mg/Kg, a cada 24 horas IV.
Ampicilina 1g a 2g, a cada 6 horas, IV; associada a Gentamicina 1,5mg/Kg, a cada 8 horas, IV.
Cefalexina 500mg VO a cada 6 horas.
Ceftriaxona 1g, a cada 12 horas, IV.
Paciente com 32 anos, nuligesta, sempre usou como método anticoncepcional o preservativo masculino. Chega à consulta com queixa de dismenorreia de forte intensidade, que atrapalha as atividades habituais, alcançando a nota 7 em 10, na escala visual analógica. Relata que tem dismenorreia desde a menarca, mas, há 4 anos, os sintomas pioraram, e há 1 ano, associaram-nos à menorragia. A paciente também relata dispareunia de profundidade, há 4 anos, e que piora com o orgasmo. Durante o exame físico, notouse ao toque vaginal presença de nódulo espessado, pouco móvel, muito doloroso, presente na região retro-uterina, além de dor ao mobilizar o útero. Tem citologia oncótica normal realizada há 9 meses, além de o colo estar epitelizado e haver presença de leucorreia, em grumos, sem odor nas paredes vaginais. Também apresenta ultrassonografia transvaginal normal realizada há 2 meses. Sobre o caso, assinale a alternativa correta.
O diagnóstico é Doença Inflamatória Pélvica Aguda (DIPA), e deve-se iniciar o tratamento com Doxiciclina 100mg VO a cada 12 horas, por 14 dias.
O diagnóstico é abscesso pélvico, devendo-se proceder com internação e antibiótico terapia.
O diagnóstico é vaginite associada à dismenorreia primária, devedo-se tratar a vaginite com nistatina e não são necessários exames adicionais.
O diagnóstico é dismenorreia secundária que, provavelmente, está relacionada à endometriose profunda infiltrativa. A ressonância nuclear magnética de pelve ou a ultrassonografia especializada, com preparo intestinal, é necessária para estadiamento da doença e programação do tratamento.
O exame físico sugere Câncer de Colo do Útero. O estadiamento é clínico e deve-se proceder com nova coleta de citologia oncótica e encaminhar ao ambulatório de genitoscopia.
Em relação à utilização do tamoxifeno como tratamento complementar do carcinoma mamário, assinale a alternativa incorreta.
Trata-se de um modulador seletivo dos receptores estrogênicos (SERM).
Tem efeito citostático, mantendo as células em fase G0 ou G1.
Não aumenta a incidência de pólipos endometriais.
A dose preconizada é de 20mg/dia, por 5 anos.
Somente deve ser indicado na presença de receptores de estrogênio no tumor.
Em relação às contraindicações à cirurgia conservadora no tratamento do carcinoma mamário, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Presença de lesões intraductais multifocais. ( ) Mama de pequeno volume em relação ao tumor. ( ) Pacientes jovens com mamas densas e alterações múltiplas ou bilaterais nos exames de imagem. ( ) Axila comprometida (N3). ( ) Margens livres maiores que 1cm.V/ V/ F/ V/ V
F/ V/ V/ F/ F
V/ F/ V/ F/ V
V/ V/ V/ V/ F
F/ F/ F/ F/ F
Assinale a alternativa correta com relação às características dos fibroadenomas mamários.
Nódulos pequenos, de 2 a 3 cm, em média.
Crescimento lento e indolor.
Consistência fibroelástica.
Possibilidade de dor e crescimento rápido na gestação.
Alta frequência de transformação maligna.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...