Lista completa de Questões sobre Obstetrícia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo a figura acima como referência inicial e considerando a importância do papel do profissional de saúde na profilaxia e acolhimento das pacientes vítimas de violência sexual, assinale a opção correta.
O exame físico da paciente vítima de abuso sexual é documento importante, visto que mais de 70% das mulheres abusadas sexualmente apresentam evidências de trauma.
Nos casos de estupro de paciente em idade fértil, deve ser feita a profilaxia da gravidez. A droga mais utilizada atualmente nesses casos é o levonorgestrel 0,75 mg, ministrada a cada 12 horas. Trabalhos recentes têm mostrado a mesma eficácia dessa droga, se administrada em dose única de 1,5 mg (2 comprimidos de 0,75 mg).
Nos casos previstos em lei, de interrupção da gestação, caso o médico não se sinta capaz de realizar o procedimento, ele próprio deverá nomear um substituto para tal ação.
Segundo a lei que estabelece a necessidade de notificação compulsória dos casos de violência contra a mulher, entende-se que essa violência inclui a violência física, a sexual e a psicológica, sempre provocada por agressor do sexo masculino, dentro da unidade doméstica ou na comunidade.
A respeito da assistência ao parto, assinale a opção correta.
Na gravidez gemelar, caso os dois gêmeos estejam não-cefálicos, o parto vaginal pode ser realizado, desde que se proceda à versão externa do primeiro feto e à versão interna do segundo feto.
A apresentação pélvica é a segunda apresentação fetal em incidência após a cefálica fletida e o seu diagnóstico é predominantemente ultra-sonográfico.
Nas pacientes multíparas, é esperado que a descida da apresentação, nos partos cefálicos, seja mais rápida do que nas primíparas. De modo geral, quanto maior a paridade, mais rápida é a descida da apresentação.
A limpeza intestinal através do enema, nas pacientes admitidas em trabalho de parto, têm-se mostrado útil na redução das taxas de infecção neonatal e da episiorrafia, além de diminuir o desconforto da paciente durante o trabalho de parto.
Para a melhoria das condições globais de saúde em um país, faz-se necessária, entre outras metas, a redução da mortalidade materna e perinatal. Considerando os conceitos e as causas de mortalidade materna e perinatal no Brasil, assinale a opção correta.
O Sistema de Agravos Notificáveis (SINAN) abrange as doenças de notificação compulsória e inclui diversas outras doenças, inclusive as que influenciam a taxa de mortalidade materna e(ou) perinatal, tais como infecção por rubéola, sífilis e HIV na gestação.
A maioria das mortes maternas ocorre durante o período puerperal e decorrem, em sua maioria, de fatores de risco não identificados no pré-natal.
A dopplerfluxometria contribui para melhorar o controle dos resultados parinatais e ajuda a reduzir a mortalidade perinatal em gestantes de baixo ou de alto risco.
O termo morte materna refere-se à morte de mulher durante a gravidez, parto ou puerpério, devido a causas obstétricas. A expressão morte materna tardia fica reservada para as mortes causadas por doenças não obstétricas agravadas pelo ciclo gravídicopuerperal.
Os estudos epidemiológicos constituem a base para a condução de problemas clínicos que fazem parte do dia-a-dia do ginecologista. Acerca da epidemiologia, assinale a opção correta.
Em um estudo prospectivo, quando se diz que a exposição de uma população a um fator de risco leva a um risco relativo igual a 1 para determinada doença, significa que a probabilidade de os indivíduos expostos àquele risco desenvolverem aquela doença é 50% maior que a dos indivíduos não expostos.
Quando um trabalho relata que foram detectados 300 novos casos de determinada doença em um ano, esse dado é denominado taxa de prevalência.
A randomização da amostra é necessária para reduzir os vícios de seleção nos estudos de caso-controle, e pode ser dispensada em estudos de prevalência.
O valor preditivo positivo de um teste é definido como o número de resultados positivos verdadeiros entre todos aqueles com resultado positivo.
Com relação à anatomia feminina, assinale a opção correta.
O suprimento sanguíneo dos ovários é feito principalmente pelas artérias ovarianas, que são ramos das artérias ilíacas internas.
Os ligamentos redondos são os principais responsáveis pela sustentação uterina, e o seu afrouxamento, resultante de parto vaginal, pode levar a distopias genitais.
O músculo elevador do ânus é a estrutura mais importante para a manutenção da continência anal e pode ser lesado durante o trabalho de parto.
O seio lactífero, também denominado alvéolo, é o espaço de onde emergem os ductos lactíferos e é responsável pela produção do leite.
Assinale a alternativa correta relacionada aos critérios para prognóstico grave da pré-eclâmpsia:
Oligúria, elevação de enzimas hepáticas e hipertensão arterial crônica prévia.
Sintomas de iminência de eclampsia, hemoconcentração e elevação de enzimas hepáticas.
Síndrome HELLP, diurese menor que 1.000ml em 24 horas e pressão arterial de 140x90mmHg.
Proteinúria maior que 2g em 24 horas, sintomas de iminência de eclampsia e plaquetopenia.
Plaquetopenia, volume urinário menor que 1.000ml em 24 horas e proteinúria de 400mg em 24 horas.
Em se tratando de placenta prévia e descolamento prematuro de placenta, é correto afirmar que:
A presença de placenta prévia centro-total é indicação de cesariana, mesmo diante de óbito fetal.
As primigestas estão mais sujeitas a apresentar placenta de inserção baixa.
A placenta prévia, quando descola seu bordo e forma um coágulo, evolui com o mesmo quadro do descolamento prematuro de placenta.
O descolamento prematuro de placenta e a placenta de inserção baixa ocorrem, mais freqüentemente, em gestantes com quadro de pré-eclâmpsia.
Feito o diagnóstico de descolamento prematuro de placenta não se deve romper as membranas ovulares.
Dentre os métodos abaixo relacionados, assinale o que NÃO é utilizado para avaliação da vitalidade fetal:
Amnioscopia.
Teste de Clements.
Perfil biofísico fetal.
Dopplerfluxometria.
Cardiotocografia basal.
Durante a assistência ao trabalho de parto, assinale a alternativa que, quando presente, sugere comprometimento da reserva placentária fetal:
DIP 1.
DIP 2.
Taquissistolia materna.
Líquido amniótico meconial.
Freqüência cardíaca fetal de 160bpm.
Atitude fetal é:
Relação das diversas partes fetais entre si.
Relação entre o ponto de reparo da apresentação fetal e a bacia materna.
Relação entre o maior eixo da cavidade uterina e o maior eixo fetal.
Relação entre o ponto de referência da apresentação fetal e a bacia materna.
Relação entre a linha de orientação da apresentação fetal e o maior eixo da cavidade uterina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...