Lista completa de Questões sobre Obstetrícia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta, a respeito do puerpério.
Há evidências científicas de que o hábito materno de fumar contribui para o desmame precoce.
O uso de DIU no puerpério predispõe a quadros tromboembólicos, devendo sua inserção ser evitada até o quadragésimo dia pós-parto.
A freqüência de endometrite puerperal é maior nas pacientes pós-parto normal que nas pacientes submetidas a cesariana, pois a dilatação cervical durante o trabalho de parto facilita a ascensão da microbiota vaginal para o interior da cavidade endometrial.
A mastite puerperal é uma patologia de incidência variável no período puerperal, tem como principal agente etiológico o Staphylococcus epidermidis e seu quadro clínico é caracterizado por febre, hiperemia, calor e dor na mama acometida.
Assinale a opção correta, a respeito da incontinência urinária.
Pacientes com prolapso genital completo, após correção cirúrgica, podem apresentar incontinência urinária de esforço, sendo essa uma complicação cirúrgica do procedimento.
A cirurgia de Burch (uretrocistopexia retropúbica) está indicada nos casos de incontinência urinária de esforço por doença esfincteriana uretral.
A grande maioria dos casos de bexiga hiperativa em pacientes jovens decorre de causas neurológicas, e constitui quadro clínico comum nos casos de acidente vascular cerebral.
Na presença de queixa clínica típica de hiperatividade detrusora (urge-incontinência, aumento da freqüência miccional) e na ausência de alterações anatômicas e infecciosas, o estudo urodinâmico pode ser dispensável para a instituição do tratamento clínico.
A respeito das doenças sexualmente transmissíveis, assinale a opção correta.
A forma mais freqüente de diagnóstico de sífilis primária na mulher é a identificação de lesão única de bordos endurecidos, denominada cancro duro.
A depleção da imunidade humoral está relacionada com o aumento do risco de infecção sistêmica ou local por Candida albicans.
Mais da metade das mulheres e dos homens infectados por clamídia é oligossintomática e assintomática.
A vaginose bacteriana é uma doença de transmissão predominantemente sexual e se caracteriza por corrimento vaginal com coloração variável e odor de "peixe podre".
Uma paciente de 24 anos de idade, nulípara, assintomática, realizou pela primeira vez uma ultra-sonografia transvaginal de rotina, que evidenciou imagem cística em ovário direito, com ausência de septações internas, medindo 3,0 cm de diâmetro.
Considerando esse caso clínico e as massas ovarianas benignas e malignas, assinale a opção correta.
A lesão descrita pode ser um cisto funcional do ovário. A conduta, nesse caso, poderá ser expectante, tendo em vista que há grande possibilidade de regressão espontânea do cisto.
Considere que a paciente referida no caso clínico acima apresente, ao ultra-som, cisto mal delimitado, com cápsula espessa e septos espessos no seu interior. Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável seria de carcinoma de células claras.
A laparoscopia pode ser utilizada para a exérese de massas ovarianas benignas ou malignas, independentemente do tamanho das mesmas, excetuando-se os casos em que há presença de ascite na suspeita de tumores malignos de ovário.
A ultra-sonografia é o método mais utilizado para o rastreamento do câncer de ovário e constitui método eficiente de diagnóstico precoce dessa patologia.
Uma paciente primigesta, com 35 semanas de idade gestacional, deu entrada no serviço de emergência queixando-se de edema generalizado com uma semana de evolução, cefaléia iniciada há uma hora. Ao exame físico, apresentava-se edemaciada (+2/+4), com fundo uterino de 26 cm, ausência de dinâmica uterina, batimentos cardiofetais regulares de 132 bpm e pressão arterial de 150 mmHg × 100 mmHg. Ainda no consultório, no momento do exame clínico, a paciente apresentou obnubilação e convulsões tônico-clônicas generalizadas.
Tendo esse caso clínico como referência, assinale a opção correta.
Uma das teorias mais utilizadas para explicar a fisiopatologia da doença hipertensiva específica da gestação (DHEG) diz respeito ao desequilíbrio entre as prostaglandinas vasodilatadoras e vasoconstritoras. Na DHEG ocorre aumento da prostaciclina (vasoconstritora) em detrimento ao tromboxane (vasodilatador).
A hipótese diagnóstica mais provável para a paciente referida no quadro acima é epilepsia, visto que a pressão arterial não se encontra suficientemente elevada a ponto de justificar uma eclampsia. Nesse caso, a conduta medicamentosa mais adequada seria o diazepam.
É correto afirmar que o caso em tela retrata um caso de hipertensão crônica na gravidez, com um quadro de DHEG grave (eclampsia) superajuntada.
O fundo uterino encontra-se abaixo do esperado para a idade gestacional, o que pode ser atribuído a restrição de crescimento intrauterino e(ou) oligoidramnia, ambos podendo ser ocasionados pela síndrome hipertensiva, pois a mesma tende a cursar com má placentação, levando a um quadro de insuficiência placentária crônica.
A respeito da fisiologia e do tratamento das alterações climatéricas, assinale a opção correta.
A principal ação do raloxifeno na prevenção da osteoporose pósmenopausa é na estimulação da formação óssea.
Na pós-menopausa, os ovários produzem quantidade mínima de estrogênio, e o principal deles é o estradiol, derivado da aromatização periférica da androstenediona.
Na pós-menopausa, a dose diária de cálcio recomendada para a profilaxia da osteoporose é de 1.000 mg/dia a 1.500 mg/dia, mediante dieta e(ou) suplementação.
Nas pacientes em uso de terapia de reposição hormonal combinada (estrógeno + progesterona), e que apresentam valores séricos elevados de colesterol, a via de administração mais indicada para a TRH é a transdérmica por promover alterações favoráveis na biossíntese das lipoproteínas.
Assinale a opção correta, relacionada à contracepção.
Com relação às neoplasias, os contraceptivos orais combinados diminuem a incidência de câncer de ovário, uma vez que determinam a inibição da ovulação, assim como diminuem o risco de câncer de endométrio, em virtude do efeito protetor do progestágeno na cavidade endometrial.
O uso de progestágeno de ação prolongada pode provocar, nas usuárias, aumento da densidade mineral óssea de caráter irreversível.
O uso do DIU de cobre está associado à diminuição da incidência de doença inflamatória pélvica, devido ao seu efeito bactericida, causado por micropartículas que se desprendem da superfície do DIU.
Ao prescrever contraceptivos que contenham acetato de ciproterona, o profissional médico deve estar ciente e orientar a paciente sobre o seu considerável efeito androgênico.
A respeito das urgências ginecológicas, assinale a opção correta.
As possíveis causas de abdome agudo na mulher incluem a torção e a degeneração miomatosa, cujo tratamento é cirúrgico em ambos os casos e pode ser feito por meio de laparoscopia.
Em casos de suspeita de gestação ectópica rota, na impossibilidade de realização de ecografia, pode-se realizar a punção do fundo-de-saco posterior, que confirma o quadro, caso se constate a presença de sangue não-coagulável.
As coagulopatias respondem por cerca de 80% dos casos de hemorragia uterina disfuncional em pacientes adolescentes.
O tratamento de escolha nos abscessos tubo-ovarianos no menacme é o cirúrgico, por reduzir a possibilidade de comprometimento dos órgãos adjacentes, como o útero e a trompa colateral.
Acerca da profilaxia das neoplasias ginecológicas, assinale a opção correta.
Nas lesões intra-epiteliais de baixo grau em pacientes imunocompetentes, está indicada a conização clássica.
O carcinoma vulvar e as lesões pré-malignas e malignas cervicais estão, na maioria das vezes, relacionados à infecção por HPV.
As lesões mamárias que aumentam o riso para câncer de mama incluem a hiperplasia ductal atípica, a ectasia ductal e o fibroadenoma complexo.
No diagnóstico de neoplasias epiteliais de grau III efetuado por citologia, colposcopia e biópsia dirigida, a conização é indicada para verificar a presença de invasão e evitar a possibilidade de câncer cervical no futuro.
Uma paciente primigesta, de 23 anos de idade, com 28 semanas de idade gestacional, deu entrada no pronto-socorro com quadro de sangramento transvaginal abundante, de início súbito, sem queixas álgicas. Relata movimentação fetal presente. O exame clínico mostrou fundo uterino compatível com a idade gestacional, tônus uterino normal, ausência de metrossístoles e batimentos cardio-fetais de 136 bpm.
Tendo como referência esse caso clínico, e considerando as causas de sangramento no terceiro trimestre, assinale a opção correta.
A ultra-sonografia transvaginal, assim como o toque vaginal, estão proscritos nos casos suspeitos de placenta prévia, devido ao risco de exacerbação do sangramento transvaginal.
A indução do trabalho de parto em pacientes multíparas com cesariana anterior cursa com risco aumentado de rutura uterina em relação às primíparas sem cesariana prévia.
A cesariana está indicada de imediato em todos os casos de placenta prévia sangrante, independentemente da idade gestacional do feto e do volume do sangramento, tendo em vista o risco de hipovolemia materna e óbito fetal intra-uterino decorrentes dessa complicação.
O acretismo placentário está com mais freqüência associado aos casos de descolamento prematuro de placenta do que aos casos de placenta prévia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...