Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos transtornos do sono, é correto afirmar:
O terror noturno caracteriza-se por um despertar súbito em que o paciente emite um grito estridente e agudo, sentando-se na cama com fácies de extremo terror. É considerada uma das parassonias do sono REM.
A narcolepsia é um transtorno de etiologia desconhecida, caracterizada por sonolência excessiva diurna, cochilos prolongados não reparadores e sono noturno longo sem despertares.
O transtorno alimentar relacionado ao sono é formado por episódios alimentares sem controle e desorganizados. O padrão de ingesta é incomum, com misturas bizarras, ingesta de alimentos congelados e elementos químicos.
A enurese é mais prevalente na infância, sendo de igual distribuição entre meninos e meninas.
O despertar com confusão mental ou embriaguez do sono caracteriza-se por comportamentos motores semiestruturados e estereotipados automáticos, como sentar-se na cama, levantar e até deambular.
Julgue os itens que se seguem, referentes a transtornos alimentares.
A taxa de suicídio de pacientes portadores de anorexia do tipo compulsão periódica/purgativo é inferior à de pacientes que apresentam anorexia do tipo restritivo.
Todas as afirmativas citadas abaixo correspondem a causas da desnutrição, exceto:
atividades físicas realizadas diariamente no cotidiano e no lazer.
distúrbios no metabolismo.
desnutrição na infância.
dificuldade de acesso a uma alimentação saudável e adequada.
Com relação aos transtornos alimentares, assinale a opção correta.
O transtorno alimentar que apresenta melhor prognóstico é a anorexia nervosa.
Paciente que apresenta comportamentos de compulsão periódica e purgação exclusivamente durante episódio de anorexia nervosa deve ser diagnosticado como portador de bulimia nervosa.
No diagnóstico diferencial de transtorno depressivo e anorexia nervosa, deve-se observar que todos os pacientes com transtorno depressivo apresentam diminuição do apetite, ao passo que apenas os pacientes com anorexia em estágios leves apresentam diminuição do apetite.
Os pacientes com bulimia nervosa tendem a ser menos ambiciosos do que os pacientes com anorexia nervosa e a não responder às mesmas pressões sociais para a magreza.
As complicações médicas causadas por transtornos alimentares incluem lanugem, leucopenia, intervalo QT prolongado, intolerância ao frio e erosão do esmalte dentário, particularmente nos dentes frontais.
Em relação aos transtornos mentais e a epilepsia, é correto afirmar:
A depressão é o sintoma psiquiátrico mais frequentemente associado à epilepsia, cuja prevalência em serviços terciários gira em torno de 15%.
Uma parcela significativa dos pacientes epilépticos refratários apresentam traços de dependência, insegurança e evitação.
Os transtornos mentais pré-ictais iniciam-se no período logo após as crises epilépticas.
A epilepsia de lobo frontal é a mais comum em adultos, seguida pela de lobo temporal.
Os transtornos mentais associados a pacientes epilépticos é um fenômeno relativamente raro.
Julgue os itens que se seguem, referentes a transtornos alimentares.
Casos de depressão e de dependência de álcool são comuns entre familiares de pacientes com anorexia nervosa.
Assinale a alternativa incorreta: A depressão é uma situação de distúrbio mental, leve ou acentuada, decorrente do funcionamento alterado das células cerebrais sobre a capacidade emocional e física de um indivíduo. Pode ser dividida em subtipos:
Distimia: é grave pelo fato do paciente ficar dias de cama sem movimentar o corpo deixando-o rígido. A pessoa depressiva pode chegar a falecer por não responder a vida, podendo desidratar, pegar pneumonia, insuficiência pré-renal. Faz suas necessidades na própria cama.
Transtorno Depressivo Recorrente: classificado pela CID-10 como depressão leve, moderado ou grave de acordo com os sintomas e a intensidade.
Depressão Agitada ou Ansiosa: deixa a pessoa fortemente ansiosa e inquieta. Sente-se angustiada, irritada e existe sérios riscos de suicídio.
Depressão Psicótica: é grave, ocorrendo delírios de culpa, negação de órgãos e alucinações.
Assinale a opção correta acerca dos transtornos do sono.
A síndrome de apneia do sono e a síndrome de hipoventilação alveolar podem desencadear hipersonia e insônia em seus portadores.
A insônia, cuja causa principal é a síndrome de Kleine-Levin, caracteriza-se pela dificuldade de iniciar ou de manter o sono, podendo ser temporária ou persistente.
Indivíduos que necessitam de nove a dez horas de sono por noite são considerados portadores de hipersonia.
A parassonia é um fenômeno incomum que ocorre geralmente nos estágios 2 e 3 do sono.
A narcolepsia consiste em um transtorno cujos sintomas aparecem, na maioria dos pacientes, antes dos trinta anos de idade, progredindo rapidamente.
O retardo mental grave tem como características
quociente intelectual (QI) abaixo de 20 e ausência total de controle esfinctérico.
desenvolvimento lento da linguagem e dificuldade no cuidado pessoal.
vida vegetativa, completa dependência e mobilidade restrita.
abranger cerca de 4-5% das crianças, sendo o grupo mais reduzido, e deficiência visual.
comprometimento motor e outras deficiências (auditiva, visual ou deglutição), necessitando de treinamento de habilidades básicas.
Julgue os itens que se seguem, referentes a transtornos alimentares.
Portadores de anorexia nervosa frequentemente apresentam comportamento obsessivo-compulsivo, depressão e ansiedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...