Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
ECT (Eletro Convulso Terapia) foi primeiramente introduzida no tratamento de:
Histeria conversiva.
Depressão.
Neurose ansiosa.
Esquizofrenia.
Desatenção, hiperatividade e impulsividade é a tríade sintomatológica característica do TDAH, cujo tratamento é multimodal, ou seja, combina o uso de psicofármacos com as intervenções psicossociais. Acerca desse transtorno, assinale a opção correta.
Nos casos em que as crianças apresentam docilidade, sonolência e falta de energia, o diagnóstico de TDAH deve ser excluído.
Os psicoestimulantes são os medicamentos de primeira escolha no tratamento do TDAH em crianças e adolescentes, mas nunca em adultos.
Os ISRSs são os psicofármacos mais eficazes no tratamento da tríade sintomatológica do TDAH.
A maioria das crianças que apresenta TDAH exibe amplas lesões estruturais ou doença em seu sistema nervoso central.
A distratibilidade, em geral, é o último sintoma a apresentar remissão, enquanto a hiperatividade, comumente, é o primeiro.
Substâncias para o tratamento do TDAH vem sendo mais e mais utilizadas pelo mercado como formas de cognitive enhancers, com o objetivo de hiperperformar profissionais de nível médio-alto, particularmente em grandes corporações.
A substância mais frequentemente prescrita para esse fim épaliperidona.
paliperidona.
fluoxetina.
sertralina.
cafeína.
Com relação a transtornos de humor, julgue os itens de 111 a 115.
Em pacientes que apresentam mania não se observam alucinações bizarras nem delírios não congruentes com o humor.
Sintomas Conversivos são vistos em:
Esquizofrenia.
Neurose de compensação.
Personalidade anti-social.
Histeria.
Com relação a transtorno obsessivo compulsivo (TOC), assinale a opção correta.
No caso de submissão de paciente a ensaio clínico com drogas de primeira escolha, cujo resultado não seja satisfatório, confirma-se o diagnóstico de TOC refratário.
A terapia cognitiva comportamental de exposição e prevenção de rituais, a farmacoterapia com ISRSs e a clomipramina são considerados elementos de tratamento de primeira linha, pois, mesmo nos casos de comorbidade, a eficácia dos antiobsessivos não fica comprometida.
A nortriptilina e a desipramina não são considerados fármacos eficazes para o tratamento de TOC.
O TOC possui padrão sintomático, logo os sintomas que evidenciam o transtorno em um paciente não se sobrepõem ou mudam com o decorrer do tempo.
As obsessões e as compulsões não têm aspectos comuns entre si.
O Brasil passa por uma epidemia associada ao uso do crack. O crack, uma apresentação de cocaína, tem maior potencial aditivo do que a forma inalada (pó). Tal fato, dentro da neurofisiologia do crack , deve-se ao
custo mais baixo da droga.
acesso mais fácil à droga.
uso fumado, que leva altos níveis de cocaína ao SNC de modo mais rápido inclusive que a via injetável.
uso fumado, que leva a níveis mais duradouros da droga no SNC.
uso de formas mais puras de cocaína.
Com relação a transtornos de humor, julgue os itens de 111 a 115.
O diagnóstico diferencial de um paciente com transtorno bipolar I (episódio depressivo) é idêntico ao de um paciente com transtorno depressivo maior.
A característica essencial da Fobia Específica é o medo acentuado e persistente de objetos ou situações claramente discerníveis e circunscritos. Em indivíduos com menos de 18 anos o diagnóstico de Fobia Específica só se concretiza se os sintomas persistirem por:
2 anos.
8 meses.
3 meses.
Pelo menos 6 meses.
Vítima de violência urbana, José passou a apresentar recordações vívidas do evento traumático, sensações físicas e emocionais semelhantes àquelas apresentadas durante o episódio de violência, além de insônia e dificuldade de concentração.
Com base no caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta.Entre as características clínicas principais do transtorno, encontra-se um padrão de esquiva e anestesiamento emocional.
O estressor é o fator primário no desenvolvimento do transtorno; assim, todos os indivíduos apresentariam esse mesmo transtorno diante do mesmo evento traumático.
De acordo com DSM-IV, a duração mínima dos sintomas do transtorno apresentado é de dois meses.
O modelo comportamental considera que as pessoas afetadas são incapazes de processar ou racionalizar o trauma que precipitou o transtorno.
Os sintomas do transtorno de José podem variar ao longo do tempo e sua intensidade independe de períodos de estresse que José possa vir a sofrer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...