Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, relativos aos transtornos psiquiátricos resistentes a tratamento. Na esquizofrenia refratária, a eletroconvulsoterapia (ECT) é indicada para os quadros catatônicos, especialmente se refratários ao uso de benzodiazepínicos, e para os quadros em que se apresentam sintomas negativos residuais refratários aos antipsicóticos, sendo mais eficaz a combinação de ECT com antipsicóticos para os dois casos.
Julgue os itens seguintes, relativos aos transtornos psiquiátricos resistentes a tratamento. Os fatores de risco associados à depressão resistente ao tratamento incluem idade precoce de início dos sintomas; comorbidades psiquiátricas, como transtorno de pânico e fobia social; histórico familiar de transtornos do humor; e presença de estressores psicossociais.
Julgue os itens seguintes, relativos aos transtornos psiquiátricos resistentes a tratamento. Entre as causas mais comuns associadas à refratariedade no transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) estão a falta de adesão, a idade de início precoce, os sintomas depressivos graves, os pensamentos obsessivos supervalorizados ou insight pobre, além de comorbidades psiquiátricas, como transtornos de personalidade prévios.
A respeito do transtorno de pânico, julgue os itens subsequentes. O tipo mais comum de ataque de pânico é o situacional, que ocorre quando a exposição do indivíduo a um objeto fóbico desencadeia a crise aguda, sendo identificado mais frequentemente no transtorno de pânico sem agorafobia.
A respeito do transtorno de pânico, julgue os itens subsequentes. História de perda por morte dos pais, abuso sexual e experiências traumáticas de separação no período da infância e da adolescência são fatores de risco para o desenvolvimento do transtorno de pânico na idade adulta.
A respeito do transtorno de pânico, julgue os itens subsequentes. A agorafobia não é classificada como uma entidade clínica separada, pois, de acordo com o sistema classificatório DSM-IV-TR, ela está presente em mais da metade dos pacientes com transtorno de pânico, sendo considerada uma complicação secundária ou sequela desse transtorno.
A respeito do transtorno de pânico, julgue os itens subsequentes. Os ataques de pânico não são eventos exclusivos do transtorno de pânico, portanto, durante a avaliação de pacientes com sintomatologia sugestiva, deve-se afastar a possibilidade de o quadro ser devido ao uso ou à abstinência de substâncias ou devido a doenças como síndromes coronarianas agudas, doença de Cushing, hipertireoidismo, feocromocitoma, asma e epilepsia de lobo temporal.
A respeito do transtorno de pânico, julgue os itens subsequentes. A inalação de CO2 a 35% e a injeção intravenosa de lactato de sódio formas químicas de desencadear um ataque de pânico no contexto experimental provocam ansiedade e ataques de pânico tanto em indivíduos portadores de transtorno de pânico quanto em indivíduos saudáveis, por meio do mecanismo de ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, semelhante ao que ocorre no ataque de pânico espontâneo.
No que se refere à saúde mental da mulher, julgue os itens a seguir. Os antidepressivos são os psicotrópicos mais prescritos durante a gestação, uma vez que não há evidências de associação entre o uso de antidepressivos tricíclicos nem de inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) com malformações fetais, com ressalvas à paroxetina, pois alguns estudos apontaram malformações cardiovasculares resultantes de exposição no primeiro trimestre de gestação.
No que se refere à saúde mental da mulher, julgue os itens a seguir. A flutuação nos níveis de estrogênio no período reprodutivo feminino configura um importante fator de risco para o quadro de esquizofrenia e está relacionada a uma maior prevalência dos transtornos de depressão e de ansiedade nas mulheres durante o período fértil.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...