Lista completa de Questões sobre Radiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, 10 anos, feminino, refere manchas café-com-leite pelo corpo, alteração visual, trazendo exame anterior de seios da face que evidencia displasia da asa do esfenoide. Sobre a patologia referida, em relação a seus critérios diagnósticos, assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito da trombose venosa profunda (TVP) dos membros inferiores, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. O diagnóstico clínico é difícil porque pacientes possuem queixas não específicas e podem ser assintomáticos.
II. Uma complicação potencialmente letal da TVP aguda é o tromboembolismo pulmonar (TEP).
III. A TVP dos membros inferiores é considerada distal quando o comprometimento é do joelho para cima (veia poplítea, veia femoral superficial, veia femoral profunda, veia femoral comum).
IV. Os sintomas mais comuns associados à TVP são o inchaço persistente da panturrilha ou perna, dor ou pontos sensíveis e doloridos nas pernas (geralmente na parte posterior da panturrilha), distensão venosa, dilatação venosa superficial, aumento de temperatura e sinal de Homan, desconforto na panturrilha na dorsiflexão passiva.
Estão corretas:
A respeito da colocação de implante de cateter Duplo J, está INCORRETO o que se afirma em:
Dentre as contraindicações para ablação por radiofrequência (ARF) no carcinoma hepatocelular (CHC) estão, EXCETO:
A respeito da técnica de ablação por radiofrequência (ARF) no carcinoma hepatocelular (CHC), analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Neste procedimento, a agulha é dirigida até a lesão hepática, utilizando-se USG e TC como guia.
II. Muitos pacientes com CHC apresentam cirrose hepática, hipertensão portal e outras comorbidades, de modo que, frequentemente, não são candidatos cirúrgicos, sendo que, nesses casos, a ARF percutânea possibilita o tratamento curativo de pacientes não-cirúrgicos, especialmente em estágios iniciais do hepatocarcinoma.
III. A técnica tem como vantagem o custo menos elevado que a alcoolização.
IV. O objetivo do tratamento é a ablação do tumor e de uma margem de tecido ao redor do tumor, mimetizando uma margem cirúrgica.
Estão corretas:
O acesso no espaço intercostal alto na realização de nefrostomia para a remoção percutânea do cálculo na doença litiásica, possui um aumento do risco de desenvolvimento de:
A respeito da nefrostomia percutânea, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Em pacientes com pionefrose (hidronefrose com infecção), a nefrostomia percutânea é quase sempre tecnicamente bem sucedida e frequentemente resulta em uma melhora clínica do paciente.
II. Na litíase obstrutiva, nos casos de obstrução uretral aguda, a colocação de nefrostomia simples demonstrará mais sucesso do que a litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO) e a inserção de cateter duplo J ureteral retrógrado.
III. A obstrução ureteral na gravidez geralmente é devida a cálculos. A nefrostomia percutânea pode proporcionar, com segurança, uma descompressão temporária do trato urinário, sendo a incidência de aborto espontâneo ou parto prematuro relacionados à colocação do tubo de nefrostomia percutânea extremamente baixa.
Estão corretas:
São contraindicações relativas para quimioembolização hepática em pacientes com carcinoma hepatocelular, EXCETO:
Assinale a alternativa correta. O agente quimioterapêutico mais comumente utilizado na monoterapia de quimioembolização transarterial (TACE) hepática em pacientes com carcinoma hepatocelular (HCC), é:
De acordo com o status do tumor, são indicações para quimioembolização transarterial (TACE) hepática em pacientes com carcinoma hepatocelular (HCC), EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...