Lista completa de Questões sobre Ultrassonografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à avaliação ultrassonográfica da tireoide, assinale a opção correta.
O aumento da vascularização da lesão sugere benignidade.
A maior parte dos nódulos tireoideos decorre de hiperplasia glandular.
No estágio terminal da tireoidite crônica, a vascularização da glândula encontra-se difusamente aumentada.
A maior parte dos carcinomas papilares é hiperecogênica.
Microcalcificacões no interior do nódulo são sugestivas de benignidade.
Uma mulher com vinte e cinco anos de idade e ciclos menstruais regulares apresentou episódio de dor pélvica aguda à esquerda. O exame ultrassonográfico transvaginal mostrou ovário aumentado pela presença de imagem hiperecogênica, com reforço acústico posterior medindo cerca de 4 cm. O estudo com Doppler colorido evidenciou fluxo na periferia do ovário; porém, não havia fluxo identificável no interior da imagem hiperecogênica. Havia mínima quantidade de líquido livre em fundo de saco.
Dado o caso clínico apresentado, a hipótese diagnóstica mais provável, nessa situação, é decisto de inclusão peritoneal.
cisto hemorrágico agudo.
teratoma ovariano.
cisto de corpo lúteo.
torção ovariana.
O achado ultrassonográfico de dois corpos uterinos independentes, dois colos uterinos e duas vaginas, devem ser caracterizados como
útero bicorno bicolo.
útero bicorno parcial.
útero arqueado.
útero septado.
útero didelfo.
O exame ultrassonográfico da região pélvica é um exame frequentemente realizado. Em relação a essa informação, assinale a opção correta.
Caso exista pequena quantidade de líquido dentro do canal endometrial em uma mulher menopáusica, o volume desse líquido deve ser incluído pelo médico ultrassonografista no momento de realizar a medida da espessura do endométrio.
A maior parte dos pólipos endometriais apresenta hiperfluxo ao doppler colorido com diversos vasos nutridores, enquanto a maior parte dos miomas submucosos é hipovascularizado e tem vaso nutridor único.
A hiperplasia endometrial promovida pelo tamoxifeno é distinguível das demais causas de hiperplasia devido ao ultrassonográfico de áreas císticas no interior do endométrio espessado, que não estão presentes em outras causas de hiperplasia.
O endométrio com aspecto trilaminar indica que a paciente está na fase proliferativa tardia do ciclo menstrual.
Em mulheres menopáusicas assintomáticas sem o uso de terapia de reposição hormonal, a verificação de endométrio com espessura de 7 mm ou mais caracteriza hiperplasia endometrial e deve ser investigado.
Com relação ao estudo ultrassonográfico da parede abdominal, assinale a opção correta.
As hérnias lombares são, em sua maioria, congênitas, ocorrendo acima do músculo grande dorsal.
A diástase dos músculos retos abdominais pode ser caracterizada ultrassonograficamente por um aumento no diâmetro transverso da linha semilunar.
A hérnia espigueliana pode ser caracterizada como um defeito na aponeurose do músculo transverso abdominal, lateralmente à bainha do reto abdominal, mais comumente na junção da linha semilunar com a linha arqueada.
Para ser caracterizada como hérnia femoral, a massa herniária deve estar localizada lateralmente à veia femoral.
A presença de conteúdo herniário na bolsa escrotal caracteriza essa hérnia como direta, pois hérnias inguinais indiretas não descem até este nível.
Assinale a opção correta no que concerne a trato genito-urinário e adrenais.
A verificação de um rim pequeno, com múltiplos cistos e com pouco ou nenhum parênquima normal, estando o rim contralateral normal, é sugestivo de rim displásico multicístico.
A presença de cistos é incomum nos rins de pacientes portadores da doença de Von Hippel-Lindau ou de esclerose tuberosa.
A diferenciação da prostatite focal com neoplasias prostáticas pode ser feita por meio do transdutor transretal, que demonstrará nódulo hiperecogênico no caso da prostatite e hipoecogênico no caso do adenocarcinoma prostático.
A maior parte dos adenocarcinomas prostáticos ocorre na glândula interna prostática, o que facilita a obtenção de material em punção guiada por ultrassonografia transretal.
Considere que um recém-nascido apresente histórico de oligoidrâmnio, pulmões hipoplásicos e aumento maciço dos rins, que apresentam ecogenicidade aumentada, mas sem diferenciação corticomedular. Nesse caso clínico, a principal hipótese diagnóstica é a presença de rim esponja medular.
No que se refere ao estudo ultrassonográfico do abdome, assinale a opção correta.
Uma das formas de apresentação do envolvimento leucêmico do rim promove uma redução difusa da ecogenicidade do parênquima renal.
Em um corte transversal de uma alça do intestino delgado, pode-se identificar até cinco camadas distintas, sendo que a mucosa é hipoecogênica em relação à camada muscular.
O calibre máximo do apêndice cecal normal é de 4 mm.
A acidose tubular renal pode provocar nefrocalcinose cortical, caracterizada por focos hiperecogênicos no córtex renal, podendo haver sombras acústicas.
A hipertrofia da coluna de Bertin é caracterizada por imagem hipoecogênica que se projeta da cortical até o seio renal e promove abaulamento da cápsula renal, sendo difícil sua diferenciação com o carcinoma renal.
Assinale a opção correta com relação ao estudo ultrassonográfico do abdome superior.
O pâncreas é geralmente mais ecogênico em crianças que em adultos.
Um pâncreas com aspecto ultrassonográfico normal exclui o diagnóstico de pancreatite.
O ducto colédoco com até 6 mm de calibre é considerado normal em pacientes pediátricos e adolescentes.
A síndrome de Mirizzi é caracterizada pelo achado de um cálculo impactado no ducto cístico, que promove obstrução biliar extra-hepática.
Em pacientes submetidos previamente a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), a verificação de sombra acústica posterior a um foco ecogênico permite distinguir entre cálculos biliares no ducto colédoco e aerobilia.
Com relação ao exame ultrassonográfico do abdome superior, assinale a opção correta.
Ao contrário do que ocorre no fígado, a maior parte dos hemangiomas esplênicos são hipoecogênicos.
A principal hipótese diagnóstica para uma lesão esplênica hipoecoica periférica em forma de cunha é a ocorrência de infarto esplênico.
A espessura normal da parede da vesícula biliar é de, no máximo, 2,0 mm.
Quando presente por períodos prolongados de tempo, a lama biliar pode produzir intensa sombra acústica posterior.
Nos casos de trauma hepático, as lacerações agudas apresentam-se hipoecogênicas. A ecogenicidade do hematoma aumenta ao longo da primeira semana após o trauma.
A respeito do exame ultrassonográfico do fígado, assinale a opção correta.
Na hepatite aguda, o parênquima hepático pode apresentar ecogenicidade difusamente reduzida, com acentuada hiperecogenicidade da tríade portal e bainhas periportais. Além disso, pode haver espessamento associado da parede da vesícula biliar.
As regiões mais comuns de identificação de parênquima hepático preservado em meio ao fígado esteatótico são o lobo caudado e as porções mais centrais do fígado.
O acometimento hepático pela esquistossomose promove o surgimento de bandas hipoecoicas em torno das veias hepáticas.
O fígado normal é hipoecoico em relação ao baço.
O lobo de Riedel é uma extensão da porção inferior do lobo hepático esquerdo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...