Questões de Medicina da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

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A Instituição dispõe de uma lista de serviços para os quais pode transferir os casos que superam a capacidade resolutiva da unidade. Os itens a seguir são necessários para a execução desta atividade, EXCETO:

  • A. equipe habilitada para acompanhar o cliente/paciente, quando necessário.
  • B. sistema de análise crítica dos casos atendidos, visando à melhoria da técnica, controle de problemas, melhoria de processos e procedimentos, minimização de riscos e efeitos colaterais.
  • C. meios de transporte equipados adequadamente para a realização de transferências.
  • D. relação de serviços e/ou centros de referência em especialidades, para os quais devem ser transferidos os casos em que a Instituição não tenha capacidade resolutiva.
  • E. sistema de comunicação que assegure as transferências e agilidade dos mecanismos utilizados nos contatos entre os médicos e serviços.

O auditor médico, para desenvolver suas atividades profissionais, necessita de um conjunto de elementos classificados como ferramentas de trabalho, elementos indispensáveis para o bom desenvolvimento da tarefa.

Não pode um auditor realizar sua atividade em toda sua plenitude se não conhecer:

  • A. as normas do sistema nacional de sangue, componentes e hemoderivados.
  • B. as tabelas de honorários médicos.
  • C. os recursos humanos de acordo com os níveis de assistência do prestador de serviço.
  • D. o perfil epidemiológico da população atendida pelo prestador de serviço.
  • E. os recursos financeiros para execução das contas médicas.

Um hospital participa ativamente do programa institucional qualidade e produtividade visando acreditação. Os itens a seguir são necessários para a efetivação do processo de qualificação da instituição, EXCETO:

  • A. sistema de indicadores para a melhoria de processos gerenciais da unidade.
  • B. taxas e indicadores de serviços integrados ao sistema de informação da Instituição.
  • C. ciclos de melhoria com impacto sistêmico.
  • D. sistema para definição de critérios na resolução do cuidado em todos os níveis de assistência.
  • E. sistema de aferição da satisfação de clientes (internos e externos).

Entende-se por modelo assistencial, o modo como:

  • A. os diferentes níveis do SUS se articulam entre si para planejar a assistência médica.
  • B. os usuários e prestadores privados negociam as prioridades da assistência à saúde.
  • C. os gestores do SUS se relacionam com os gerentes das unidades de saúde para produzir ações de saúde pública.
  • D. são produzidas as ações de saúde e a maneira como os serviços de saúde e o Estado se organizam para produzi-las e distribuí-las.
  • E. os serviços privados negociam seus contratos com os prestadores de serviços.

A Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos – CBHPM foi criada com o objetivo de facilitar a troca de informações entre os diversos sistemas e atores envolvidos, uma vez que a função precípua é estabelecer padrões de remuneração para realização de procedimentos médicos. As entidades abaixo auxiliam na elaboração e atualização da CBHPM, EXCETO:

  • A. Associação Médica Brasileira.
  • B. Conselho Federal de Medicina.
  • C. Agência Nacional de Saúde Suplementar.
  • D. Federação Nacional dos Médicos.
  • E. Sociedades de Especialidades Médicas.
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