Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, referentes ao diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.
O carvedilol é útil no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca crônica, aparentemente em decorrência da sua ação farmacológica que leva à redução da atividade simpática tanto sobre o coração (com melhora da fração de ejeção ventricular) quanto sobre os vasos arteriais (induzindo vasodilatação).
Com base no fragmento de texto acima e nos múltiplos aspectos por ele suscitado, julgue os itens seguintes relativos à dengue e à obesidade.
No Brasil, a dengue é uma doença de notificação compulsória, seja em surtos epidêmicos localizados em áreas endêmicas, seja em casos esporádicos em áreas não endêmicas.
Durante o procedimento de aspiração traqueal, é possível ocorrer hipoxemia induzida por esse processo e, para evitar seu surgimento, é necessário que se faça previamente uma hiperoxigenação (FiO2 = 100%).
Uma das principais causas de fracasso na extubação é a obstrução da via aérea por inflamação e edema laríngeo, especialmente após a ventilação mecânica prolongada. Contudo, isso pode ser evitado com uma avaliação pré-extubação, na qual se pode identificar essa obstrução por meio do teste de permeabilidade.
Com relação à dissecção aguda de aorta, julgue os itens que se seguem.
Na dissecção de aorta do tipo IIa de DeBakey, o comprometimento da aorta se estende a partir da artéria subclávia esquerda, indo em direção ao diafragma.
Acerca dos transtornos ligados ao uso de substâncias psicoativas, julgue os próximos itens.
As alucinações mais frequentes em casos de transtorno psicótico induzido pelo álcool são as visuais.
Com relação a dispneia e tosse, julgue os seguintes itens.
A tosse é importante mecanismo fisiológico de defesa do aparelho respiratório contra germes, partículas estranhas e gases tóxicos.
Julgue os itens subsequentes, relativos às causas genéticas da ambiguidade genital.
A hiperplasia congênita adrenal apresenta expressividade variável, sendo a forma perdedora de sal a forma mais leve da doença.
Um rapaz com dezessete anos de idade deu entrada na enfermaria clínica com quadro de dor intensa no quadrante superior direito do abdome, associada a anorexia, náuseas, vômitos frequentes, rash maculopapular difuso, intensamente pruriginoso, e gengivorragia. Sinais vitais mostravam PA = 88 mmHg × 72 mmHg, FC = 94 bpm e SaO2 = 96% em ar ambiente. Ele esteve em observação no pronto-socorro durante cinco dias, com quadro de febre alta, mialgia, cefaleia retroorbitária, astenia e diarreia leve. Para elucidação do caso, foram solicitados, entre outros, os seguintes exames: prova do laço, velocidade de hemossedimentação e ultrassonografia de abdome.
Considerando o diagnóstico clínico mais provável e os possíveis achados nos exames complementares do quadro acima descrito, julgue os itens subsequentes.
Para realizar a prova do laço, é preciso calcular o valor da pressão arterial média, que, no caso do paciente considerado, é de, aproximadamente, 77,3 mmHg.
Julgue os itens seguintes, referentes ao diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.
O uso de medicamentos trombolíticos é recomendado aos pacientes com diagnóstico definido de angina variante de Prinzmetal, pois nessa condição há supradesnivelamento do segmento ST do eletrocardiograma, que expressa oclusão trombótica coronariana aguda, desde que seja infundido até no máximo seis horas após o início da dor torácica.
Com base no fragmento de texto acima e nos múltiplos aspectos por ele suscitado, julgue os itens seguintes relativos à dengue e à obesidade.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em casos de dengue clássica, o paciente deve apresentar os seguintes sintomas: febre, dor no corpo, cefaleia, exantema, leucopenia e plaquetopenia. Em casos de dengue mais graves, paciente submetido à prova do laço positiva deve apresentar plaquetas < 50.000/mm3 e extravasamento plasmático, caracterizado por hemoconcentração, derrames cavitários, hipoalbuminemia ou hipoproteinemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...