Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à coinfeção da sífilis com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), julgue os itens de 106 a 110.
Gestantes submetidas a tratamento contra sífilis durante a segunda metade da gravidez estão sob alto risco de parto prematuro e sofrimento fetal, se o tratamento desencadear a reação de Jarisch-Herxheimer.
Acerca de doenças cardiovasculares, renais, endócrinas e infecciosas, julgue os itens a seguir.
Nos pacientes com bexiga neurogênica em uso de cateterismo intermitente, a profilaxia antimicrobiana pode ajudar na prevenção de bacteriúria, entretanto não diminui os casos de infecção sintomática.
A toracoscopia, desenvolvida por Jacobeus em 1910, é um procedimento propedêutico cirúrgico da cavidade pleural. Julgue os itens seguintes, relativos à toracoscopia.
Normalmente a toracoscopia é realizada à linha axilar média, no oitavo espaço intercostal.
Quanto às queimaduras, julgue os itens de 53 a 58.
No atendimento a um paciente de 19 anos de idade, masculino, vítima de queimadura química por ácido fluorídrico, deve-se desprezar as roupas, lavar a área de forma exaustiva e utilizar soluções de injeções subcutâneas de gluconato de cálcio a 10%.
As crises hipoxêmicas (ou de anoxia) são episódios que ocorrem em associação a algumas cardiopatias congênitas. Com referência a essas crises, julgue os itens seguintes.
Anemia, febre, infecção e uso de broncodilatadores são fatores desencadeantes dessas crises.
Uma mulher com 76 anos de idade, do lar, dislipidêmica, disse que, há quase três horas, após o almoço, iniciou quadro de náuseas e epigastralgia em queimação, de forte intensidade, com irradiação para o dorso, sem alívio com antiácido, nem com repouso. Em razão da permanência da dor, a paciente procurou a emergência. Ao fazer o exame físico, encontrava-se eupneica e acianótica, com PA: 150 mmHg × 80 mmHg, FC 70 bpm e ritmo cardíaco regular em 2 tempos (B4) sem sopros. A paciente apresentou melhora do quadro após medicação instituída. A dosagem de CK-MB massa e troponina com 12 horas do quadro foi de: cinco e dez vezes o valor normal de referência, respectivamente. Após 24 horas da admissão, apresentou novo episódio de epigastralgia com 25 minutos de duração e melhora após nitrato sublingual, quando realizou o ECG que revelou apenas infradesnível retificado do segmento ST de 1,5 mm na parede lateral.
Com base nesse quadro clínico, julgue os próximos itens.
A atual legislação brasileira considera que, na eventualidade de acidentes de natureza grave ou fatal decorrentes da realização do TE, o médico ficará obrigado a reparar o dano.Considerando a monitorização da transmissão neuromuscular com a sequência de quatro estímulos, julgue os itens subsequentes.
Quando o bloqueio neuromuscular é de 70%, todas as respostas da sequência de quatro estímulos estão presentes.
Além de reconhecer os elementos característicos para diagnóstico preciso, o médico patologista precisa determinar o grau do tumor e fornecer dados que permitam estabelecer o seu estadiamento, orientando medidas terapêuticas. Com relação ao estadiamento e graduação das neoplasias, julgue os próximos itens.
O sistema mais empregado no estadiamento clínico é o TNM, em que T indica o tamanho do tumor, N, o número de linfonodos acometidos, e M, a presença de metástases em outros órgãos.
Medicina - Cirurgia Oncoginecológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens seguintes, relativos à epidemiologia e etiologia do câncer de colo uterino no Brasil.
O número de casos novos esperados de câncer de colo uterino no Brasil, no ano de 2010, será de cerca de 18.000, com um risco estimado de 18 casos para cada 100 mil mulheres.
A utilização de esquemas de fracionamento alterados, o uso de modificadores de resposta tumoral e a associação da quimioterapia à radioterapia têm como objetivo aumentar as taxas de resposta ao tratamento. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
A demonstração da presença das células hipóxicas nos tumores sólidos criou o conceito de uma sensibilidade semelhante à irradiação entre as células e demonstrou que os sensibilizadores, protetores e a radioterapia fracionada não auxiliam na reoxigenação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...