Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir.
Situações clínicas como a apresentada têm como principal agente etiológico o Plasmodium malarie.
Uma mulher de 31 anos de idade com diagnóstico, feito há um mês, de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e em tratamento com dieta hipossódica comparece para consulta no ambulatório de risco cardiovascular. Traz consigo resultados de exames laboratoriais: hemoglobina 14 g/dL, hematócrito 42,7%, sódio 140 mEq/L, potássio 2,8 mEq/L, creatinina 0,8 mg/dL, glicemia 91 mg/dL, colesterol total 180 mg/dL, triglicérides 137 mg/dL. Ao exame físico apresenta boas condições, pressão arterial 155 mmHg × 110 mmHg e 152 mmHg × 106 mmHg em duas aferições diferentes, auscultação cardiopulmonar normal, abdome sem massas, exame neurológico normal e extremidades sem edema.
Com base nesse caso clínico, julgue os próximos itens.
Nessa paciente, a principal suspeita clínica é de HAS secundária a hiperaldosteronismo.
Um profissional da equipe de enfermagem, iniciando sua prática na manipulação, acondicionamento e transporte de amostras celulares ao laboratório de citopatologia, adotou uma série de procedimentos. Entre os procedimentos corretos que podem ter sido adotados por esse profissional, está
a fixação em formalina de tumor encaminhado para estudo citopatológico intra-operatório.
O trauma vascular constitui-se em um dos problemas de saúde pública na atualidade, causando perdas de vidas e incapacidade temporária ou definitiva em um número elevado de pessoas. Considerando esse tema, julgue os próximos itens.
Nas lesões do segmento proximal da artéria subclávia à esquerda, a via de acesso ideal é a supraclavicular.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que há um melhor controle locorregional dos carcinomas espinocelulares das vias aerodigestivas superiores, a ocorrência de múltiplos tumores primários apresenta impacto na sobrevida dos pacientes. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A pan-endoscopia periódica é de extrema importância, com muitos achados positivos e excelente relação custo/benefício.
Em relação ao ecocardiograma transesofágico (ETE), o diagnóstico diferencial de vegetações provenientes da endocardite infecciosa (EI) ocorre em estruturas naturais, como o espessamento, a degeneração e a cordoalha valvar, e em estruturas nodulares, encontradas sobretudo em valva aórtica nativa, como as excrescências de Lambl e os nódulos de Arantius. Dificuldade maior encontra-se na diferenciação morfológica de pequenas vegetações e de fios de sutura cirúrgica ou de estruturas denominadas filamentos de fibrina.
As recentes diretrizes sobre EI da SEC, baseadas em dados derivados de um número limitado de estudos, recomendam a realização de novo ETE em um período de 7 a 10 dias, para o diagnóstico da EI, nos pacientes que permanecem com alta probabilidade clínica de EI, quando o primeiro ETE de boa qualidade foi negativo. Adicionalmente, na suspeita de infecção por Staphilococcus aureus, orienta-se a realização do ETE em um intervalo de tempo inferior.
Em relação a equipamentos médico-hospitalares de centros cirúrgicos, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de neurocirurgias pode ser realizado pelo neuronavegador com base em imagens de tomografia computadorizada ou de ressonância magnética.
Com relação ao lúpus eritematoso sistêmico, julgue os itens que se seguem.
Comparadas às mulheres sadias, mulheres com lúpus eritematoso sistêmico têm maior taxa de aborto, morte fetal intrauterina e nascidos prematuros.
Pacientes oncológicos têm alta incidência de complicações venosas seja de acesso venoso ou mesmo de trombose venosa profunda e embolia. Acerca desse assunto e suas implicações, julgue os itens de 87 a 96.
Os filtros temporários são filtros que podem ser retirados a qualquer momento do pós-operatório imediato ou tardio.
Estudos epidemiológicos relatam taxas de prevalência de transtorno do pânico durante a vida de 1,5% a 5%. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
Todos os inibidores seletivos de recaptação de serotonina são eficientes no transtorno do pânico, e o tratamento farmacológico deve, em geral, ser mantido por, no mínimo, 6 semanas. O índice de recorrência é significativamente pequeno quando a medicação é interrompida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...