Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O distúrbio mineral e ósseo da doença renal crônica (osteodistrofia renal), conforme diagnosticado por biópsia óssea, inclui a osteíte fibrosa cística, a doença óssea adinâmica, a osteomalácia e a lesão mista. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes. Na osteíte fibrosa cística, existe perda da atividade celular dos osteoblastos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos aspectos nutricionais e fisiopatológicos da absorção da vitamina D, julgue os seguintes itens. Óleo de fígado de bacalhau e peixes gordurosos, como o salmão e o atum, são fontes naturais de vitamina D.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os critérios para a retirada do dreno de tórax, julgue os itens que se seguem. Um dos critérios para a retirada do dreno de tórax é a drenagem inferior a 100 mL em vinte e quatro horas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo de coorte, um dos métodos de estudo utilizados em epidemiologia, é

  • A. um método em que são descritos conjuntos de pacientes que apresentem o mesmo diagnóstico ou que sejam submetidos a uma mesma intervenção; em geral, esse estudo é realizado com uma série consecutiva de pacientes, avaliados em uma instituição de saúde, por determinado período de tempo; sendo feita a comparação mediante controles externos, dada a inexistência de grupo de controle interno composto ao mesmo tempo do estudo.
  • B. um método de estudo no qual a avaliação é feita de forma retrospectiva, partindo-se do efeito em busca das causas: grupos de pessoas com e sem determinado agravo à saúde são respectivamente comparados com relação a exposições que tenham sofrido no passado, testando, assim, a hipótese de a exposição a determinados fatores de risco apresentar-se como fator etiológico da doença em estudo.
  • C. um método de estudo que se caracteriza pela investigação aprofundada de uma situação; por exemplo, uma doença, em que sejam avaliadas menos de dez indivíduos.
  • D. um método realizado por meio de estatísticas, em que a unidade de observação e análise é constituída de grupos de indivíduos, sendo, por isso, também chamado de estudo de grupos, de agregados ou de conglomerados. E um estudo que parte da causa em busca
  • E. um estudo que parte da causa em busca dos efeitos; para isso, um grupo de indivíduos que seja identificado para coleta de informação sobre a exposição de interesse será acompanhado, ao longo do tempo, para se identificar se os integrantes desse grupo apresentam ou não determinada doença e se a exposição prévia guarda relação com a ocorrência dessa doença.

A respeito de vulvovaginites, mastologia, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), oncologia pélvica e doença inflamatória pélvica aguda (DIPA), julgue os itens que se seguem. Para se estabelecer o diagnóstico de câncer do colo uterino, a realização da coleta de citologia é realizada com o uso da escova para coleta endocervical e da espátula tipo ponta longa (Ayre) para coleta ectocervical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem com cinquenta anos de idade foi levado ao pronto-socorro com relato de estar apresentando crises convulsivas tônico-clônicas intermitentes havia vinte minutos, sem recuperação da consciência. No momento da avaliação, não havia mais abalos dos membros, mas foram observados movimentos ritmados de piscamento das pálpebras, que, após quinze minutos de observação, já estavam totalmente ausentes. Esse homem retomou a consciência após sessenta minutos de permanência no pronto-socorro, mas ainda desorientado e com alucinações auditivas.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Uma das possíveis causas para a ocorrência das crises convulsivas do paciente em questão é o uso de antimicrobianos como o cefepime, a vancomicina e a amicacina.

  • C. Certo
  • E. Errado

O distúrbio mineral e ósseo da doença renal crônica (osteodistrofia renal), conforme diagnosticado por biópsia óssea, inclui a osteíte fibrosa cística, a doença óssea adinâmica, a osteomalácia e a lesão mista. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes. Reduzida concentração de cálcio no dialisato e uso de análogos da vitamina D são considerados fatores de risco para o aparecimento da doença óssea adinâmica

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos aspectos nutricionais e fisiopatológicos da absorção da vitamina D, julgue os seguintes itens. Distúrbios associados à má absorção de gordura, como a doença celíaca, a doença de Crohn e a síndrome de intestino curto, estão relacionados ao baixo teor de vitamina D no organismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente de setenta e cinco anos de idade, fumante de 40 anos/maço, apresentou nódulo em lobo superior de pulmão direito, na medular, espiculado, com 2 cm em seu maior eixo e com resultado do PET mostrando linfadenomegalia com captação em hilo direito e na lesão. O SUV da lesão foi de 5,5.

Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.

A mediastinoscopia nesse paciente não é mandatória, pois não há linfonodos mediastinais evidenciados ao exame de PET.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de vulvovaginites, mastologia, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), oncologia pélvica e doença inflamatória pélvica aguda (DIPA), julgue os itens que se seguem. O diagnóstico laboratorial de infecção por clamídia é realizado com microscopia em campo escuro.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...