Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, acerca do manejo clínico do paciente oncológico.
A síndrome da veia cava superior é uma situação oncológica que requer medidas rápidas. Não há um tratamento padrão para a síndrome, sendo que a escolha do tratamento depende em grande parte da histologia do tumor que comprime o vaso. Em caso de tumores sensíveis como os germinativos e os de pequenas células de pulmão, a quimioterapia pode ser a primeira medida terapêutica. Em casos emergenciais, quando o exame histológico ainda não está disponível, a aposição de stent por via vascular pode aliviar os sintomas independentemente da histologia.
A cetoacidose diabética tem como características bioquímicas hiperglicemia, cetose e acidose efeitos combinados de atividade de insulina circulante deficiente e da secreção excessiva dos hormônios regulatórios, desequilíbrios hormonais que mobilizam a entrega de substratos de músculo e tecido adiposo para o fígado, onde eles são convertidos para glicose ou corpos cetônicos, em taxas que excedem consideravelmente a capacidade dos tecidos para usá-los. Resulta hiperglicemia (> 250 mg/dL), cetoacidose (pH< 7.30) e diurese osmótica produzindo desidratação e perda eletrolítica. Com base nesse assunto, julgue os itens que se seguem.
Bicarbonato de sódio a 1mEq/mL deve ser administrado via endovenosa sempre que o pH venoso situar-se em 7,3 ou com
, à razão de 100 mEq diluídos em 400 mL de solução glicosada a 5% a 60 mEq /h.
A trombose venosa profunda (TVP) dos membros inferiores é uma doença bastante frequente, principalmente como complicações de outras afecções cirúrgicas ou clínicas, e caracteriza-se pela formação aguda de trombos nas veias profundas. A respeito da TVP, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico clínico da trombose venosa profunda (TVP) apresenta alta sensibilidade e especificidade.
Um homem com 38 anos de idade mantém-se portador de insuficiência cardíaca congestiva da classe funcional III, apesar do uso de terapia medicamentosa otimizada. O ECG apresenta bloqueio completo pelo ramo esquerdo, com a duração do QRS de 130 ms. O ecocardiograma mostra, no modo M, que o tempo entre o nadir da incursão do septo para o nadir da incursão da parede posterior foi de 150 ms. A diferença entre o início da abertura das valvas pulmonar e aórtica é de 60 ms. O estudo do doppler tecidual da movimentação do anel mitral mostrou que o tempo entre o início do QRS do ECG e o pico da onda sistólica do anel septal da valva mitral foi de 180 ms e do anel lateral, de 130 ms. A velocidade de pico sistólica foi de 4,0 cm @ s -1 .
Acerca desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
O paciente em questão apresenta dessincronia interventricular.A construção de um centro de saúde ou de uma unidade de terapia hospitalar pode ser regida por modelos diferentes de gestão e contrato. No que concerne ao modelo de aquisição turn key, julgue os próximos itens.
Na modalidade de aquisição turn key, a obra deve ser entregue pronta para funcionar, sendo que a responsabilidade pela entrega no prazo e pelas especificações corretas não é somente do construtor, mas também do cliente.
Considerando os tratamentos farmacológicos e não farmacológicos da fibromialgia, julgue os itens que se seguem.
Aos pacientes com diagnóstico de fibromialgia deve ser evitada a prescrição de opioides. O tramadol é uma exceção, e pode ser utilizado para melhora do quadro clínico desses pacientes.
No que se refere à anatomia, julgue os itens que se seguem.
A avaliação angiográfica da veia porta só pode ser feita por punção direta ou por esplenoportografia.
Com relação aos transtornos psiquiátricos da infância e adolescência, julgue os itens seguintes.
Em ambientes clínicos e hospitalares, o transtorno de conduta é o diagnóstico mais comum em crianças e adolescentes. A maior consequência do transtorno de conduta na infância é o transtorno de personalidade antissocial na idade adulta.
Com relação à tuberculose (TB), julgue os itens subsequentes.
Conforme as Diretrizes Brasileiras para Tuberculose (2004), em pacientes hepatopatas crônicos e com níveis basais de enzimas hepáticas abaixo de três vezes o valor normal, o esquema I deve ser substituído pelo esquema III estreptomicina, etambutol e ofloxacina por três meses, mantendo-se etambutol e ofloxacina por mais nove meses de tratamento, com rigoroso controle das enzimas séricas.
Em relação aos tipos de estudos existentes na pesquisa clínica, julgue os próximos itens.
No estudo transversal, as variáveis são todas medidas de uma única vez, sem distinção estrutural entre as preditoras e as de desfecho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...