Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da sistematização da reanimação neonatal, julgue os seguintes itens.
I Um feto em sofrimento agudo prolongado apresenta na vida intrauterina as seguintes alterações: parada dos movimentos respiratórios, taquicardia, geralmente acima de 180 bpm, e hipertensão arterial.
II A avaliação da eficácia das ações em reanimação neonatal baseia-se em três sinais: respiração, frequência cardíaca e cor.
III Quando um recém-nascido está respirando bem, a sua frequência cardíaca está acima de 100 bpm e ele apresenta cianose central, a intervenção correta é fornecer oxigênio inalatório a 100%, com vazão de 5 L/min.
IV A ação mais importante em um neonato que nasce em apneia, hipotônico e envolvido em mecônio espesso é aspirar prontamente a traqueia por intermédio de uma sonda orogástrica de grosso calibre.
V Balão autoinflável sem reservatório oferece concentrações de oxigênio entre 70% e 90%.
Segundo as normas do programa de reanimação neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, estão certos apenas os itens
I e II.
I e V.
II e III.
III e IV.
IV e V.
Acerca dos vícios de refração e sua avaliação, julgue os itens subsequentes.
Os pacientes hipermetropes devem usar sempre a correção ótica total obtida sob cicloplegia.
Julgue os itens a seguir, relativos ao tratamento da bexiga hiperativa.
Nos casos de bexiga hiperativa, o tratamento medicamentoso é feito com drogas anticolinérgicas para bloquear a ação parassimpática na bexiga, sendo indicado mesmo nas portadoras de sintomas do glaucoma de ângulo fechado e de arritmias cardíacas.

Nessa paciente, a presença de anticorpos antitireoglobulina pode mascarar o diagnóstico de carcinoma diferenciado de tireóide.

Com referência ao quadro clínico descrito no texto e ao tratamento do citado paciente, julgue os itens a seguir.
Como evidencia o relato, existe importante resistência à insulina na situação, devendo ser ministradas doses de 50 a 70 unidades, preferencialmente em bólus, repetidas a cada 2 horas nas primeiras 6 horas, com intuito de reduzir da glicemia.
A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) dos membros inferiores tem como principal causa a aterosclerose, sendo a claudicação intermitente a sua principal manifestação clínica, podendo também apresentar-se nas formas isquêmicas mais graves com quadro de dor em repouso, de lesões tróficas e gangrena. A respeito da DAOP, julgue os itens seguintes.
A claudicação intermitente corresponde ao estágio II da classificação de Fontaine, no qual o tratamento, inicialmente, é conservador, visando basicamente os fatores de risco.
Na avaliação ecocardiográfica de uma paciente de 30 anos de idade, portadora de estenose mitral reumática, o estudo do fluxo diastólico da valva com o doppler contínuo mostrou que o tempo para que a pressão caísse à metade durante a diástole era de 240 milissegundos e que a medida do índice do volume do átrio esquerdo era 34 mL . m²) -1 de superfície corpórea. O corte transversal mostrou aumento do ventrículo direito e movimento paradoxal do septo interventricular. As valvas tricúspide e pulmonar são competentes. O cálculo do escore de Wilkins foi igual a 5.
Com base nos dados acima descritos, julgue os itens que se seguem.
O escore de Wilkins indica que a lesão mitral estenótica é grave e passível de tratamento com plastia por balão.Acerca do endotélio, julgue os itens subsequentes.
O glicocálice é uma camada que reveste a face luminal das células endoteliais.
Acerca das possibilidade periciais propiciadas pelo exame dos pelos, assinale a opção correta.
Os cabelos lisótricos são característicos do grupo étnico caucasóide.
Os cabelos ulótricos são característicos do grupo étnico mongolóide.
A forma da secção transversal dos pelos varia conforme o grupo étnico.
A presença de um pelo crestado indica que houve a ação de um álcalis ou ácido.
Os pelos dos indivíduos do grupo étnico caucasóide são, em geral, de menor diâmetro que os dos negróides.
Assinale a opção correta acerca de identidade e identificação.
Identidade é o conjunto de técnicas e métodos usados para determinar a individualidade pessoal.
Identificação é o conjunto de propriedades particulares, tais como sinais e marcas, que individualizam uma pessoa, distinguindo-a das demais.
A identidade médico-legal é realizada por meio de técnicas antropológicas nas quais as papilas dérmicas são utilizadas, pois guardam configurações únicas que tornam possível a distinção entre as pessoas.
Vucetich dividiu os desenhos digitais em quatro tipos fundamentais: arco, presilha interna, presilha externa e verticilo.
A identificação policial ou judiciária destina-se ao estudo do perfil psicológico do criminoso, visando à verificação de possíveis atos delituosos cometidos ou a serem cometidos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...