Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente com trinta e cinco anos de idade, com índice de massa corporal (IMC) de 28 kg/m² e história de hipertensão arterial controlada, foi submetida à gastroplastia redutora há dois anos, encontrando-se no curso da vigésima sexta semana de gravidez de sua primeira gestação. Na avaliação da paciente, ainda foi constatado que todos os marcadores do primeiro trimestre estavam normais, assim como os exames sorológicos e hematológicos.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Caso essa paciente seja diagnosticada com diabetes gestacional, o término da gestação deverá ocorrer a partir da trigésima oitava semana de gestação.Os diagnósticos diferenciais de coma devem ser rapidamente reconhecidos para uma conduta adequada. Com base nessas informações, julgue os itens subsecutivos. O paciente com mutismo acinético possui lesão envolvendo caracteristicamente o lobo frontal.
No que se refere a exames complementares para a elaboração diagnóstica, julgue os itens seguintes. O rastreamento do câncer de pulmão em tabagistas deve ser feito com a realização anual de radiografia de tórax.
Com relação aos fármacos que atuam no sistema cardíaco e no sistema pulmonar, julgue os itens de 26 a 32. Entre os glicosídios obtidos da dedaleira, a digoxina é terapeuticamente a mais importante. Em função do seu efeito inotrópico positivo sobre o miocárdio deficiente e devido à sua eficácia no controle da resposta da frequência ventricular à fibrilação, a digoxina é benéfica no tratamento da insuficiência cardíaca. Seu mecanismo de ação consiste na inibição da bomba Na+/K+ e no efeito inotrópico positivo.
Acerca do estadiamento do câncer de pulmão, julgue os itens a seguir. A presença de nódulo em lobo diferente do lobo do tumor primário é um indicativo para a classificação da lesão como T4 quando do mesmo lado.
Psiquiatria forense é o ramo da medicina legal que trata de questões relacionadas ao funcionamento da mente e sua interface com a área jurídica. O estabelecimento do estado psíquico no momento do cometimento do delito e a capacidade de entendimento desse ato são dependentes das condições de sanidade psíquica e desenvolvimento mental, que também influenciam na forma de percepção e no relato do evento, com importância direta para o operador do direito, na tomada a termo e na análise dos depoimentos. A respeito de psiquiatria forense e dos múltiplos aspectos ligados a essa área, assinale a opção correta.
No que diz respeito à obstetrícia, julgue os próximos itens. A queda da resistência periférica do leito vascular durante a gestação deve-se à diminuição da produção de tromboxano A2.
Os diagnósticos diferenciais de coma devem ser rapidamente reconhecidos para uma conduta adequada. Com base nessas informações, julgue os itens subsecutivos. No exame neurológico, caso o paciente apresente postura de descerebração, pode-se depreender que ele está em coma.
Uma equipe do SAMU foi chamada para socorrer uma mulher com trinta anos de idade que havia sido encontrada desacordada em sua residência. No exame físico, a paciente apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 50 mmHg e frequência cardíaca de 120 bpm. O resultado da glicemia foi de 900 mg/dL.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
No caso em apreço, a principal hipótese diagnóstica é de cetoacidose diabética.Com relação aos fármacos que atuam no sistema cardíaco e no sistema pulmonar, julgue os itens de 26 a 32. O captopril, inibidor da enzima conversora de angiotensina, possui rápida absorção quando administrado por via oral e biodisponibilidade de cerca de 75%. Esse fármaco, apesar de ser muito útil no tratamento da hipertensão arterial e da disfunção sistólica ventricular esquerda, não possui efeitos significativos no tratamento do infarto agudo do miocárdio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...