Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No Brasil, o câncer de esôfago figura entre os dez mais incidentes (6.º entre os homens e 9.º entre as mulheres), segundo classificação do Ministério da Saúde e do INCA. Com relação a esse tipo de câncer, julgue os próximos itens.
Para a prevenção do câncer de esôfago, é importante adotar dieta rica em carnes vermelhas, consumir bebidas quentes e alimentos defumados.
Considere um homem, de 26 anos de idade, portador de distúrbio bipolar e em uso de carbonato de lítio, que refere polidipsia e diurese em 24 horas de 12 litros, com densidade urinária de 1.005. Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
Nesse paciente, o achado de osmolaridade plasmática levemente elevada e níveis séricos do sódio acima dos valores de referência para o método são compatíveis com o diagnóstico de diabetes insipidus.
Julgue os itens seguintes, relativos à etiopatogenia da acne vulgar.
O Propionibacterium acnes, principal bactéria envolvida nessa patogenia, atua por meio da hidrólise de triglicérides do sebo acumulado, liberando ácidos graxos irritantes para a parede folicular, levando à hiperqueratose dessa parede.
Com respeito à doença diverticular dos cólons, julgue os itens que se seguem.
Grandes massas flegmonosas e perfuração de cólon são contraindicações absolutas para a ressecção de divertículos por via videolaparoscópica.
A nefropatia por IGA é reconhecida como a lesão glomerular idiopática mais frequente em todo o mundo. A respeito dessa glomerulonefrite, julgue os itens de 123 a 127.
Cerca de um terço dos pacientes com essa nefropatia apresentam remissão clínica, entretanto o pior prognóstico está relacionado à presença de hipertensão arterial, a proteinúria persistente (maior que 1 g/dia) e a função renal anormal no momento do diagnóstico.
Considerando que várias afecções, benignas e malignas, que acometem os cólons, reto e ânus podem necessitar de tratamento cirúrgico, eletivo ou de emergência, julgue os itens de 89 a 92.
A proctocolectomia total restauradora com anastomose bolsa ileal-anal é o procedimento de escolha no tratamento de emergência do megacólon tóxico por retocolite ulcerativa.
Considerando o traumatismo torácico, julgue os próximos itens.
Cerca da metade dos pacientes com ferimento transfixante do mediastino, que chegam estáveis na emergência, tem necessidade de realização de toracotomia.
A despeito do controle da doença de Chagas no Brasil, a cardiopatia chagásica continua sendo um sério problema de saúde pública. Com referência a essa doença cardíaca, julgue os itens seguintes.
A insuficiência cardíaca na cardiopatia chagásica geralmente é biventricular, entretanto, na maioria dos casos, as manifestações de insuficiência ventricular esquerda predominam sobre aquelas decorrentes de falência do ventrículo direito.
As vasculites primárias são doenças idiopáticas com aspectos patológicos característicos, isquemia do membro ou do órgão ou inflamação do tecido. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. 65
As arterites de células gigantes e de Takayasu acometem vasos grandes, principalmente em mulheres, sendo o arco aórtico e troncos supra-aórticos os mais acometidos na arterite de Takayasu, sendo ambas responsivas ao tratamento com corticoides.
Considerando os elementos qualificadores das lesões corporais, assinale a opção correta.
A incapacidade habitual por mais de trinta dias deve ser considerada em relação às atividades profissionais e, no caso de criança, desempregado, estudante, aposentado e demais não-ocupados, ela deve ser desconsiderada.
Para determinar perigo à vida como qualificador agravante da lesão corporal, utiliza-se a presunção com base em prognóstico.
Debilidade permanente é a redução da capacidade funcional de membro, sentido ou função orgânica de que não seja possível ou previsível a cessação com o tempo.
A aceleração de parto é caracterizada como qualificadora de lesão corporal quando ocorre a morte do bebê logo após o nascimento.
Deformidade permanente considerada qualificadora de lesão corporal é aquela que causa repugnância ao observador, independentemente da ocasião em que se faça a correção terapêutica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...