Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com respeito à doença diverticular dos cólons, julgue os itens que se seguem.
Peridiverticulite seria o termo que mais bem descreveria o processo infeccioso resultante da perfuração de um divertículo cólico.
A nefropatia por IGA é reconhecida como a lesão glomerular idiopática mais frequente em todo o mundo. A respeito dessa glomerulonefrite, julgue os itens de 123 a 127.
A mais frequente forma de expressão dessa glomerulopatia é a síndrome nefrótica pura, com edema e proteinúria significativa (mais de 1 g/dia).
Um paciente de 65 anos de idade do gênero masculino compareceu ao serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa, porém mais proeminente em fossa ilíaca direita; apresentou dois episódios de vômitos e teve aferida temperatura axilar de 38,5 °C. Ao exame físico, foram encontrados tumor e sinal de descompressão dolorosa em fossa ilíaca direita. Enquanto aguardava para realizar exames de imagem, a dor piorou muito e se tornou difusa e foi constatada leucocitose em hemograma; um cirurgião indicou operação e realizou uma apendicectomia e lavagem da cavidade.
Com base nesse caso clínico, julgue os próximos itens.
As neoplasias mais comuns que acometem o apêndice são os tumores mucinosos e os carcinoides.
Considerando o traumatismo torácico, julgue os próximos itens.
A estabilização cirúrgica nos casos de fratura do esterno é indicada no momento do diagnóstico, sempre que houver desvio dos fragmentos ósseos.
A miocardiopatia periparto é uma afecção cardíaca que acomete as mulheres ao final do terceiro trimestre de gestação ou nos primeiros 6 meses após o parto. Considerando essa doença miocárdica, julgue os itens subsequentes.
Trabalhos recentes têm demonstrado que se trata de uma doença de caráter genético, autossômico recessivo.
Acerca da doença obstrutiva aorto ilíaca, julgue os próximos itens.
As lesões TASC C e D devem ser tratadas preferencialmente por via endovascular, sendo a cirurgia relegada como segunda escolha de tratamento.
Acerca da toxicologia forense, assinale a opção correta.
Na intoxicação por álcool metílico, o quadro de embriaguez normalmente não é tão acentuado quanto outros efeitos toxicológicos, tais como gastrenterite, ambliopia, edema cerebral e danos na retina.
Sendo de meia-vida longa, a cocaína é comumente detectada em até cinco dias na urina de usuários, por técnicas de imunoensaio e cromatografia gasosa.
Na análise toxicológica, o material cadavérico de eleição para detecção de envenenamento em pessoas submetidas a necropsia médico-legal é o sangue, e o local de coleta, o coração.
Aiauasca e epadu são denominações de plantas das quais se extraem substâncias entorpecentes geralmente usadas, respectivamente, com fins excitantes e alucinógenos.
A substância conhecida como tetraidrocanabinol, presente na planta da maconha, possui baixa lipofilidade.
A respeito das estruturas dos tecidos ósseo, muscular e cartilaginoso, julgue os itens subsequentes.
Em crianças, o periósteo é mais vascularizado e espesso do que em adultos.
A craniossinostose é uma deformidade pré-natal, resultado do fechamento prematuro das suturas cranianas. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
A craniossinostose é mais comum em homens e a craniossinostose sagital responde por 50% de todas as formas da anomalia.
Com referência ao prolapso genital e a sua correção cirúrgica, julgue os itens a seguir.
Em pacientes muito idosas, com complicações clínicas severas e sem vida sexual, a colpocleise constitui opção terapêutica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...