Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A isquemia crítica crônica do membro inferior (ICM) ocorre em torno de 15% a 20% dos pacientes que apresentam claudicação intermitente inicialmente. Com relação a esse quadro, julgue os itens a seguir.
Doença em vários níveis ou segmentos é geralmente necessária para o desenvolvimento da ICM.
A mulher não é considerada virgem, do ponto de vista médicolegal, quando
há esperma em sua cavidade anal.
foi vítima de lenocínio.
foi condenada por crime de rufianismo.
foi vítima de pedofilia.
estiver grávida, embora tenha o hímen íntegro.
A pancreatite crônica é uma doença que tem como característica elementar a fibrose progressiva e o decréscimo progressivo das funções exócrinas e endócrinas do pâncreas. A compreensão da fisiopatologia, o diagnóstico e o tratamento dessa moléstia estão alicerçados em conhecimentos de anatomia e fisiologia do pâncreas. Com relação a esses aspectos, julgue os itens a seguir.
A secreção pancreática exócrina é descarregada no duodeno pelo ducto pancreático, que normalmente se encontra com o colédoco hepático na ampola de Vater, que, por seu turno, é circundada pelo esfíncter de Oddi.
Um recém-nascido, com 1 dia de vida, foi admitido em hospital com mielomeningocele lombossacra não rota. Com relação a essa situação clínica e à anomalia em questão, julgue os itens a seguir.
A meningomielocele, nesse caso, deve-se a defeito na neurulação primária.
O traumatismo abdominal associa-se a importante mortalidade, morbidade e incapacidade para o trabalho, sendo uma das principais causas de morte na população com menos de 40 anos de idade. Acerca desse tipo de trauma, julgue os itens seguintes.
A lavagem peritoneal diagnóstica é um exame invasivo que não apresenta contraindicações e é indicado nas seguintes situações de traumatismo abdominal: pacientes com alterações no nível de consciência, por uso de drogas, e com modificações na sensibilidade abdominal por lesão de medula espinhal.
Com base na oncogênese e na genética aplicada à ginecologia, julgue os próximos itens.
A idade avançada é considerada o fator de risco isolado mais importante para o desenvolvimento de câncer.
A ultrassonografia endoscópica foi incorporada aos métodos diagnósticos de gastroenterologia na década de 80 do século XX. Desde então, esse exame vem sendo aplicado em diversas situações, tentando-se estabelecer as indicações precisas e a real contribuição para o diagnóstico de moléstias digestivas. No que se refere a essa técnica, julgue os itens subsequentes.
Em caso de câncer de esôfago, a ultrassonografia endoscópica possibilita avaliar a invasão da parede do esôfago e realizar a biópsia de linfonodos periesofagianos sob suspeita.
Considere um paciente com diagnóstico de microadenoma hipofisário produtor de GH, que há um mês foi submetido a uma adenectomia transesfenoidal, sem intercorrências. A respeito desse caso clínico e da acromegalia, julgue os próximos itens.

Os prurigos são dermatoses em que o prurido é o principal sintoma, e as pápulas, as lesões características. Com relação ao quadro clínico-histológico dos prurigos, julgue os itens seguintes.
No prurigo nodular de Hyde, as lesões são localizadas predominantemente nas superfícies de extensão dos antebraços e das pernas, geralmente poupando a face.
A respeito das neoplasias perianais e do canal anal, julgue os itens subsequentes.
A doença de Bowen anal é um adenocarcinoma intraepitelial, enquanto a doença de Paget extramamária do ânus é um carcinoma de células escamosas in situ.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...