Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 38 anos de idade, com diagnóstico prévio de cirrose hepática (secundária a hepatite B crônica), procurou assistência médica devido a importante redução no volume urinário. Após investigação inicial, constatou-se que a paciente apresentava a síndrome hepatorrenal.
Acerca dessa complicação da cirrose hepática, julgue os itens a seguir.
A complicação descrita pode apresentar alguma melhora se for inicialmente tratada por meio da infusão de albumina em combinação com vasopressina, ambas por via intravenosa.
Acerca das diversas afecções que podem acometer o sistema venoso, arterial e linfático, julgue os próximos itens.
A causa mais comum de oclusão arterial mesentérica aguda é a embolia da artéria mesentérica inferior.
Acerca de enfisema bolhoso e difuso e da cirurgia redutora do volume pulmonar, julgue os itens que se seguem.
A pneumoplastia está indicada quando forem constatados os seguintes valores (previstos para a idade) em exames complementares: FEV1 < 20%, pressão parcial de gás carbônico no sangue arterial (PaCO2) > 55 mmHg e difução do monóxido de carbono (DCO) < 25%.
Considerando que o eletrocardiograma (ECG) continua sendo uma ferramenta essencial para o cardiologista, julgue os próximos itens.
A onda U é a última deflexão do ECG, tem polaridade igual à da onda T que a precede e tem vários mecanismos etiofisiológicos, como, por exemplo, a repolarização tardia das fibras de Purkinje, os potenciais residuais tardios do septo interventricular e a atividade das células M, entre outros.
A isquemia crítica crônica do membro inferior (ICM) ocorre em torno de 15% a 20% dos pacientes que apresentam claudicação intermitente inicialmente. Com relação a esse quadro, julgue os itens a seguir.
Em geral se apresenta com baixa pressão sistólica do tornozelo menor que 40 mmHg e (ou) do dedo do pé menor que 30 mmHg, sendo o índice de amputação primária de aproximadamente 25%.A respeito da ação de projéteis de arma de fogo (PAFs) no corpo humano, assinale a opção correta.
A zona de escoriação observada nas feridas por PAF é provocada pelo movimento de rotação, consequente às ranhuras internas do cano da arma.
A orla de enxugo é causada pelo depósito de lubrificante e propelente incombusto, durante o atrito do PAF nas bordas das feridas de entrada e de saída.
A orla de tatuagem, consequente às sugilações emanadas pelo cano da arma, pode ser removida por lavagem da pele com água e sabão.
A câmara de mina observada em mesogástrio de vítima de PAF deve-se ao fato de a arma ter sido disparada com o cano justaposto à pele.
Não se observam externamente as orlas de tatuagem nas lesões por PAF provocadas por disparos com o cano da arma encostado na pele da vítima.
A pancreatite crônica é uma doença que tem como característica elementar a fibrose progressiva e o decréscimo progressivo das funções exócrinas e endócrinas do pâncreas. A compreensão da fisiopatologia, o diagnóstico e o tratamento dessa moléstia estão alicerçados em conhecimentos de anatomia e fisiologia do pâncreas. Com relação a esses aspectos, julgue os itens a seguir.
O pâncreas é uma glândula totalmente circundada pelo peritônio.
Um recém-nascido, com 1 dia de vida, foi admitido em hospital com mielomeningocele lombossacra não rota. Com relação a essa situação clínica e à anomalia em questão, julgue os itens a seguir.
A meningomielocele ocorre após a formação do tubo neural, como consequência de um defeito na disjunção do ectoderma e do neuroectoderma.
O traumatismo abdominal associa-se a importante mortalidade, morbidade e incapacidade para o trabalho, sendo uma das principais causas de morte na população com menos de 40 anos de idade. Acerca desse tipo de trauma, julgue os itens seguintes.
Morte por hemorragia intra-abdominal, choque hipovolêmico e sepse, além de rompimento de órgãos sólidos, por forças de cisalhamento oriundas de compressão desses órgãos e tração de vasos de grande calibre, são exemplos de complicações decorrentes de traumatismo abdominal fechado.
Julgue os itens a seguir, a respeito da videoendoscopia em ginecologia.
O soro fisiológico é um meio de distensão seguro nos procedimentos histeroscópicos que exigem eletricidade de radiofrequência de ressectoscópios monopolares tradicionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...