Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando um paciente de 52 anos de idade, portador de câncer gástrico, que se encontra no período intraoperatório de uma gastrectomia, julgue os itens a seguir.
Caso a operação de escolha nesse paciente seja uma gastrectomia subtotal, a artéria gastroepliploica direita deve ser preservada.
Uma paciente de 56 anos de idade, grande fumante 30 maços/ano, estava em avaliação pré-operatória para exerese de lesão de 3,5 cm espiculada em segmento anterior de lobo superior do pulmão direito. A tomografia de tórax mostrou linfonodos paratraqueais à direita, com diâmetro de 0,5 cm. Região subcarinal sem alterações. Espirometria mostrou VEF1 de 1,8 litros.
A respeito desse quadro clínico, julgue os itens seguintes.
A lobectomia pode ser realizada com base apenas na VEF1.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto ao tumor parotídeo de Warthin, julgue os próximos itens.
É bilateral em 10% dos casos, sendo a multifocalidade um achado frequente; é caracteristicamente assintomático, ocorrendo, geralmente, em homens caucasianos e, raramente, em indivíduos da raça negra.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um caso clínico hipotético relativo às doenças do recém-nascido e do lactente, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente de 4 meses de vida apresenta quadro de cianose desde o nascimento e com piora progressiva. Apresenta taquipneia e piora da cianose durante o choro, levando à palidez, e algumas vezes apresenta síncope (crises de hipóxia). O raio X de tórax mostra o coração em formato de tamanco holandês, em consequência da estenose pulmonar infundibular com hipertrofia ventricular direita; o ECG mostra desvio do eixo para a direita por hipertrofia ventricular direita, e o ecocardiograma descreve a cardiopatia como uma tetralogia de Fallot. Nesse caso, a presença de estenose pulmonar, comunicação interventricular perimembranosa subaórtica, cavalgamento da aorta e hipertrofia ventricular direita confirmam tal diagnóstico.
Com relação ao tratamento endoscópico das patologias do trato urinário superior, julgue os próximos itens.
A aplicação de BCG após o tratamento endoscópico dos carcinomas de células transicionais (CTT) do trato urinário superior, que se tem mostrado tão efetiva quanto nos casos de CTT vesical, pode ser feita por cateteres de nefrostomia percutânea ou por instilação vesical associada ao duplo J.
No que diz respeito ao tratamento de águas residuárias, julgue os itens que se seguem.
Águas residuais ou residuárias são todas as águas descartadas após serem utilizadas em diversos processos.
Um paciente de 75 anos de idade buscou atendimento médico, informando que, há 10 dias, apresenta cerca de 9-10 evacuações diárias de fezes líquidas, com sangue e muco, e tenesmo, quadro ao qual, há 2 dias, associaram-se febre (temperatura axilar de 39,0 ºC), dor abdominal difusa, sonolência, desidratação associada a perda de peso corporal de 15% em relação ao peso corpóreo antes do episódio diarreico.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens de 69 a 75.
É recomendado ao paciente em apreço o uso empírico de ciprofloxacino.
Considerando os testes sorológicos e complementares para a triagem de doenças transmissíveis por transfusão, julgue os itens subsequentes.
A triagem laboratorial para malária é obrigatória em todo o território nacional.
O correto uso dos antibióticos é fundamental para a prática médica. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A associação sulfametoxazol + trimetropim diminui o nível sérico da varfarina.
Um paciente de 25 anos de idade, do sexo masculino, apresenta queixa de azia, queimação epigástrica e dor retroesternal ocasional há 3 meses, evoluindo recentemente com piora da intensidade e da frequência. Há 2 dias, após copiosa ingesta alimentar noturna, iniciou sintomas de disfagia e sensação de parada do bolo alimentar em região epigástrica.
Quanto à situação clínica hipotética descrita acima, julgue os itens que se seguem.
As três principais causas de disfagia que podem ser diagnosticadas pela manometria esofágica são a acalasia, a esclerodermia (peristalse esofágica ineficaz) e o espasmo esofágico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...