Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um doador de 45 anos de idade passou a apresentar, de forma súbita, nos momentos finais do procedimento de doação sanguínea, intensa dor retroesternal em aperto com irradiação para o ombro e o membro superior esquerdos e para a face lateral esquerda do pescoço, associada a náuseas e a um episódio de vômito e sudorese fria profusa. A triagem clínica prévia evidenciou que o doador era assintomático, sedentário, tinha hábito tabágico e sobrepeso. Antes do procedimento de doação, sua pressão arterial era de 135 mmHg × 85 mmHg e a frequência cardíaca de 85 bpm. O procedimento de doação foi imediatamente suspenso e o exame clínico realizado nesse momento mostrou: paciente muito ansioso, com fáscies de dor, sudorético, pressão arterial = 145 mmHg × 95 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm, ritmo cardíaco regular e taquicárdico em 3 tempos, às custas de quarta bulha, sem sopros, pulsos periféricos palpáveis e simétricos. Pulmões limpos, sem ruídos adventícios. Abdome livre com ruídos hidroaéreos presentes. Como a dor torácica persistiu por 20 minutos apesar da suspensão do procedimento de doação, do repouso e do uso de um comprimido sublingual de nitrato, o doador foi encaminhado à sala de emergência, onde foi realizado eletrocardiograma que mostrou: taquicardia sinusal, presença de onda Q profunda e alargada, supradesnivelamento do segmento ST com concavidade para baixo (de 4 mm) e ondas T opostas à maior deflexão do QRS nas derivações D2, D3 e aVF. Foi colhido material para exames laboratoriais para avaliação.
Considerando essas informações, julgue os itens de 96 a 103.
As alterações eletrocardiográficas descritas são compatíveis com acometimento da parede inferior do coração.
Acerca da região abdominal, julgue os itens que se seguem.
Pela técnica de Juarez Avelar, a exteriorização do umbigo é feita por meio de incisão cutânea vertical.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação às técnicas cirúrgicas de Caldwell-Luc e de Linch, julgue os itens seguintes.
A cirurgia de Caldwell-Luc é o acesso ao seio maxilar, via fossa canina, por meio de uma incisão na mucosa do sulco gengivolabial.
Um paciente de 58 anos de idade, sem quaisquer sintomas, procurou atendimento médico ambulatorial com vistas à realização de checkup. Informou ser tabagista há 25 anos e que sua mãe e seu pai faleceram de ataque cardíaco, ambos aos 75 anos de idade. Relatou também sedentarismo. O exame clínico mostrou: paciente consciente, orientado, eupneico, pressão arterial de 95 mmHg × 80 mmHg, frequência cardíaca de 75 bpm, índice de massa corporal igual a 28 kg/m2. Exame do aparelho respiratório e do abdome sem anormalidades. Extremidades com discretas varizes em membros inferiores. O exame cardiovascular evidenciou precórdio calmo, ictus cordis visível e palpável no 5.º espaço intercostal esquerdo e na linha hemiclavicular esquerda, com 2,5 cm de extensão, com impulsividade aumentada (cupuliforme), presença de frêmito sistólico +3/+4 em foco aórtico irradiado para fúrcula esternal e ao longo do trajeto das artérias carótidas. Auscultou-se ritmo cardíaco regular em três tempos à custa de quarta bulha, segunda bulha única em foco aórtico (apenas componente P2), presença de clique sistólico sucedido por sopro sistólico ejetivo, grau IV de Levine, mais bem audível em foco aórtico e irradiado para a base do pescoço e para as artérias carótidas, que reduz de intensidade após a realização da manobra de preensão manual (hand grip), pulso carotídeo tem amplitude reduzida e enchimento com duração lentificada, ausência de turgência jugular a 45º. O eletrocardiograma mostrou ritmo sinusal, com frequência ventricular média de 70 spm, eixo do QRS a -35º, sobrecarga atrial esquerda, onda S em V1 com 35 mm de amplitude, infradesnivelamento do segmento ST com onda T negativa (padrão strain) em derivações V5 e V6.
Considerando os dados clínico-laboratoriais apresentados acima, julgue os itens subsequentes.
Com base nos critérios propostos por Romhilt-Estes, os achados eletrocardiográficos apresentados permitem o diagnóstico de definida sobrecarga ventricular esquerda.Considerando que o processo de lesão celular envolve mecanismos fisiopatogenéticos distintos, com características morfológicas e moleculares próprias, relacionadas aos mecanismos de agressão e defesa celular, e que tal processo pode provocar o surgimento de doenças diversas, julgue os itens a seguir.
A necrose é a morte celular causada por agente exógeno, enquanto a apoptose está programada geneticamente na célula.
Com relação às patologias urológicas que podem acometer o sexo feminino, julgue os itens que se seguem.
As neoplasias de colo uterino, vaginais e endometriais são as mais comumente associadas a fístulas vesicovaginais (FVV), e aquelas decorrentes de radioterapia podem se manifestar décadas depois de o tratamento ter sido feito.

A respeito da temática qualidade da água abordada no texto, julgue os itens a seguir.
A determinação do oxigênio dissolvido é fundamental para a detecção de impactos ambientais como eutrofização e poluição por matéria orgânica.
Há alguns anos, a frequência dos casos de dengue no Brasil vem apresentando aumentos periódicos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A dengue é uma doença febril aguda, cuja transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti; e seu período de incubação varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A imunidade homóloga é permanente para um mesmo sorotipo, mas a heteróloga existe apenas temporariamente.
Acerca de legislação acidentária, previdência social e de questões pertinentes à segurança do trabalho, julgue os itens de que se seguem. A observância das NRs desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários de estados ou municípios, ou sejam, oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho.
Uma mulher com 40 anos de idade foi internada com quadro de pancreatite aguda. Não tinha história prévia de etilismo. No exame físico: ictérica +/4+, pressão arterial de 80 mmHg × 50 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm e saturação de oxigênio = 89% (ar ambiente); o abdome estava tenso, doloroso e com descompressão brusca dolorosa, ruídos hidraéreos reduzidos. Nos exames laboratoriais, observa-se elevação da amilase e lípase, além de aumento das bilirrubinas, à custa de bilirrubina direta e ALT 180 IU/L, ultrassonografia de abdome mostrando cálculos biliares. Foi solicitada CT de abdome.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.
O achado de necrose pancreática (maior que 30% do órgão) durante a CT de abdome é importante marcador de mau prognóstico para morbimortalidade nessa paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...