Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao término da doação de sangue, ao se levantar do leito, uma mulher de 24 anos de idade, previamente assintomática e sem história de cardiopatia prévia, queixou-se de tonturas e fraqueza e apresentou palidez cutânea, perda súbita da consciência e do tono postural. Sua pressão arterial era de 80 mmHg × 50 mmHg e a frequência cardíaca, de 50 bpm.
Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Em uma manifestação clínica como a descrita podem ser observadas as seguintes arritmias cardíacas: bradicardia sinusal, ritmos juncionais e níveis variados de bloqueio atrioventricular.
Acerca das mamoplastias de aumento, julgue os itens que se seguem.
Considere que uma paciente no terceiro mês de pós-operatório, após colocação de implante mamário subglandular, tenha apresentado contratura capsular de Baker 3. Nesse caso, indica-se a realização de capsuloctomia.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos tumores benignos que ocorrem na cavidade nasal, julgue os seguintes itens.
A maioria dos papilomas invertidos surge da parede lateral da cavidade nasal, sendo comum um envolvimento secundário dos seios maxilar e etmoidal.
Acerca das doenças que acometem o esôfago, julgue os itens a seguir. Dilatação do corpo do esôfago, perda da peristalse esofágica e extremidade distal do esôfago com afunilamento uniforme em bico são exemplos de alterações radiológicas observadas em esofagramas baritados de paciente com diagnóstico de acalasia de esôfago.
Considerando o aspecto macroscópico das doenças intestinais, julgue os itens a seguir.
Os pólipos hiperplásicos em geral são pequenos e múltiplos e ocorrem frequentemente no retossigmoide.
Um paciente de 58 anos de idade, sem quaisquer sintomas, procurou atendimento médico ambulatorial com vistas à realização de checkup. Informou ser tabagista há 25 anos e que sua mãe e seu pai faleceram de ataque cardíaco, ambos aos 75 anos de idade. Relatou também sedentarismo. O exame clínico mostrou: paciente consciente, orientado, eupneico, pressão arterial de 95 mmHg × 80 mmHg, frequência cardíaca de 75 bpm, índice de massa corporal igual a 28 kg/m2. Exame do aparelho respiratório e do abdome sem anormalidades. Extremidades com discretas varizes em membros inferiores. O exame cardiovascular evidenciou precórdio calmo, ictus cordis visível e palpável no 5.º espaço intercostal esquerdo e na linha hemiclavicular esquerda, com 2,5 cm de extensão, com impulsividade aumentada (cupuliforme), presença de frêmito sistólico +3/+4 em foco aórtico irradiado para fúrcula esternal e ao longo do trajeto das artérias carótidas. Auscultou-se ritmo cardíaco regular em três tempos à custa de quarta bulha, segunda bulha única em foco aórtico (apenas componente P2), presença de clique sistólico sucedido por sopro sistólico ejetivo, grau IV de Levine, mais bem audível em foco aórtico e irradiado para a base do pescoço e para as artérias carótidas, que reduz de intensidade após a realização da manobra de preensão manual (hand grip), pulso carotídeo tem amplitude reduzida e enchimento com duração lentificada, ausência de turgência jugular a 45º. O eletrocardiograma mostrou ritmo sinusal, com frequência ventricular média de 70 spm, eixo do QRS a -35º, sobrecarga atrial esquerda, onda S em V1 com 35 mm de amplitude, infradesnivelamento do segmento ST com onda T negativa (padrão strain) em derivações V5 e V6.
Considerando os dados clínico-laboratoriais apresentados acima, julgue os itens de 11 a 16.
A principal hipótese diagnóstica é de dupla lesão aórtica com predomínio de estenose aórtica.
Com relação ao tema abordado no texto acima, um grande problema enfrentado pela sociedade brasileira, julgue os itens a seguir.
As atividades antivetoriais têm três componentes institucionais: vigilância sanitária de borracharias, cemitérios, depósitos de ferro velho, terrenos baldios; inspeção predial e eliminação ou tratamento de reservatórios potenciais ou atuais de larvas de mosquito e aplicação de inseticida em locais com transmissão ativa da doença; e o componente relativo à informação, educação e comunicação sobre a doença e seus meios de prevenção.
Segundo a ANVISA, as boas práticas de laboratório constituem sistema de qualidade relativo ao processo organizacional e às condições sob as quais estudos não-clínicos são planejados, realizados, monitorados, registrados, arquivados e relatados. Esse sistema de qualidade pode ser aplicado a todos os laboratórios clínicos, que trabalham com espécimes biológicos. Com relação a condutas de boas práticas de laboratório, julgue os itens de 115 a 120.
Os frascos contendo soluções ou reagentes devem ser rotulados com o nome do produto e do responsável pela solução, a data de aquisição ou preparação e a validade.

Com relação a essa situação clínica, julgue os itens subsequentes.
O agente etiológico mais comum nesse tipo de afecção pulmonar é o pneumococo (Streptococcus pneumoniae).
A respeito de LER/DORT, julgue os próximos itens. Estatisticamente, é comprovado que trabalhadores jovens e do sexo masculino são mais acometidos por doenças tipificadas como LER/DORT.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...